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11/03/2017 - 08:54

Telefonia fora do ranking das reclamações

No Brasil, ramo está cada mais inserido a uma imagem que representa lentidão e problema.

A telefonia é a líder de reclamações de todos os órgãos de consumidor, em quase todos os anos. Dificilmente ela não figura entre as três primeiras colocadas neste ranking. Mas por que isto ocorre tanto no Brasil? A começar pelo número infinito de pessoas que dependem da telefonia para a comunicação – internet, corporativamente, para os negócios ou para um simples telefonema de 30 segundos -, o atendimento deixa muito a desejar. Fica um passa ou repassa que pode deixar qualquer um a beira dos nervos.

Hoje é muito comum falarmos em um atendimento de qualidade, afinal o fator humano é primordial para que essa premissa se torne realidade. Porém, como podemos realizar um acompanhamento das pessoas que possa ser corretivo e ao mesmo tempo produtivo em um curto espaço de tempo? A resposta é simples e pode ser obtida por meio de ferramentas de gestão muito eficientes que proporcionam acompanhamento real destas ligações, tais como Gravação de Chamadas ou Pesquisa de Satisfação. Estes são pontos primordiais para começar a melhorar o desempenho do trabalho e conhecer como o cliente enxerga a empresa – mas claro, a qualidade do serviço não se resume apenas ao atendimento. Visa proporcionar ao cliente as melhores experiências, tanto em tecnologia como também financeiramente.

E enganam-se bastante aqueles que acreditam que investimento é sinônimo de altos custos, quase inacessíveis para empresas de pequeno e médio porte. Com o desenvolvimento tecnológico cada vez mais acelerado e a concorrência cada vez mais acirrada, esta realidade está cada vez mais próxima do pequeno empresário. O diferencial destas empresas é justamente a qualidade do suporte prestado, bem como a experiência de mercado.

A comunicação das empresas precisa ser desmistificada como um dos grandes vilões de custos, e passar a ser encarada como uma poderosa ferramenta de produtividade e resultados, desde que analisada assertivamente com ferramentas adequadas a cada necessidade. A solução Asterisk, por exemplo, possui ferramentas personalizadas com um amplo leque de possibilidades, que vão desde Ramal Remoto, que serviria muito bem a um profissional home office, até um Protocolo de Atendimento ou Tarifador imprescindíveis a um Call Center. Por fim, cabe a cada prestadora de serviços em telecom, compreender e analisar o perfil de cada cliente, proporcionando uma experiência única em bom atendimento, custos e tecnologia, três pilares essenciais para os negócios nos dias atuais.

. Por: Robson Costa, diretor do Grupo Encanto Telecom| http://encantotelecom.com.br.

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