Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2008 - 13:12

Júlio Almeida conquista o segundo ouro no Sul-americano de Tiro Esportivo

Classificado para os Jogos de Pequim.

Duas provas, duas medalhas de ouro. Um dos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, Júlio Almeida vem sendo o destaque do Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo, que acontece no Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense, no Complexo Esportivo de Deodoro. Nesta terça-feira, dia 18, ele ficou em primeiro na pistola de fogo central 25m, repetindo o resultado de segunda-feira, na pistola 50m. E a conta dourada ainda pode aumentar. Até o fim da competição, no dia 24 de março, Júlio compete na pistola de ar 10m, na pistola standard 25m e na pistola de tiro rápido 25m.

A prova de pistola de fogo central 25m é o ponto mais forte da equipe brasileira de tiro esportivo, que tomou todo o pódio com facilidade. Júlio marcou 583 pontos e garantiu o ouro. Emerson Duarte e Marcelo Prado terminaram com 576 e definiram a prata no desempate. Na disputa entre compadres – um é padrinho de casamento do outro – Emerson Duarte levou a melhor. “Conheço o Duarte há 20 anos e o espírito esportivo caminha ao lado da amizade. Mas claro que quem perde sofre com as brincadeiras”, admitiu Prado, já preparado para as gozações. (Clique aqui para a foto do pódio da prova de Pistola Fogo Central 25m masculino)

Classificado para os Jogos Olímpicos de Pequim na pistola de ar 10m e no tiro rápido 25m, Júlio Almeida admite que deixou de lado a pistola de fogo central 25m nos últimos meses. Mas a falta de treino não impediu o bom resultado em sua disputa favorita. “Não estava treinando a pistola central 25m por causa dos Jogos Olímpicos, mas é minha prova mais forte e consegui um bom resultado. A parte de precisão foi boa, mas nos tiros rápidos senti a falta de prática. Dizem que é chato ganhar tudo, mas eu não estou achando nem um pouco. Se deixarem, chego junto nas três provas que faltam”, brincou Júlio, que também disputará a etapa brasileira da Copa do Mundo, de 22 a 28 de março, no mesmo Complexo Esportivo de Deodoro. (Clique aqui para a foto de Júlio Almeida)

Depois dos dois ouros, Júlio virou referência no Centro Nacional de Tiro Esportivo Guilherme Paraense. Recebe cumprimentos de dirigentes e atletas do Brasil e do exterior, mas tenta manter os pés no chão a cinco meses dos Jogos Olímpicos. “Tento levar tudo com maturidade. Sabia que por causa da vaga para Pequim, o assédio seria maior. A responsabilidade é grande, pois sei que hoje sou um espelho para outros atletas. Mas tento manter meu jeito de ser, sempre conversando com todo mundo”, explicou Júlio, medalha de prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 na pistola de ar 10m.

O Brasil conseguiu outro pódio completo no segundo dia do Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo. Na prova de double trap, Luiz Fernando Graça conquistou o ouro com 171 pontos. Felipe Fuzaro, com 168, levou a prata, enquanto o bronze ficou com Jaison Santin (162). “Foi uma prova muito boa, principalmente porque não estou na minha melhor fase. Não estava em um bom dia, fui muito mal na fase classificatória. Mas acredito que temos de transformar os momentos ruins em momentos felizes”, disse Luiz Fernando. (Clique aqui para a foto de Felipe Fuzaro)

Em sua primeira participação em Sul-americanos, a brasileira Tatiana Cruz comemorou em dupla a medalha de prata na pistola de ar 10m: ela está grávida de quatro semanas do segundo filho. Tatiana garantiu a medalha no último tiro, marcando 458,6 pontos. O ouro ficou com a chilena Carolina Lagos (465,1) e o bronze, com a brasileira Daniele Carvalho (457,5). “Foi emocionante, ainda mais por causa da gravidez. Estou treinando em ‘dupla’ e esse resultado foi o melhor que já consegui”, vibrou Tatiana, que já é mãe de Letícia, de seis anos. (Clique aqui para a foto de Tatiana Cruz)

Na carabina de ar 10m, o brasileiro Aliseu Faria marcou 677,4 pontos e conquistou a medalha de bronze. O ouro ficou com o chileno Maurício Huerta (679,9) e a prata com o argentino Pablo Alvarez (677,9). “O meu final de prova foi terrível. Nos Jogos Sul-americanos do ano passado, terminei em segundo lugar, atrás deste mesmo argentino. São coisas do esporte. A cada competição, aprendemos com os adversários. Por isso foi muito bom realizar este campeonato com atletas de fora da América do Sul”, analisou Faria.

Em apenas uma prova o Brasil não chegou ao pódio. Na carabina deitada 50m para mulheres, vitória da chilena Karina Rodriguez (586 pontos). A medalha de prata ficou com a argentina Leonela Villoti (583) e a de bronze, com a uruguaia Diana Cabrera (580). (Clique aqui para a foto da prova de Carabina Deitada 50m)

Nesta quarta-feira serão disputadas duas finais masculinas: pistola de ar 10m e carabina três posições 50m. Nesta última, estará presente o norueguês Harald Stenvaag, que conquistou duas medalhas olímpicas: bronze na carabina três posições, em Sydney 2000; e prata na carabina deitado 50m, em Barcelona 1992. Harald elogiou o fato de, pela primeira vez, o campeonato receber atletas de fora da América do Sul como convidados. “O Sul-americano serve como preparação para a Copa do Mundo. Vou aproveitar esta competição para conhecer melhor o estande de tiro e me adaptar ao fuso horário. Os atiradores brasileiros têm bom potencial e o intercâmbio com outros países é importante”, analisou Harald.

O Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo e a etapa da Copa do Mundo de Tiro Esportivo são realizações da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) e da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), com patrocínio da Petrobras, e apoio do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Exército Brasileiro.

Como chegar ao centro nacional de tiro esportivo Guilherme Paraense: Pela Avenida Brasil, no sentido para a Zona Oeste, seguir até o Corpo de Bombeiros de Guadalupe e, dois quilômetros à frente, entrar à direita. A referência é o Campo de Instrução de Gericinó.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira