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04/03/2017 - 09:21

Porque mudei o nome da minha startup e como isso nos impactou positivamente

Em meados de julho de 2013, estávamos meu sócio Diego Ramos e eu virando noites e trabalhando sem parar, para colocar o Jurídico Correspondentes (nossa startup) para funcionar. O nosso objetivo era, até então, apenas ter uma startup. Não sabíamos muito sobre o mercado jurídico. Para ser mais exato, sabíamos menos ainda sobre a correspondência jurídica (prática entre advogados, bacharéis e estagiários em Direito que realizam serviços para escritórios de advocacia ou empresas que se localizam em outras cidades ou estados). O tamanho do mercado nos chamava a atenção: quase 1 milhão de advogados no Brasil e mais de 100 milhões de processos em tramitação no judiciário.

De lá pra cá muita coisa aconteceu. Muitos cafés tomados, muitas noites viradas e muitos perrengues vencidos. O nome era (bem) ruim, ninguém pronunciava direito e a nossa visão mudou alguns anos depois. O mercado jurídico é mais do que só contratação de correspondentes. Confesso também que eu nunca gostei do nome Jurídico Correspondentes, mas na época que o portal foi criado, o Google dava uma relevância enorme em SEO para o domínio do site. Estava descrito no domínio o que, de fato, fazíamos. Em maio de 2016, 3 anos depois, decidimos repensar o nome, marca e posicionamento do negócio.

Nossa equipe se reuniu algumas dezenas de vezes (era quase diário), para os brainstorms malucos. No início queríamos um nome tipo Uber, que remetesse a uma marca e não ao negócio em si. Foram mais de 150 nomes sugeridos e nenhum foi unânime. Quando já estávamos cansados de tanto pensar em um nome que fosse de fácil entendimento e, ao mesmo tempo, transmitisse o que queríamos fazer, estava eu sentado às 9h da manhã de um sábado, na platéia do evento Accelerator Day quando, em meio a apresentação de uma Startup chamada Remédio Certo, em um momento de euforia disse pra mim mesmo: é isso. O novo nome deve ser Jurídico Certo. Simples. Mas, peraí: será que o domínio juridicocerto.com está disponível? Saquei o meu celular do bolso e acessei o GoDaddy. Sim! está disponível. Ali mesmo, no celular, registrei os domínios com todas as extensões possíveis, antes mesmo de consultar a equipe.

Ao finalizar os registros dos domínios, consultei a equipe por meio de nosso grupo de WhatsApp e foi unânime. Todo mundo gostou. Como disse, queríamos um nome que refletisse o que estávamos fazendo. Tenho certeza que acertamos. O trabalho foi imenso para mudar: site, redes sociais, materiais impressos... E, de quebra, uma nova versão do site estava sendo lançada. Porém, a recompensa chegou muito rápido. Os clientes, de fato, começaram a pronunciar direito o nosso nome, não nos confundiam mais com os concorrentes e o nosso posicionamento começou a ser percebido. Entendemos o nosso potencial no mercado e a abrangência dos serviços que estávamos criando. Não fazia mais sentido limitar a nossa atuação.

Hoje, o Jurídico Certo tem um posicionamento muito claro: somos especialistas em criar conexões. Conectamos profissionais jurídicos, escritórios de advocacia, empresas e cidadãos. Somos mais do que um simples site de busca de correspondentes. Nossas ferramentas beneficiam profissionais que desejam conquistar novos clientes e ter uma renda extra, e escritórios de advocacia e empresas que necessitam contratar correspondentes jurídicos. Além disso proporcionamos mais agilidade e redução de custos a essas empresas, e praticidade a cidadãos que buscam apoio para o seu problema pessoal, seja em qualquer área do Direito.

. Por: Rafael Heringer, CEO do Jurídico Certo, portal especialista em criar conexões entre profissionais jurídicos, empresas, escritórios e cidadãos, em qualquer lugar do Brasil.| Jurídico Certo — Fundado em 2013, o JurídicoCerto é um marketplace que conecta profissionais jurídicos qualificados a escritórios e cidadãos que precisam de apoio rápido em qualquer lugar do Brasil. A plataforma possui mais de 70 mil profissionais cadastrados em todo o país e oferece a possibilidade de contratação de correspondentes tanto para pessoas jurídicas - como escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas - como para pessoas físicas.

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