Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2008 - 12:25

Guabi participa do programa para cães obesos em Curitiba


A cada dia, aumenta o número de cães e gatos obesos. Segundo trabalhos científicos, estima-se que no Brasil cerca de 20 a 30 % dos cães e gatos estão acima do peso ideal, o que os classifica como obesos. A principal causa é a ingestão de mais energia do que a necessidade do animal, transformando-a em gordura.

A Guabi - uma das maiores produtoras de rações do país – acaba de iniciar sua participação no Programa Pet Obeso, promovido pela Pet Imagem Diagnósticos Veterinários, que auxiliará na recuperação de cães acima do peso, na cidade de Curitiba (PR). A empresa irá fornecer os alimentos da linha Guabi Natural e dará apoio técnico para o desenvolvimento do projeto.

No lançamento do programa, o veterinário e gerente técnico do Grupo Guabi, Rodrigo Bazolli, realizou uma palestra para 118 profissionais da região, com orientações sobre os problemas causados pela obesidade nos cães. “Animais obesos são mais propensos a desenvolverem problemas de articulação, dermatológicos, respiratórios, cardíacos, diabetes, câncer, além de morrerem mais cedo”, afirma Bazolli.

O Programa Pet Obeso terá duas etapas. A primeira, com duração de dois meses, estende-se até o dia 20 de maio. Será realizada a triagem dos animais encaminhados pelos veterinários e o diagnóstico dos cães que estão acima do peso. Na segunda fase, que terá início em junho, quarenta cães que apresentarem obesidade serão submetidos a uma dieta com os alimentos da linha Guabi Natural e acompanhamento veterinário como: medida de pressão arterial sistêmica; glicose; colesterol; triglicérideos; hemograma; eletrocardiograma; medidas morfométricas; peso; freqüência cardíaca e respiratória e temperatura corpórea. Não há previsão de término, pois o período de tratamento dependerá da resposta de cada animal à dieta estipulada. “A Guabi desenvolve programas de tratamento para obesidade em parceria com algumas Universidades, como por exemplo, a Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Jaboticabal, mas é a primeira vez que participa de um projeto como este”, informa Rodrigo Bazolli.

Após o tratamento haverá um trabalho de educação ao cliente, com o programa de atividades físicas e indicação de alimentos e a quantidade adequada para ingestão. De acordo com Bazolli, para evitar a obesidade é necessário oferecer uma alimentação de qualidade na quantidade exata, reduzir os petiscos e incentivar a prática de exercícios físicos. Uma dieta para animais obesos ou que tenham tendência à obesidade deve ser balanceada para fornecer uma quantidade menor de energia, mantendo a ingestão dos outros nutrientes como vitaminas e minerais.

O programa foi idealizado pela equipe da médica veterinária Danielle Murad Tullio - sócia-proprietária do Pet Imagem Diagnósticos Veterinários -, que oferece diversos serviços de diagnóstico e especialidades como endocrinologia, realizado pela médica veterinária Patrícia Rick Barbosa. “Observamos que a maioria dos animais, encaminhados para exames, se encaixavam no quadro de sobrepeso e obeso, além da incidência de diabetes e hipertensão, geralmente associadas à obesidade. Este fato chamou nossa atenção para desenvolver um projeto de alerta e prevenção. Escolhemos a Guabi por possuir alimentos adequados à proposta do programa”, ressalta. Para participar, os interessados devem procurar o veterinário do cão (em Curitiba-PR) e pedir um encaminhamento para o Programa Pet Obeso. O tratamento e os exames são gratuitos.

Com 33 anos no mercado, o Grupo Guabi é hoje um dos maiores produtores de rações do país. Site: www.guabi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira