Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2017 - 09:14

Jovens do Rio de Janeiro recebem qualificação profissional do setor privado

MAN, PSA e DHL qualificam 400 jovens para o mercado de trabalho.

Em período de alto índice de desemprego, qualificar jovens para o mercado de trabalho é uma atitude fundamental para torná-los competitivos e criar novas oportunidades para esta população. É o caso da MAN, PSA e DHL, companhias com forte atuação no segmento automotivo e de logística. Juntas, já qualificaram cerca de 400 jovens para o mundo do trabalho. Essas empresas oferecem cursos por meio de uma parceria com a Fundação Iochpe e o Formare, programa de qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, a previsão é de que outros 60 jovens saiam dessas empresas preparados e qualificados.

“Temos uma longa parceria com essas companhias no Rio de Janeiro. Elas entendem muito bem a verdadeira importância e significado desse programa, que traz benefícios para a empresa, seus colaboradores e os jovens da comunidade. Em pesquisa realizada internamente pela MAN 94% de seus egressos Formare estão trabalhando, a grande maioria em empresas no Rio de Janeiro. É muito bom verificar que a formação oferecida está adequada às demandas do mercado de trabalho da região, e que os jovens vêm encontrando boas oportunidades de iniciarem suas vidas profissionais”, diz Beth Callia, coordenadora do Formare.

Outro número revelado pela pesquisa foi de que 90% deles concluíram uma graduação em nível superior. “O Formare tem uma base curricular muito bem estruturada, reforça desde aprendizados básicos de português e matemática, como capacidades mais complexas, como avaliar e propor soluções para problemas concretos de vida e trabalho. Os cursos Formare contribuem para que os jovens enfrentem o vestibular melhor preparados”, complementa Beth Callia.

Para Tiago Tristão, engenheiro de produção da MAN e ex-aluno Formare, o curso representou a mudança na forma de enxergar as coisas “Eu não conseguia ver que era capaz de ser mais. Em 2006 me inscrevi no processo seletivo do Formare. Eu tinha pouca ambição, meu objetivo era conquistar um trabalho como operador e ajudar com os compromissos financeiros de casa. Depois que concluí o curso, vi que podia ir mais longe. Além do emprego conquistado, ainda consegui cursar Engenharia em universidade pública. Tudo isso só foi possível graças ao Formare”, revela.

De acordo com Fernanda Nery, analista de Recursos Humanos da MAN, participar da iniciativa como educadora foi uma experiência maravilhosa. “Cada aula é uma aventura a turma sempre me surpreende, me emociona ou me provoca. Toda aula é uma vitória pra mim, pois nunca me sinto preparada o suficiente. Quando a aula termina é sempre um misto de alívio, superação e gratidão”, diz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira