Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2017 - 07:24

Brasileiros estão mais otimistas em relação à economia do país, aponta pesquisa nacional da Fecomércio RJ

Após as dificuldades enfrentadas em 2016, a perspectiva é de que está mais próxima a solução dos problemas da economia do país e, principalmente, das finanças pessoais. Em geral, a expectativa entre os brasileiros está mais positiva, quando comparada ao levantamento anterior. Entre os indicadores econômicos analisado estão inflação, desemprego, renda pessoal e aquisição de bens de maior valor.

Diante da queda dos juros, inflação caminhando para a meta e expectativas de crescimento para 2017, um em cada três brasileiros (33%) afirmam acreditar que as condições da economia brasileira apresentarão melhora nos próximos seis meses. Em relação ao ano anterior, houve um avanço de 13 pontos percentuais (na ocasião, 1 em cada 5 brasileiros se mostrava otimista). Na outra ponta, 29% disseram que vai piorar, ou seja, recuo de novo pontos percentuais ante o ano anterior.

Questionados sobre o futuro da inflação, 27% dos brasileiros disseram acreditar que ficará sob controle ao longo de 2017, contra 17% apurados em relação a 2016. Por outro lado, caiu de 48% para 37% aqueles que acreditam que a inflação aumentará durante o ano.

O item desemprego, por sua vez, também teve performance mais positiva ante a pesquisa anterior: 33% dos brasileiros informaram que acreditam na melhoria das condições de emprego, contra 21% no ano anterior — alta de 12 pontos percentuais). No ano anterior, 47% informavam que iria piorar, contra 38% no levantamento atual.

Já a parcela de brasileiros que se mostrou mais confiante na melhora da renda pessoal chega a 35%, cenário mais positivo quando observado o levantamento anterior (26%). Os menos otimistas passaram de 28% para 25%, de um ano para o outro.

Aquisição de bens — Um em cada quatro brasileiros (26%) prevê cenário mais otimista quando o assunto é aquisição de bens de maior valor, aumento de oito pontos percentuais ante o ano anterior. Entre os mais pessimistas passaram de 39% para 38% na pesquisa atual. Quanto às incertezas em relação à crise econômica para os próximos seis meses, 30% dos brasileiros informaram que a conjuntura tende a melhorar, 35% afirmaram que se manterá como está e 34% disseram que haverá piora no cenário.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 1 e 13 de novembro, contou com a opinião de 1.200 consumidores acima de 16 anos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Recife e em mais 64 cidades brasileiras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira