Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2017 - 08:06

Vestimentas de uso único podem minimizar contaminação em ambientes controlados

Quando pensamos em produção em salas limpas (cleanrooms), o desafio está em proteger o produto e o processo da contaminação humana e, ao mesmo tempo, os trabalhadores devem estar resguardados de potenciais ameaças. Este trabalho multitarefa pode se tornar mais fácil com a utilização de vestimentas de uso único, que têm características previsíveis e seguras de proteção e não sofrem alterações em suas propriedades por causa de lavagens, garantindo qualidade, flexibilidade e controle de custos.

Atualmente, são utilizados dois tipos de vestimentas em salas limpas: as reutilizáveis, geralmente feitas a partir de tecidos de poliéster, e as de uso único, tipicamente não tecidos. Como o nome diz, as reutilizáveis podem ser usadas em múltiplos ciclos; no entanto, é importante atribuir critérios para determinar o fim de vida destes produtos e implementar um rigoroso sistema de controle da cadeia, uma vez que pode haver alterações no desempenho das peças com o tempo, uso, lavagem e esterilização.

Um dos métodos mais utilizados para se esterilizar uma vestimenta de sala limpa é expô-la à radiação gama, o que danifica o polímero que compõe o produto. E este efeito é cumulativo, ou seja, toda vez que uma vestimenta é esterilizada desta forma, a matriz dos polímeros é alterada – o que pode comprometer o desempenho da vestimenta de proteção. Enquanto isso, no caso das vestimentas de uso único, é sempre possível prever a eficácia e consistência da barreira de tecido contra partículas e bactérias em ambientes controlados.

Essas incertezas quanto à qualidade da vestimenta também podem expor trabalhadores a partículas e a líquidos perigosos. Outro aspecto a ser considerado é o design do vestuário, que deve levar em conta a cobertura total ou parcial do corpo, dependendo da avaliação do perigo. Para garantir uma barreira eficaz a essas ameaças, o portfólio da DuPont é composto por uma variedade de vestimentas e acessórios para revestir o trabalhador, com a garantia de minimização da contaminação cruzada, uma vez que seu processamento, incluindo a embalagem, é realizado em uma instalação própria certificada de acordo com normas internacionais, com salas limpas exclusivas para o processo e que só lida com novos produtos.

Feito com DuPont™ Tyvek®, um não tecido composto de 100% polietileno de alta densidade com infinitas possibilidades de aplicação, o Tyvek® IsoClean® foi desenhado especialmente para atender aplicações com alto padrão de controle de contaminação microbiológica e por partículas, como as indústrias farmacêutica, biotecnologia, laboratorial e de equipamentos médicos. Graças à sua estrutura exclusiva de fibras fortes e contínuas de polietileno de alta densidade, o Tyvek® atua como uma barreira contra partículas e bactérias, além de repelir líquidos e aerossóis. O material também tem como vantagem a sua alta resistência à abrasão, durabilidade e respirabilidade, que traz maior conforto ao usuário.

Com mais de 20 anos de aplicação em salas limpas, as vestimentas para ambientes controlados da DuPont, projetadas para uso único, são feitas de acordo com os mais altos padrões de qualidade, e sua barreira e resistência são consistentes e previsíveis, pois não estão sujeitas a múltiplos ciclos de uso ou esterilização. Além disso, o portfólio de vestuário de uso único DuPont permite ao cliente adquirir apenas as quantidades que planeja usar, o que oferece flexibilidade à medida que suas necessidades mudam. Por fim, os equipamentos de uso único ajudam a eliminar as incertezas orçamentárias associadas ao reparo da vestimenta, danos e perdas, otimizando a gestão de despesas dos usuários. Portanto, Tyvek® IsoClean® é uma solução completa para os requisitos mais rígidos de salas limpas e garante a proteção total do processo, produto e do usuário.

. Por: Jennifer Galvin, líder de pesquisas da unidade de tecnologias de proteção da DuPont (DuPont Protection Technologies), localizada em Richmond, Virginia. A Dra. Jennifer é graduada em Ciências, com ênfase em Química, pela Universidade Harvey Mudd, e tem Doutorado em Química Orgânica Física pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Ela iniciou sua carreira na DuPont em 1996 e, desde então, assumiu diversas atribuições em pesquisa, administração de produtos e desenvolvimento de aplicações. Estas atribuições estão ligadas principalmente aos negócios de não tecidos Sontara® e Tyvek®. Ela é responsável por duas patentes nos Estados Unidos relacionadas a aplicações em produto final de não tecidos em filtração e substratos de telhados.

A atividade atual da cientista consiste em desenvolver aplicações para vestimentas de proteção utilizadas em Salas Limpas e ambientes controlados. Para isso, é necessário entender as necessidades dos usuários ao redor do mundo e fabricar vestimentas que as atendam. As demais áreas de responsabilidade incluem o desenvolvimento de novos equipamentos de proteção para salas limpas, pesquisas sobre a funcionalidade de vestimentas e polímeros e treinamentos. A Dra. Jennifer participa ativamente de diversos institutos de ciências ambientais e grupos de trabalho ligados à tecnologia que criam as práticas recomendadas para operação em salas limpas. | Perfil—A DuPont —Desde 1802, a DuPont traz ao mundo o melhor da Ciência em forma de produtos, materiais e serviços inovadores. A companhia acredita que por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes de opinião é possível encontrar soluções para os desafios globais, provendo alimentos saudáveis e suficientes para a população mundial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e protegendo a vida e o meio ambiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira