Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2017 - 08:14

Nextel fecha 2016 com aumento expressivo de receita

Comparado a 2015, receitas relacionadas a 3G/4G cresceram 24%; iniciativas de otimização de processos resultaram na diminuição de despesas operacionais em 24%.

São Paulo — A Nextel Brasil anunciou no dia 9 de março (quinta-feira), os resultados financeiros registrados no 4º trimestre de 2016. Mantendo os bons indicadores reportados desde o último trimestre de 2015, quando iniciou seu turnaround operacional, a companhia fechou 2016 com um incremento de 24% nas receitas relacionadas à tecnologia 3G/ 4G comparado ao ano anterior. Paralelamente, as iniciativas para otimização de processos promovidas pela nova gestão da Nextel resultaram em uma redução de 24% nas despesas operacionais e de 27% nos custos de aquisição por cliente, também comparado ao ano de 2015.

Adicionados ao aumento na receita de 3G/4G e ao crescimento da base, os resultados culminaram no registro do Ebitda ajustado positivo pelo quarto trimestre consecutivo. Em comparação com 2015, o Ebitda ajustado saltou de um resultado negativo de R$ 294,9 milhões para um saldo positivo de R$ 204,1 milhões.

Principais indicadores — Mesmo em um cenário de retração do mercado, a receita total de 3G/ 4G cresceu 7% no 4º trimestre de 2016 em comparação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho anual foi 24% superior ao registrado em 2015.

Enquanto as empresas do setor registraram retração em sua base de clientes, a Nextel obteve crescimento de 3% dentre os usuários de 3G/4G entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016 -, passando de 2,745 milhões de clientes para 2,815 milhões.

Ebitda ajustado positivo —Em comparação ao 4º trimestre de 2015, o Ebitda ajustado* saltou de R$ 20,2 milhões negativos para R$ 24,5 milhões no último trimestre de 2016. No acumulado do ano chegou a R$ 204,1 milhões – ante um desempenho negativo de R$ 294,9 milhões em 2015.

Portabilidade — Na comparação entre o quarto trimestre de 2015 e o 4º trimestre de 2016, as adições brutas por meio de portabilidade passaram de 27% para 33% do total das novas aquisições de 3G voz.

Em relação às despesas operacionais*, houve redução de 17% no quarto trimestre de 2016 em comparação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2016, as despesas caíram 24% em relação a 2015.

Em relação ao último trimestre de 2015, o custo de aquisição por cliente (do inglês CPGA*) registrou queda de 7%. No acumulado do ano, a queda foi de 27%.

O ARPU* 3G/4G registrado no período foi de R$ 69,40, mantendo-se o mais alto do mercado.

De acordo com os últimos dados do aplicativo Serviço Móvel da Anatel, novamente a Nextel registrou os melhores índices em internet móvel em São Paulo e Rio de Janeiro (SMP), seus principais mercados.

Clientes da Nextel são os mais satisfeitos do mercado — Os bons resultados financeiros se refletem na satisfação dos clientes. Em pesquisa recente promovida pela consultoria independente CVA Solutions, presente no mundo todo, a Nextel obteve o primeiro lugar em valor percebido, isto é, a melhor relação custo-benefício.

Os usuários da operadora também são os mais satisfeitos com a qualidade do serviço de internet no celular. O dado ressalta a confiabilidade dos usuários da Nextel na rede móvel da empresa. Nesse quesito, a Nextel foi a única operadora a ser avaliada como “World Class” na pesquisa, isto é, apresentou aspectos de superioridade marcante e excepcional versus a concorrência. A empresa obteve também pontuação “World Class” em custo-benefício e reputação da companhia.

Outro ponto de destaque do estudo é o índice de recomendação da Nextel pelos próprios clientes. O Net Recommendation Score - promotores menos detratores da marca — é o mais alto entre os concorrentes.

Receita média por unidade de assinante (ARPU) —A receita média mensal por unidade de assinante, ou ARPU, é um termo da indústria que mede a receita de serviços, que nos referimos como as receitas de assinante, por período de nossos clientes, dividido pelo número médio ponderado de unidades de assinante em serviço comercial durante esse período. ARPU não é uma medida sob os princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos, pode não ser semelhante às medidas de ARPU de outras empresas e deve ser considerado como adição, mas não como um substituto para, a informação contida em nossas demonstrações de operações. Acreditamos que o ARPU fornece informações úteis sobre o atrativo de nossos planos de tarifas e ofertas de serviços e nosso desempenho em atrair e reter clientes de alto valor. Outras receitas incluem receitas de serviços como o roaming, manutenção de aparelhos, taxas de cancelamento, analógico e outros. ARPU pode ser calculado e reconciliado com a nossa demonstração de resultados consolidada como a seguir (em milhares, exceto ARPU):

Nextel Brasil 3G/4G ARPU – Reconciliação: Cost per Gross Add (CPGA) — Custo por Gross Add, ou CPGA, é uma métrica da indústria baseada na divisão dos custos de venda, marketing, aparelhos e acessórios pela quantidade dos novos assinantes do período. CPGA não e uma métrica reconhecida pelos princípios contábeis dos Estados Unidos, e poderá não ser um indicador similar ao CPGA calculado por outras empresas. O CPGA deve ser considerado como um complemento, e não um substituto da informação contida em nossos relatórios financeiros. CPGA pode ser calculado da seguinte maneira (em R$M, exceto por CPGA).

Nextel Brasil — Com cobertura nacional para voz e dados e oferta de 4G nos dois principais mercados – São Paulo e Rio de Janeiro — a Nextel investe continuamente em inovação e tecnologia que garantem a rede de telefonia móvel mais moderna e robusta do país.

Presente no Brasil desde 1997, a operadora tem mais de 3,5 milhões de clientes com acesso a um extenso portfólio de planos e serviços. O mais recente é o Nextel Happy, uma plataforma 100% digital que dá total autonomia aos clientes para comprar e alterar os planos de internet e voz, escolher a forma de pagamento, acompanhar o consumo e mudar sempre que quiser. | www.nextel.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira