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19/03/2008 - 12:45

Constellation 25.320: chega ao mercado o cavalo mecânico leve 6X2 da Volkswagen


A Volkswagen Caminhões e Ônibus está ampliando sua linha de caminhões extrapesados com o lançamento do VW Constellation 25.320 Titan Tractor 6X2. Com este novo modelo, a montadora passa a oferecer ao mercado uma alternativa inédita e sob medida: um cavalo mecânico leve com terceiro eixo de fábrica, destinado a rotas curtas e médias e aplicações logísticas de cargas volumosas ou densas. Esse veículo chega para ampliar a participação e a competitividade da marca entre veículos extrapesados acima de 45 toneladas de peso bruto total combinado, segmento liderado pela Volkswagen há dois anos consecutivos. As primeiras 15 unidades já foram vendidas.

“Transportadores que operam em curtas e médias distâncias já vinham instalando um terceiro eixo em seus cavalos mecânicos leves 4X2. Agora a Volkswagen Caminhões e Ônibus passa oferecer essa opção de fábrica. Esse novo modelo também abre novas oportunidades de aplicações até agora limitadas em peso. Isso se deve a recentes alterações em dimensões e pesos na legislação, conseqüências da resolução do Conselho Nacional de Trânsito de números 210 e 211, de 13 de novembro de 2006”, explica Ricardo Alouche, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Disponível nas versões de cabine estendida ou leito com teto alto, o Constellation 25.320 6X2 possui a versatilidade para proporcionar a melhor distribuição de pesos por eixos, necessários principalmente no transporte de cargas paletizadas, frigoríficas, líquidas, sider, pranchas para máquinas e veículos comerciais onde há sobrecargas com a utilização de cavalos mecânicos 4x2.

O produto reforça o slogan de sucesso da marca - menos você não quer; mais, você não precisa - e chega em uma excelente fase. O mercado está aquecido e exigindo cada vez mais agilidade e novas alternativas para o transporte de cargas. Em 2007, o Brasil registrou mais um recorde na produção de grãos, principalmente a soja com aumento de 11%, e o milho com incremento de 20%. Para 2008, a previsão é de mais uma boa safra, além da maior extração de petróleo e da produção de biocombustíveis. Também cresce a construção civil, a indústria de bebidas, mineração, e ainda a pecuária, com o aumento das exportações de carne e seus derivados - segmentos ideais para a aplicação deste novo lançamento.

Tecnologia e conforto - Tecnologia e conforto são os pontos fortes da cabine Constellation. Assim como os demais produtos da linha, o Constellation 25.320 possui excelente isolamento termo-acústico e garantia de seis anos contra corrosão perfurante. De série, a cabine está equipada com o novo sistema de suspensão High Comfort, dando maior conforto aos ocupantes. O sistema de basculamento é mais seguro graças à instalação de uma chave na bomba hidráulica, além de reprimir violações, atos de vandalismo e principalmente acionamentos involuntários.

O motor Cummins ISC eletrônico tem seis cilindros, potência de 320 cv, torque de 1.288 Nm @ 1.300 a 1.600 rpm, camisas úmidas removíveis e o sistema de gerenciamento e injeção de combustível Common Rail. Seus sensores instalados no motor permitem eficiência e rapidez nas manutenções, autoproteção, melhor desempenho, queima ideal do combustível, baixo nível de ruído, adequação a diferentes usos e vocações e o funcionamento do piloto automático de série.

A embreagem Sachs tem acionamento hidráulico assistido a ar e disco simples confeccionado em material orgânico, durável e de fácil acionamento. A caixa de transmissão sincronizada é da marca ZF, de 16 marchas à frente e duas à ré, com acionamento em duplo H. Como item de série, o VW Constellation 25.320 6X2 possui dois tanques de combustíveis cilíndricos e feitos em alumínio, que totalizam 620 litros de capacidade total.

BTD e ETD: praticidade - O eixo trativo Meritor MS 23185 traz como novidade o sistema de Bloqueio Transversal do Diferencial – BTD, como item de série, que garante tração total em situações nas quais ocorre falta de aderência dos pneus, seja em asfalto molhado e escorregadio ou em atoleiros fora de estrada. Outra novidade é o Extra Traction Device – ETD, dispositivo para levantamento parcial do terceiro eixo que transfere mais carga ao eixo trativo em subidas. Para condições de operação com o veículo vazio (descarregado), o ETD também permite o levantamento total do terceiro eixo, reduzindo tarifas de pedágio e desgaste de pneus.

O peso bruto total (PBT) legal do novo caminhão é de 23.000 kg. Já o PBT técnico é de 28.100 kg – a soma dos 6.100 kg na dianteira e dos 22.000 kg na traseira. O peso bruto total combinado (PBTC) e a capacidade máxima de tração (CMT) são de 48.500 kg.

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