Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2017 - 08:26

FACHA e CCBB apresentam Rio de Versos

Programação inclui exposição, teatro, performances e mesa redonda. Poemas de 67 artistas, representando 21 países, estarão expostos no 4º andar do Centro Cultural.

O Centro Cultural Banco do Brasil- CCBB e as Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA apresentam, entre 15 de março a 17 de abril, o evento Rio De Versos. Com direção geral de Sady Bianchin, coordenador do Núcleo Artístico e Cultural da FACHA, Rio de Versos é um projeto transdisciplinar que apresenta poesia, teatro, performance, mesa redonda e a exposição Imagética, de poesia visual, com trabalhos de 67 poetas brasileiros e estrangeiros. A curadoria da exposição é de Tchello d´Barros, que propõe uma experiência única a partir da pluralidade linguística.

“O evento foi pensado e estruturado para estabelecer uma interface e parcerias entre as instituições CCBB e FACHA, reconhecidas pelo incentivo e promoção da cultura. Ao abordar a arte como instrumento de transformação social, nós conseguimos promover diversas ações e desdobramentos, permitindo interação, aprofundamento e reflexão. Rio De Versos integra a programação pelas comemorações dos 45 anos da FACHA”, ressalta Sady Bianchin.

Mesa redonda e eventos — No dia 15 de março, às 18h, antes da abertura da exposição, acontece uma mesa redonda com o tema Poesia Visual Contemporânea e uma homenagem ao artista Wlademir Dias-Pino. Com mediação de Tchello d’Barros e a participação de Sady Bianchin como debatedor, a mesa terá como convidados Marcelo Mourão, Paulo Alonso, Ronaldo Werneck e Joaquim Branco.

O evento conta, ainda, com a performance Passaporte Poético. Em cinco sábados, em março e abril (18 e 25/03 e 01, 08 e 15/04) às 17h30, dez atores/poetas desenvolvem, durante 30 minutos, um diálogo com o público na rotunda do CCBB. O espetáculo Memórias de Fogo acontece também aos sábados, às 19h30, com uma simbiose de muita poesia brasileira, poesia encenada/interpretada, poesia musicada, poesia dançada e poesia visual dimensionada sobre os corpos dos atores, criando uma espacialização, interagindo com a geometria dos gestos. O espetáculo tem duração de 60 minutos e direção de Sady Bianchin.

Exposição — A exposição imagética conta com trabalhos de 67 artistas, representando 21 países das Américas e Europa: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Itália,

Japão, Luxemburgo, México, Polônia, Portugal, Rússia, Sérvia, Turquia e Uruguai). Os artistas apresentam técnicas variadas como desenho, pintura, colagem, infogravura, fotografia, reprografia, caligrafia, computação gráfica e técnicas mistas. Uma pluralidade de técnicas que expande os limites teóricos e acentua o diálogo com novas linguagens.

Artistas brasileiros — Ao todo, 21 artistas brasileiros têm trabalhos expostos: Almandrade, Al-Chaer, André Sampaio, Cláudia Lima, Constança Lucas, Fátima Queiroz, Fernando Gerheim, Gab Marcondes, Gastão Debreix, Hugo Pontes, Joaquim Branco, Jorge Ventura, Marcelo Mourão, Renato Gonda, Ronaldo Werneck, Ricardo Alfaya, Tamara Chagas, Sady Bianchin, Silvio Prado, Tchello D’Barros e Tetsuo Takita.

Rio de Versos.: Exposição de poesia visual Imagética, de 15 de março a 17 de abril (abertura 15 de março após a mesa redonda de Poesia visual contemporânea), de quarta a segunda, das 09h às 21h, no Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 166, 4° andar – Centro. Classificação: Livre. Entrada: gratuita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira