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19/03/2008 - 12:05

Carta de Sustentabilidade TELECOM BRASIL

Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 2008

Nossa Visão - O desenvolvimento sustentável é um objetivo estratégico global, que busca alcançar crescimento económico que promova uma sociedade justa e equitativa, preservando para as futuras gerações o meio ambiente e os escassos recursos mundiais não renováveis. Acreditamos que o Setor de Telecomunicações poderá desempenhar um importante papel na conquista desse objetivo.

A Responsabilidade Social Corporativa também deve ser entendida no contexto do desenvolvimento sustentável:

• A Responsabilidade Social Corporativa é a contribuição das empresas para tornar realidade o desenvolvimento sustentável, através da gestão proativa dos impactos ambientais, sociais e económicos das companhias.

Esta carta engloba nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável mediante:

• O fornecimento sustentável de produtos e serviços com benefícios ambientais, sociais e económicos significativos.

• Um esforço resoluto para integrar nossas atividades empresariais com as responsabilidades ambientais, sociais e económicas, minimizando, quando possível, qualquer impacto negativo que essas atividades possam gerar.

Nosso Enfoque - Acreditamos, assim como nossos funcionários, clientes, aciortís-tas e autoridades governamentais, que o mundo atua! exige que se preste especial atenção aos princípios e à ética dos negócios, às relações com os empregados, aos direitos humanos, à gestão ambiental, à relação com a comunidade e às condições gerais de trabalho, tanto dentro da empresa como em relação aos seus fornecedores.

Juntas, essas atividades formam a base para a Responsabilidade Social Corporativa (RSC).

O compromisso da RSC exige avaliação regular da atuação. Por esse. motivo, nossos informes oferecem às partes envolvidas (staheholderfj um meio para julgar a eficácia de nossos programas de aperfeiçoamento. Além disso, a extensão e o alcance das telecomunicações na sociedade contemporânea nos impõem como cidadãos corporativos responsáveis a obrigação social de demonstrar esse compromisso, para refletir a forma como gerimos nossos negócios.

O faturamento total de nossas companhias representa uma significativa parcela do comércio brasileiro, oferecendo uma oportunidade única às empresas TICs (Tecnologia da Informação S Comunicações) para cooperarem ativamente com os gestores públicos e com os governos para realmente fazerem a diferença. De fato, nossas atividades de RSC podem oferecer uma significativa contribuição ao desenvolvimento sustentável.

Nosso Compromisso - Nós, os signatários da carta, individual ou coletivamente, nos comprometemos a melhorar continuamente e a compartilhar as melhores práticas através de ações nas seguintes áreas:

1) Sensibilização - Reconhecer todos os impactos ambientais, sociais e económicos relevantes de nossos produtos e serviços, positivos e negativos. Em especial, incorporaremos os aspectos da RSC a nossos programas de treinamento e às comunicações internas.

2) Cumprimento das leis - Cumprir integralmente as exigências legais e, quando apropriado, exceder essas exigências com compromissos voluntários.

3) Pesquisa e Desenvolvimento - Apoiar a pesquisa e o desenvolvimento focados na contribuição que os novos produtos e serviços de telecomunicação podem realizar em relação ao desenvolvimento sustentável.

4) Consecução - implementar a gestio eficiente de recursos, do uso de energia, de resíduos, da redução das emissões, das exigências de processos e de produtos que respeitam o meio ambiente; eliminar o uso de materiais perigosos; respeitar os direitos humanos e as condições de trabalho.

5) Responsabilidade - Disponibilizar a todas as partes envolvidas (stakeho/ders) dados materiais, exemplos de casos e informações sobre nossa atuação ambiental, social e económica, considerando que a responsabilidade e a transparência são elementos-chave da RSC.

Manter com as partes envolvidas (stakeholder$ relações de abordagem inclusiva, para refletir suas expectativas e necessidades em nossas atividades empresariais.

6) Cooperação - Cooperar de forma construtiva com o governo, os clientes, os acionis-tas, a sociedade civil e com organizações internacionais na pesquisa, no desenvolvimento e na promoção dos benefícios gerados pela tecnologia da informação e da comunicação para o desenvolvimento sustentável.

7) Sistemas de Gestão - Propor uma declaração de princípios nos negócios, uma política ambiental, a nomeação de um membro na diretoria com responsabilidade específica em RSC e um gestor ou gestores com a responsabilidade de coordenar os programas de aperfeiçoamento contínuo da Sustentabilidade.

Finalmente, implementar sistemas de gestão que dêem suporte ao desenvolvimento de programas sobre proteção ambiental, condições de trabalho, saúde ocupacional e segurança no trabalho e responsabilidade social.

8) Relação com os Funcionários - Criar condições de trabalho que promovam equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, desenvolvimento profissional, diversidade, saúde e segurança, mantendo a mão-de-obra produtiva e altamente motivada. | Fonte: http://www.etno.eu/

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