Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2017 - 09:14

Alteração em Conteúdo Local transfere empregos para outros países, diz Abnee

São Paulo — A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica(Abnee), como representante do setor eletroeletrônico fornecedor do segmento de petróleo e gás, repudia a decisão do Governo de reduzir os índices de Conteúdo Local, o que causará impactos à capacidade produtiva e de geração de empregos no País.

Ao lado de 14 entidades que representam cerca de 200 mil empresas e milhões de trabalhadores, a Abinee integra o Movimento Produz Brasil que foi criado com o objetivo de atuar na retomada do crescimento econômico e na recuperação da atividade industrial.

Os representantes da indústria reivindicam que os índices de Conteúdo Local segreguem bens de serviços e que sejam condizentes com a capacidade produtiva do País, que já acumulou experiência e tecnologia suficientes para atender o mercado de petróleo dentro dos padrões internacionais.

A indústria brasileira apoia a racionalização do Conteúdo Local, mas não aceita que ela seja descaracterizada com índices globais e extremamente baixos, legando à sociedade brasileira apenas serviços de baixo valor agregado. Políticas públicas não podem ser boas apenas para um grupo de meia dúzia de empresas petrolíferas e prejudicar todo o País.

A grave situação por que passa a Petrobras, e por extensão o setor de petróleo e gás como um todo, não originou-se na política de Conteúdo Local. A razão é de conhecimento público e alvo de investigações veiculadas dia após dia nos meios de comunicação.

Dessa forma, o que está sendo proposto pelo Governo pode alijar muitos fabricantes instalados no País desse mercado. No caso do setor eletroeletrônico, ficará comprometida toda a área de Automação, Equipamentos Industriais, GTD (Geração, Transmissão e Distribuição) e Telecomunicações, onde está a tecnologia dos projetos.

Nesse momento de crise, ao invés de apoiar a sua indústria como um fator essencial para a retomada do desenvolvimento, o País opta pelo caminho inverso. O resultado disso será a corrosão de cadeias produtivas e, o que é pior, a transferência de empregos para outros países. Quem paga é o Brasil!

Abinee — Fundada em setembro de 1963, a Abinee é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa a indústria elétrica e eletrônica, congregando cerca de 500 empresas nacionais e estrangeiras, que empregam aproximadamente 235 mil pessoas. Fazem parte do quadro de associadas fabricantes das áreas de Automação Industrial; Componentes Elétricos e Eletrônicos; Dispositivos Móveis de Comunicação; Equipamentos Industriais; Equipamentos para Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica; Informática; Material Elétrico de Instalação e Telecomunicações. Com sede em São Paulo, a entidade tem sua atuação garantida em nível nacional através de diretorias e escritórios em Minas Gerais, Nordeste, Paraná, Rio Grande do Sul e Brasília.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira