Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2017 - 09:42

Turistas aprovam a Região Portuária do Rio

A pesquisa serve como balizador para que os empreendedores adotem políticas de potencialização dos negócios, avaliam Sebrae/RJ e Cdurp.

A Região Portuária entrou definitivamente na rota do turista do Rio de Janeiro, que dedica um dia de sua passagem pela cidade à área revitalizada. Segundo a Pesquisa de Percepção Turística do Projeto Sebrae no Porto, parceria entre a Prefeitura do Rio e o Sebrae/RJ, o perfil do visitante na maior parte do ano é masculino e casado. Na alta temporada, todos gastam mais, brasileiros e estrangeiros, e verifica-se maior número de turistas da menor faixa de renda e com Nível Médio. Na baixa temporada há uma inversão, com a chegada de mais turistas com Nível Superior e maior renda. O levantamento vai ajudar a melhorar os negócios para quem está de olho nos novos frequentadores da área.

Pesquisadores foram a campo em três ocasiões durante o último ano: na alta temporada (fevereiro), na baixa temporada (junho) e no período dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (agosto). O objetivo era identificar o perfil dos visitantes e usuários de produtos e serviços da Região Portuária, permitindo análises sobre o consumo e indicações do grau de satisfação.

Os visitantes classificaram o atendimento durante o evento esportivo como o “mais satisfatório”. O relatório aponta que, na alta temporada, os atendimentos são bem avaliados, mas não chegam a se destacar no nível mais alto de satisfação. A baixa temporada equilibra os níveis de satisfação de atendimento, sendo os meios de hospedagem os que somam os melhores índices.

A pesquisa serve como balizador para que os empreendedores adotem políticas de potencialização dos negócios.

— Acreditamos no potencial turístico da região, que pode gerar novos negócios, emprego e renda para atuais e futuros moradores e empreendedores — avalia o gerente de Desenvolvimento Econômico e Social da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Rilden Albuquerque.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, a análise da percepção dos turistas é “fundamental para que os empresários possam profissionalizar a gestão e direcionar suas ações e seus investimentos no aperfeiçoamento dos seus negócios”.

— É fácil vir de VLT ou a pé. Os museus são muito bons, e a área de passeio é linda. Poderiam oferecer atividades permanentes também nos armazéns, além dos shows e eventos. Com restaurantes e lojas abertas até mais tarde, aposto que não faltará movimento — sugeriu a professora aposentada Regina Vitória, de 71 anos, que desde a inauguração do Museu do Amanhã já visitou a Região Portuária Várias vezes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira