Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2008 - 12:20

Centro de Controle da Transpetro: tecnologia do futuro e competência mundial


Petrobras coloca o Brasil na vanguarda da infra-estrutura, sustentabilidade econômica e tecnologia de ponta.

Do Centro do Rio de Janeiro, com apenas um clique do mouse, operadores ligam e desligam bombas, abrem e fecham válvulas, controlam a vazão e a pressão dos dutos em todo o país. Se um produto precisa ser desviado para outro sistema de oleodutos, por exemplo, essa operação também é comandada a distância. Este é o novo CNCO, Centro Nacional de Controle Operacional da Transpetro -subsidiária de transporte da Petrobras -, que foi inaugurado no dia 18 de março (terça-feira).

O CNCO utiliza a mais avançada tecnologia mundial do setor e demonstra a contínua busca de excelência tecnológica, uma das prioridades da Transpetro e tradição do Sistema Petrobras. Instalado na sede da empresa, na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, o Centro supervisiona e controla a movimentação nos oleodutos e gasodutos operados pela companhia.

“Não se trata, porém, de abrir ou fechar válvulas, apenas. Num processo de crescimento como se encontra a Petrobras, a logística ganha cada vez mais importância. E este desafio começou com o grande aumento da produção, seguido da auto-suficiência”, disse o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo.

Ele citou números para comprovar essa necessidade de uma logística altamente sofisticada como é a do Centro Nacional de Controle Operacional da Transpetro: Hoje, a produção total de petróleo da Petrobras – somando a brasileira e a estrangeira – é de 2,3 milhões de barris/dia e chegará a cerca de 4,2 milhões em 2015. A de refino, está em 2 milhões de barris/dia e crescerá para 3 milhões. E a de gás, subirá saltará de 45 milhões de metros cúbicos por dia para 73 milhões, em 2012.”

Atualmente, 100% das malhas de gasodutos e 93% dos oleodutos em vários Estados são controlados pelo sistema. À medida que a automação avançar, novas malhas passarão a ser operadas pelo Centro. Até o fim de 2008, os sistemas do Amazonas e do Rio Grande Sul também serão integrados e o CNCO controlará 100% de todos os oleodutos.

Do Centro de Controle é possível acompanhar, em tempo real, a quantidade movimentada de petróleo e derivados, gás natural e biocombustíveis, a vazão, a densidade e a temperatura, entre outras características. O sistema utilizado é o Scada (Supervisory Control and Data Acquisition System), com computadores de última geração e tecnologia de ponta em telecomunicação. O Centro possui 18 consoles. O destaque é o painel com 2,2 metros de altura por 17 metros de comprimento, que se divide em até 40 telas simultâneas. - Dessa forma, os operadores têm uma melhor visão das movimentações.

Criado em 2002, o Centro Nacional de Controle Operacional hoje está preparado para fazer face ao aumento previsto da produção brasileira de petróleo, gás, derivados e biocombustíveis. Para garantir a continuidade das operações, o CNCO conta com um backup completo do sistema principal.

O CNCO amplia a segurança da operação por dutos. A centralização de informações em um só ponto permite que os operadores tenham a visão completa do sistema, diferentemente do que ocorria no passado. Essa concentração de informações em um único centro de controle permite, ainda, a implantação de sistemas avançados, como a detecção de vazamentos.

Essas ferramentas são fundamentais para alertar os operadores sobre a ocorrência de emergências nas instalações e para ajudá-los na decisão de qual o caminho a tomar para resolver uma emergência.

Os operadores do CNCO passam por um rigoroso sistema de seleção. Realizam um teste de perfil que vai identificar os que têm, de fato, as condições adequadas para esse tipo de trabalho, que exige um alto grau de concentração. Depois disso, ingressam em um curso de treinamento da companhia, que dura entre 12 a 16 meses.

Simuladores de óleo e de gás, semelhantes a um simulador de voo, são utilizados no treinamento. Ali são realizadas virtuais operações de rotina e são treinadas ações de contingência quando se detectam eventuais anormalidades no sistema. A cada dois anos é feita uma recertificação, quando os operadores são submetidos a uma bateria de exames. O principal exame é a operação virtual do sistema, através do simulador.

Perfil -Com 1.200 m2, o novo CNCO funciona na sede da Transpetro, na Avenida Presidente Vargas 328, e utiliza a mais avançada tecnologia mundial do setor.

O Centro já opera e controla, do Centro do Rio, 100% das malhas de gasodutos e 93% das malhas de oleodutos da Transpetro, em todo o país.

Basta um clique do mouse para que os operadores liguem e desliguem bombas, abram e fechem válvulas ou desviem um produto de um sistema de oleodutos para outro.

Um gigantesco painel de projecões, que pode ser dividido em até 40 telas, dá aos operadores uma perfeita visão das movimentações de combustível.

Com o novo CNCO, a Transpetro se prepara para fazer face ao aumento previsto da produção de petróleo e derivados, gás e biocombustíveis.

“A logística do transporte exige excelência”, lembra o presidente da Transpetro, Sérgio Machado. “Hoje o sistema Petrobras tem como controlar cada cantinho de um duto, o que faz com olhemos o Brasil com lentes de um futuro próximo”, continua.

“A linguagem mundial é a da competência, e o Brasil tem sido vanguarda exportando capacidade tecnológica e científica”, destaca.

Ainda durante o evento, o presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli de Azevedo relembrou os dados a ser atingidos nos próximos sete anos, sobre a produção de petróleo que deve dobrar - dos 2,3 milhões barris/dia, para 4,2 bpd, e refinar pelo menos 3 milhões bpd até 2012, produzir cerca de 134 milhões cúbicos de gás, transformar as plantas do biodiesel em produção de larga escala, para isso estaria hoje dando o grande passo com o CNCO, “pois sem uma gigantesca logística nada disso funciona”, sintetiza.

O ministro de Minas e Energia Edson Lobão disse que o Brasil de hoje tem o respeito mundial, mas necessita vencer uma burocracia que classificou de demoníaca. O país é do presente, é candidato a 4º economia mundial, o profissional brasileiro é um dos melhores, cogitados por grandes corporações mundiais pela sua capacidade de criação.

O governador em exercício Luiz Fernando Pezão passou as recomendações e saudações do governador Sérgio Cabral em mais este sucesso da Transpetro, lembrando que o Rio de Janeiro tem orgulho da Petrobras e espera que com o novo Complexo Petroquímico que se está instalando no Rio de Janeiro, o estado atinja seu ápice no desenvolvimento sustentável, trazendo divisas para sua população.

A inauguração teve o auditório e corredores lotados, com inúmeras autoridades, governadores,deputados, empresários, sindicalistas e imprensa, que também tomou conhecimento da nova biblioteca da Transpetro, o Centro de Informação e Documentação (CID), que já possui catalogado cerca de 525.000 documentos, 5000 livros e 10.000 títulos técnicos que já estão no antigo caixa forte do Banco do Brasil,-o primeiro do País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira