Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2017 - 08:36

Professores da Estácio dão dicas sobre como usar o dinheiro do FGTS

Rio de Janeiro — Milhares de brasileiros já estão indo às agências da Caixa Econômica Federal para sacar o dinheiro de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Professor de economia e finanças da Universidade Estácio de Sá, Ronald Paschoal, orienta as pessoas que têm dívidas a priorizar o pagamento das contas: “O custo da dívida é, em geral, muito maior do que os juros pagos pela poupança e por quase todos os investimentos disponíveis, especialmente se for dívida do cheque especial ou do cartão de crédito”, explica.

Quem não tem dívidas pode optar por investir o dinheiro. Professor das disciplinas de economia e finanças da Universidade Estácio de Sá, Ricardo Silveira, explica que a forma de aplicação depende do perfil do investidor, que pode ser mais conservador ou mais arrojado. “Aos mais conservadores, especialmente com pequenos valores, recomendamos a poupança. Para os que dispõem de maiores recursos e estão dispostos a procedimentos mais complexos, pode-se aplicar no Tesouro Direto (www.tesouro.fazenda.gov.br), investindo em títulos indexados ao IPCA. Outras aplicações, como as de taxas pré-fixadas, têm um risco maior na rentabilidade, embora seguras quanto ao recebimento”, sugere.

Outra indicação de Silveira é investir em Certificados de Depósitos Bancários – CDB ou Fundos de Investimento em Renda Fixa. Nesse caso, é preciso conversar com o gerente do banco, comparar as taxas de rentabilidade (sempre referentes ao mesmo período de tempo) e incluir no cálculo o desconto da taxa de administração do fundo, que é cobrada pela instituição financeira.

Ainda de acordo com o economista, a Bolsa de Valores é outra opção. “Essa é uma operação mais arriscada, o que significa que você pode obter excelentes ganhos ou perder dinheiro na hora de resgatar a aplicação. O investimento em ações deve ser considerado em um horizonte de médio e longo prazo. É aconselhável buscar uma boa assessoria de um profissional especializado”, diz Silveira.

Para quem está pensando em dar entrada em um imóvel para investir ao colocá-lo para alugar, Ronald Paschoal alerta: “Imóvel costuma ser um bom investimento. No entanto, para evitar aumento de seus gastos mensais, faça uma comparação entre o valor da prestação do financiamento e o aluguel esperado.”

Estácio — Uma das maiores organizações privadas de ensino superior do Brasil em número de alunos matriculados, a Estácio acredita na transformação da sociedade por meio da educação. Há 46 anos no segmento de ensino superior, a Estácio está presente em 22 estados e no Distrito Federal, contando com mais de 500 mil alunos matriculados e uma estrutura de 5 mil colaboradores e nove mil professores. No Estado do Rio de Janeiro, a Estácio conta com 33 unidades.

A Estácio oferece cursos reconhecidos pelo MEC, com elevados conceitos de qualidade, nas modalidades presencial e à distância, de Graduação (Tradicional e Tecnológica) e Licenciatura, nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas e, também, cursos de pós-graduação lato sensu.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira