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07/03/2017 - 06:49

Rally da Safra visita Terminal da VLI em Uberaba

Estrutura de alta performance reduz em 93% o tempo de carregamento de trens na região

Em ano de safra de soja recorde, com 107,8 milhões de toneladas, segundo a Agroconsult, o agronegócio brasileiro vai precisar de infraestrutura eficiente para escoar sua produção com rapidez. A VLI apresentará o Terminal Integrador Uberaba, no Triângulo Mineiro, como uma dessas opções no próximo dia 7 de março, durante o início de uma das etapas do Rally da Safra 2017, o maior levantamento de lavouras realizado no país.

Será a primeira vez, em 14 edições, que o Rally da Safra além de fazer a análise de condições das lavouras pelo país inclui terminais integradores em suas rotas de maneira a apresentar alternativas para o escoamento da produção. Além do TI Uberaba, o Terminal Integrador de Porto Nacional, em Tocantins, também receberá em 24 de março uma etapa da expedição. Ambos são administrados pela VLI, empresa de soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais.

Em Uberaba, o evento será o ponto de partida dos pesquisadores da equipe 6. Na ocasião, serão apresentadas as perspectivas da produção agrícola na região, além da estrutura do terminal, uma das mais modernas para o transbordo de grãos e açúcar da América Latina. Os técnicos da equipe 6 também avaliarão lavouras de municípios de Goiás e Bahia durante a caravana.

O TI Uberaba foi inaugurado em junho de 2016 em um investimento de R$ 230 milhões. Tem capacidade anual para transbordo de 8,7 milhões de toneladas (6,3 milhões de grãos e 2,4 milhões de açúcar). Destaca-se pela operação eficiente e integrada que reduziu o tempo de carregamento de um trem com 80 vagões de 68 horas, em média, para 5 horas. Uma redução de 93% no ciclo de transbordo na região.

A localização estratégica do TI Uberaba também é uma característica importante. O terminal é peça-chave do Corredor Centro-Sudeste, um fluxo logístico implantado pela companhia que, através da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), interliga grandes regiões produtoras como interior de Goiás, de Minas Gerais e de São Paulo, a Santos, onde a VLI está ampliando um terminal marítimo próprio, o Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita). Com esses ativos, o Corredor Centro-Sudeste expande em 160% a sua capacidade de movimentação de cargas, passando de 7,5 milhões de toneladas para 19,5 milhões de toneladas, principalmente soja e açúcar.

“Calculamos que cerca de 60% do tempo de transporte de cargas é dedicado às etapas de carregamento e descarregamento. Integrando os ativos, é possível reduzir justamente esse tipo de ineficiência do sistema logístico que atinge diretamente no ganho de escala do produtor, principalmente em tempos como os de hoje de supersafra. Vamos discutir a apresentar essa solução integrada aos principais atores da cadeia do agronegócio”, explica o diretor comercial da VLI, Fabiano Lorenzi.

Estrutura — Parte da eficiência operacional desempenhada pelo terminal em Uberaba, como a redução no ciclo de carregamento de cargas, deve-se a investimentos em sistemas integrados com tecnologia de ponta, infraestrutura e soluções logísticas.

O ciclo começa no agendamento online dos caminhões que chegarão ao terminal para descarregamento das cargas, o que evita filas e ajuda no melhor planejamento das frotas. Após acionamento automatizado e a entrada autorizada, o caminhão segue para a etapa de classificação da carga. Caso a qualidade do produto seja aprovada, segue para uma das cinco balanças rodoviárias e, então, chega aos tombadores, onde é feita a descarga. Por fim, a carga segue por esteiras transportadoras para os dois armazéns do terminal, um com capacidade estática para armazenar 120 mil toneladas de grãos, e outro para 90 mil toneladas de açúcar.

Somadas a esse sistema integrado estão duas tulhas, estruturas que permitem carregamento de dois trens simultaneamente, e a pera ferroviária, solução logística em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de realizar manobras para desmembrar os vagões dos trens.

Com toda essa estrutura, espalhada por uma área construída de 23 mil metros quadrados, o Terminal Integrador Uberaba comporta descarregamento de 800 caminhões de grãos e 400 de açúcar por dia. Isso significa 1.200 caminhões que deixam de circular diariamente pelas rodovias com destino ao porto de Santos.

“O investimento na construção do TI Uberaba reafirma o quanto a VLI acredita no potencial da região e na produção agrícola do país. Estimamos que, com a integração à ferrovia, representamos uma nova solução para o atendimento ao agronegócio no Brasil”, complementa Lorenzi.

Largada da Equipe 6 do Rally da Safra 2017, dia 7 de março de 2017 (terça-feira), às 9 horas, no Terminal Integrador Uberaba.

Perfil — A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Eleita a melhor empresa de infraestrutura do país pelo anuário Épocas Negócios 360º e escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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