Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/03/2017 - 10:56

Mais apoio e menos preconceito

Após décadas de lutas, conseguimos a duras penas galgar espaço e reconhecimento no mercado de trabalho. Porém, a situação ainda está longe da equidade. O mês de março é destinado para reflexão diante da igualdade de direitos de nós mulheres. A maioria de nós, ainda recebe menos e tem que lidar com a diferença de tratamento existente em relação aos homens.

A realidade enfrentada pelas mulheres no mercado da Tecnologia da Informação não é diferente. Por ser uma área que normalmente os homens predominam, exemplos de machismo podem ser facilmente elencados pelas profissionais de TI. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio desenvolvida pelo IBGE, apenas 20% dos profissionais do mercado de tecnologia da informação são mulheres. Não é de hoje, esse direcionamento vem de outros tempos. Desde a infância possuímos incentivos para seguir carreira nas áreas humanas ou da saúde, nunca para exatas. Um exemplo é que raramente se encontra jogos matemáticos em propagandas para meninas.

Mas, felizmente, o cenário vem se modificando. O avanço da tecnologia nas escolas e no cotidiano das pessoas tem colaborado com o aumento do número de mulheres nas salas de aula dos cursos de tecnologia. Assim como ocorre no mercado como um todo, a área tecnológica está abrindo seus olhos para a realidade, permitindo o acesso universal e a presença igualitária de gêneros no meio. O passo é uma grande conquista para as mulheres.

Estamos perto do ideal? Ainda não. Entretanto, cada conquista deve ser comemorada. Para atingir a igualdade que desejamos é fundamental estarmos presentes no mercado e nos unirmos em prol da mesma causa, e esses objetivos nós já atingimos.

. Por: Camila Salaberry, Professora do curso Técnico em Informática da Fundatec.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira