Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2017 - 08:06

Tecnologia da Informação e a logística: um caminho sem volta

É público e notório que ocorreram nos últimos anos, especificamente nas duas últimas décadas, uma série de mudanças significativas no que tange a forma de operacionalizar e gerir a Logística e o SCM (Supply Chain Management). Estas mudanças causaram e/ou causam impactos na forma de atuar nestas atividades, trazendo assim, possibilidades e limites nos fluxos dos processos administrativo-operacionais. O intuito é sempre a busca pela eficiência e a consequente redução nos custos logísticos, que na maioria das vezes, representam algo em torno de 15% dos custos operacionais das organizações.

Desde a época das guerras, nos séculos passados, os líderes militares já faziam uso das atividades da logística de distribuição, transporte e armazenagem, uma vez que as batalhas eram longas e para suportar tamanho desgaste das tropas, era necessário um planejamento estratégico que contemplasse a garantia de recursos e suprimentos aos combatentes, desde o seu quartel general até o campo de batalha, da forma mais eficiente possível, já que tempo era um fator preponderante naquelas ocasiões.

Saindo um pouco do campo das batalhas militares e trazendo tal contexto para o campo organizacional, pode-se dizer que a batalha, todavia segue, mas agora sem a perda de vidas civis ou militares. As perdas agora, são financeiras.

Após a década de 80 do século passado, o evento “globalização” impôs novos e incomensuráveis desafios às empresas, estes com o intuito de melhorar a qualidade nos produtos e serviços oferecidos, reduzir os custos, diminuir os prazos de entregas, garantir a satisfação e a manutenção dos clientes, etc.

O cenário tecnológico atual, mudou muito a relação entre produtor x consumidor. Dentre estas mudanças, o fato de muitas de nossas necessidades e desejos estarem apenas a um clique de distância. Neste contexto a informatização dos processos é fundamental para manter a empresa competitiva. Em paralelo a este avanço tecnológico, a logística precisa desenvolver e oferecer ao mercado um conjunto de ferramentas e processos, justamente para atender o anseio do cliente na hora que ele precisa, na quantidade e condição adequada e ao menor custo possível.

Muito se fala em informatização, em mudanças de processos, quebras de paradigmas e o frequente avanço tecnológico, porém adivinhar ou tentar presumir quais serão as modernidades que surgirão no decorrer dos próximos anos é uma tarefa um tanto quanto difícil. Diariamente surgem novas ideias revolucionárias que de uma forma ou outra, mudam drasticamente nosso dia a dia e de diversos segmentos, seja da indústria, comércio ou prestação de serviços, que acabam tendo que alterar seus modus operandi para atender da melhor forma possível seus consumidores. Assim, fica evidente que a Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, tem participação significativa nestas mudanças ao longo do tempo.

Mas afinal, onde a logística faz parte deste contexto? Simples, assim! Quantas vezes compramos um produto/serviço através da internet e o prazo de entrega foi fator decisivo? Ou até mesmo, a frustração de ver seu produto desejado, sem entrega na sua região? Se você já passou por uma dessas situações, então a logística interferiu diretamente na sua decisão de compra.

As modernas e novas ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado, têm de sobremaneira contribuído para aproximar o consumidor ao produtor, cabendo a logística o papel de ser o diferencial competitivo entre as empresas. Afinal, em meio a tanta modernização e a comoditização dos produtos e serviços, as estratégias de logística de distribuição, transporte e armazenagem estão sendo o ponto de decisão para o processo de compra para o cliente/mercado.

Os avanços tecnológicos aplicados à logística, têm como intuito, reduzir custos de operação e dar maior eficiência produtiva, automatizam e agilizam os processos logísticos, como exemplo: a identificação por rádio frequência (RFID), sistema de apoio a decisão (SAD), sistemas de inteligência de negócios (BI), sistema de gestão de armazém (WMS), sistema de gerenciamento de transportes (TMS), rastreamento de veículos (GPS), entre outros. Estas ferramentas usadas de forma sincronizadas e interligadas com os sistemas dos clientes, através da utilização de transferência eletrônica de dados (EDI), tornam o processo muito mais seguro, rápido e acabam reduzindo o custo da operação, além de satisfazer de forma inquestionável as necessidades dos clientes.

A mudança na forma de entregar tecnologia hoje, vai com certeza transformar o amanhã, através de ferramentas de gestão e profissionais preparados para usá-las. O desafio de gerenciar a cadeia de suprimentos e fazer gestão de logística no Brasil é enorme, pois possuímos dimensões continentais, soma-se a isso as condições precárias e a falta de estrutura em todos os modais, o que de certa forma impacta na performance do gerenciamento logístico.

Sabe-se que o avanço tecnológico e a continuidade do progresso são caminhos naturais e brilhantes soluções para os problemas vivenciados, ou seja, não restam dúvidas de que investir em inovações tecnológicas, traz excelentes resultados, acrescenta-se a isso, redução de custos, assim temos a razão da sua expansão do mundo empresarial. Pense nisso, inovar para servir melhor.

. Por: Marcelo Leite Medeiros, consultor de Implantação de Sistemas/Logística da Benner Sistemas| Grupo Benner — Presente no mercado de software de gestão empresarial no Brasil desde 1997, o Grupo Benner oferece soluções em software, serviços e BPO (Gestão de Processos Administrativos) que beneficiam a gestão corporativa dos seus clientes e proporcionam resultados efetivos aos seus negócios.

Posicionada entre os cinco principais players nacionais, a empresa foi pioneira em criar soluções especialistas nas verticais em que atua: Logística & Supply Chain, Turismo e toda a cadeia de Saúde – Operadoras e Hospitalar - com foco em tecnologia, gestão de sinistro, terceirização (processos e centrais de relacionamento) e serviço de orientação médica (nurse call).

O Grupo oferece também ERP para os segmentos de Comércio e Serviços, além de soluções para as áreas Jurídica, Recursos Humanos e Gestão de Viagens. Todas comercializadas tanto no modelo tradicional, como em CloudComputing e SaaS.

A empresa preza pela qualidade no atendimento próximo e personalizado, 100% baseado em SLA (níveis de serviço). Além disso, mantém constante inovação tecnológica nos seus produtos e serviços visando sempre atender às necessidades dos seus clientes.

Atualmente, são mais de 1.200 colaboradores que atuam nos dois centros de desenvolvimento de tecnologia e em escritórios localizados em São Paulo, Alphaville, Blumenau, Curitiba, Maringá e Rio de Janeiro, além de canais de venda nos principais polos econômicos nacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira