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08/03/2017 - 08:31

Terminal de Uberaba recebe expedição do Rally da Safra


Evento marcou a largada da equipe 6 e mostrou a estrutura do local para o escoamento da produção.

O Terminal Integrador Uberaba, da VLI, recebeu no dia 7 de março (terça-feira), a largada da equipe 6 do Rally da Safra, o maior levantamento de lavouras realizado no país e que é promovido todos os anos pela Agroconsult. O evento de hoje marcou o início da expedição, que nesta turma conta com 15 técnicos, e além do oeste de Minas Gerais passará ainda por cidades do sudoeste de Goiás e oeste Bahia até 10 de março. Participaram do encontro hoje autoridades locais de Uberaba, diretores das duas empresas e convidados.

A Agroconsult apresentou durante a cerimônia uma estimativa de safra de 108 milhões de toneladas de soja e 93 milhões de toneladas de milho para 2017. Já a VLI aproveitou a oportunidade para mostrar que o Terminal Integrador Uberaba possui infraestrutura e capacidade suficientes para absorver e escoar com agilidade parte da iminente safra recorde do país.

Entre as avaliações realizadas pelos técnicos durante as visitas às propriedades rurais estão a produtividade das lavouras, o levantamento da participação de transgênicos, o mapeamento dos níveis de fertilidade, além da avaliação de pragas e doenças.

“O Terminal Integrador Uberaba é o maior terminal da VLI. Aqui conseguimos reduzir em 90% o tempo do ciclo de carregamento dos trens na região de Uberaba, que antes era realizado em 72 horas, e agora realizamos em uma média de 5 horas. Por isso, achamos importante essa parceria com a Agroconsult porque eles estão mostrando que a produção agrícola do país tem espaço para crescer. E nós acreditamos neste futuro do agronegócio”, disse o gerente comercial de agricultura da VLI, Igor Figueiredo.

“A nossa expectativa é para uma produção muito boa neste ano. Nós da Agroconsult projetamos que 87 milhões de toneladas de soja e milho sejam exportadas neste ano pelo país, boa parte produzidas pelo Sul e Sudeste. É muito importante alternativas para o escoamento com qualidade desta produção e a VLI vem para apresentar essas soluções”, disse Marcos Rubin, da Agroconsult.

Além do TI Uberaba, o Terminal Integrador de Porto Nacional, em Tocantins, também receberá em 24 de março uma etapa da expedição.

Terminal Integrador Uberaba — O TI Uberaba foi inaugurado em junho de 2016 em um investimento de R$ 230 milhões. Tem capacidade anual para transbordo de 8,7 milhões de toneladas (6,3 milhões de grãos e 2,4 milhões de açúcar). Destaca-se pela operação eficiente e integrada que reduziu o tempo de carregamento de um trem com 80 vagões de 68 horas, em média, para 5 horas. Uma redução de 93% no ciclo de transbordo na região.

A localização estratégica do TI Uberaba também é uma característica importante. O terminal é peça-chave do Corredor Centro-Sudeste, um fluxo logístico implantado pela companhia que, através da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), interliga grandes regiões produtoras como interior de Goiás, de Minas Gerais e de São Paulo, a Santos, onde a VLI está ampliando um terminal marítimo próprio, o Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita). Com esses ativos, o Corredor Centro-Sudeste expande em 160% a sua capacidade de movimentação de cargas, passando de 7,5 milhões de toneladas para 19,5 milhões de toneladas, principalmente soja e açúcar.

Estrutura — Parte da eficiência operacional desempenhada pelo terminal em Uberaba, como a redução no ciclo de carregamento de cargas, deve-se a investimentos em sistemas integrados com tecnologia de ponta, infraestrutura e soluções logísticas.

O ciclo começa no agendamento online dos caminhões que chegarão ao terminal para descarregamento das cargas, o que evita filas e ajuda no melhor planejamento das frotas. Após acionamento automatizado e a entrada autorizada, o caminhão segue para a etapa de classificação da carga. Caso a qualidade do produto seja aprovada, segue para uma das cinco balanças rodoviárias e, então, chega aos tombadores, onde é feita a descarga. Por fim, a carga segue por esteiras transportadoras para os dois armazéns do terminal, um com capacidade estática para armazenar 120 mil toneladas de grãos, e outro para 90 mil toneladas de açúcar.

Somadas a esse sistema integrado estão duas tulhas, estruturas que permitem carregamento de dois trens simultaneamente, e a pera ferroviária, solução logística em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem a necessidade de realizar manobras para desmembrar os vagões dos trens.

Com toda essa estrutura, espalhada por uma área construída de 23 mil metros quadrados, o Terminal Integrador Uberaba comporta descarregamento de 800 caminhões de grãos e 400 de açúcar por dia. Isso significa 1.200 caminhões que deixam de circular diariamente pelas rodovias com destino ao Porto de Santos.

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