Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2008 - 13:20

Fispal Food Service vai mostrar inovações em mercado que cresce 15% ao ano

A feira será realizada em junho, em São Paulo, e apresentará os mais recentes lançamentos da indústria de alimentos e bebidas para a alimentação fora do lar, que já movimenta R$ 100 bilhões por ano no Brasil e cresceu cerca de 16% só em 2007.

Mostrando o que há de mais novo em sabores, produtos, equipamentos e serviços para o mercado de alimentação fora do lar, a Fispal Food Service 2008 será realizada em São Paulo, com o patrocínio da Ultragaz, no próximo mês de junho, entre os dias 23 e 26, no Expo Center Norte. Única feira da América Latina que atinge todos os segmentos do food service (bares, restaurantes, padarias, empresas de refeições coletivas, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos que oferecerem alimentos prontos para consumo), a 24ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar deve superar seus resultados do ano passado, quando teve 1.200 expositores, recebeu milhares de visitantes profissionais e superou a casa dos R$ 2 bilhões em negócios fechados.

A expectativa, segundo Marco Antônio Mastrandonakis, diretor de Feiras da Brazil Trade Shows Partners (BTSP), empresa que promove o evento, é baseada no desempenho desse mercado, que desde 2004 vem crescendo em média 15% ao ano. “Já temos um milhão de empresas atuando nesse setor, que vem tendo participação crescente no orçamento alimentar dos brasileiros. Além disso, estamos passando por um processo de amadurecimento, com a entrada de investidores institucionais de grande porte”, afirma.

Além de mostrar os mais recentes lançamentos da indústria nacional de alimentos e bebidas, a feira apresentará também inovações vindas de outros 15 países, expostas por fabricantes interessados em participar do mercado brasileiro.

Simone Martinho, gerente comercial da Fispal Food Service, explica que a feira vai além da exposição de produtos e serviços. “Há uma preocupação muito forte em contribuir para a capacitação desse mercado, que precisa ter uma base sólida para continuar crescendo. Por isso programamos eventos como o Gourmet Show, a Copa Brasileira de Pizzarias, o Espaço Café Brasil e seminários que dão ao participante a oportunidade de conhecer e debater as soluções e tendências desse mercado”, conta ela.

Eventos paralelos - O foco de todos esses eventos é disseminar informações e estimular a criatividade. “É o caso do Gourmet Show, que este ano voltará a ter a coordenação do chef Laurent Suaudeau. Com seu talento e conhecimento, ele dará mais brilho a essa competição que reúne estudantes e profissionais da cozinha em torno de temas como massas, carnes, sanduíches e doces”, diz Simone.

O mesmo objetivo é buscado pela Copa Brasileira de Pizzarias, que já está em sua segunda edição e terá a final realizada durante a Fispal Food Service 2008, reunindo estabelecimentos de todo o Brasil, classificados nas 10 etapas regionais que vêm sendo realizadas desde novembro do ano passado. A exemplo da primeira edição, quando 160 pizzarias de todo o Brasil participaram da Copa, esse evento vem contribuindo para a troca de experiências, estimulando a criatividade do segmento e, assim, contribuindo para sua evolução.

Também o Espaço Café Brasil vai realizar este ano um esforço maior para a capacitação do profissional encarregado de tirar o café expresso. “Hoje temos no Brasil alguns baristas capazes de fazer expressos muito saborosos e sofisticados, mas em 95% dos pontos de venda não é isso que ocorre. Em bares, restaurantes e padarias ainda se serve um expresso de baixa qualidade, que põe a perder toda a tecnologia empregada nas máquinas e na produção do café torrado. Com a capacitação de profissionais, vamos contribuir para que essa situação seja revertida”, informa Simone Martinho.

Mercado em alta - O consultor Enzo Donna, da ECD Consultoria, confirma o crescimento expressivo da alimentação fora do lar. “Embora ainda não tenha os números fechados, estimo que o food service cresceu 16% em 2007, um pouco acima do que se previa no início do ano. Algumas indústrias de grande porte que fornecem produtos para esse mercado relatam aumentos de 20% no volume negociado com os diversos canais do food service”, afirma Donna, explicando que esses percentuais se referem à taxa de crescimento das compras do setor junto às indústrias de alimentos e bebidas.

De acordo com ele, alguns segmentos registraram aumentos ainda mais expressivos, como é o caso das redes de fast-food, que elevaram suas compras em cerca de 28% durante o ano passado. “As lojas de conveniência, assim como os restaurantes self service, também cresceram bastante”, conta o especialista, para quem o setor deve repetir em 2008 o desempenho observado em 2007.

Na opinião de Enzo Donna, a evolução da alimentação fora do lar é confirmada pelo crescente interesse dos investidores de grande porte. Fundos de investimento como o DLJ South American Partners, Advent, Merryll Lynch, UBS Pactual e Deutsche Bank estão investindo em redes de fast-food, centralizando compras, administração, marketing e distribuição, para conseguir escala e lucratividade.

A onda de aquisições começou em 2006, quando a GP Investments comprou uma participação na churrascaria Fogo de Chão. Em seguida, em abril de 2007, o DLJ South American Partners adquiriu, conjuntamente com o empresário Woods Staton, as operações do McDonald´s na América Latina e a Advent adquiriu o grupo RA, que detém concessões de restaurantes, lanchonetes, cafés e confeitarias em aeroportos no Brasil. Sete meses depois, o mesmo fundo comprou a rede Viena, hoje com 120 pontos-de-venda. A Advent negocia agora a compra das redes Galeto's e Almanara, esta última de comida árabe.

Para Donna, o interesse de grandes investidores pelo mercado de food service “é sinal de profissionalização e amadurecimento do setor, que já movimenta R$ 100 bilhões por ano no Brasil”.

Promoção - A Fispal Food Service é promovida pela Brazil Trade Shows Partners (BTSP), empresa que adquiriu a Fispal e a Dipemar em 2007, duas das principais promotoras de feiras do setor de alimentos e bebidas do País. A BTSP é uma companhia de investimentos formada pelo fundo de investimentos em participações DLJ South American Partners e pelo empresário e publicitário Flávio A. Corrêa, que preside a empresa.

Fispal Food Service 2008.: 24ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar,d e 23 a 26 de junho, das 13h às 21h, no Expo Center Norte - São Paulo, Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – São Paulo (SP).

Credenciamento para visitantes profissionais disponível no site a partir de 18 de março: www.btsp.com.br/credenciamento

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira