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22/03/2017 - 07:29

Afrobras lança banco de talentos e vagas para jovens negros

São Paulo — Um encontro realizado na manhã do dia 21 de março (terça-feira), Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, no Auditório da Folha de S. Paulo, debateu os desafios da inclusão étnico-racial na educação e mercado de trabalho. Durante o evento também foi apresentado o www.afrobras.trabalhando.com, uma plataforma para reunir currículos de afrodescendentes e oferecer vagas de empregos para esses jovens, resultado efetivo do Projeto Iniciativa Empresarial pela Igualdade.

O Projeto iniciativa Empresarial pela Igualdade é uma plataforma de articulação desenvolvida e liderada pela ONG Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a iniciativa privada (Universia, Magazine Luiza, Microsoft, Itaú, Bradesco, entre outras) para abordar de forma ampla o tema da diversidade étnico-racial no mercado de trabalho. O lançamento de um banco de talentos afrodescendentes é o resultado direto destes esforços. O www.afrobras.trabalhando.com reúne o currículo de estudantes e oferece vagas de empresas de todo o País. Responsivo, pode ser acessado por meio de computadores, smartphones e tablets.

Segundo o IBGE, 52,9% da população brasileira é composta por pretos e pardos. Entretanto, de acordo com pesquisa divulgada em 2016 pelo Instituto Ethos, os negros ocupam apenas 4,7% dos postos de direção e 6,3% dos cargos de gerência das 500 maiores empresas que operam no Brasil. No caso das mulheres negras essa desigualdade é mais acentuada, já que elas estão presentes em 1,6% dos postos de gerência e em 0,4% dos cargos de direção.

“A ampliação da presença, a criação de políticas internas de promoção e manutenção dos afrodescendentes nas grandes, pequenas e médias corporações, constitui elemento essencial de modificação do cenário econômico-social no Brasil, superando a resistência às mudanças no cenário das desigualdades raciais”, afirmou José Vicente, presidente da Afrobras, reitor da Zumbi dos Palmares e idealizador do Projeto. Já Luis Cabañas, diretor geral da Universia - portal que oferece diversas oportunidades principalmente para jovens universitários e recém-formados afirmou que em 2016 ofereceu 1,2 milhão de vagas por meio da internet. “Essa parceria é fundamental para darmos mais um passo rumo à inclusão”, disse Cabañas.

“Quando vejo um menino desistindo da escola no ensino médio é como se estivesse vendo aquele menino que cai da barca no Mediterrâneo. Sem educação, o menino se torna um naufrago social. Por outro lado, ao chegar ao porto precisa atracar, que é a entrada no mercado de trabalho. Por isso, vejo com muitos bons olhos o banco de talentos que agora expõe não os dentes e músculos dos afrodescendentes, mas seus currículos bem preparados”, afirmou o senador Cristovam Buarque, um dos presentes.

O ex-ministro do STF, Ayres Britto, falou sobre Estado de Direito e valor à Constituição. “O nosso desafio é fazer o que a Constituição manda, transformar a sociedade em uma comunidade, algo orgânico, afetivo, construir o elo de pertencimento afirmativo a este pais de nome Brasil”, concluiu.

Também participaram dos debates Helena Lins Coelho, vice-presidente administrativa do TRT (15a região), e a secretária-executiva da SECAD, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Ivana Siqueira.Executivos. Além disso, executivos das empresas parceiras também expuseram as iniciativas realizadas em prol da igualdade étnico racial. Participaram das apresentações: Patrícia Pugas, diretora-executiva do Magazine Luiza, Jane Graziele, diretora de Marketing da Microsoft, Marcelo Orticelli, diretor da área de Pessoas do Itaú, Glaucimar Peticov, diretora de Recursos Humanos do Bradesco e Carolina Mazziero, diretora de Recursos Humanos da Unilever.

Sobre os Compromissos da Empresa pela Igualdade — A Iniciativa Empresarial pela Igualdade listou dez Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade. Para favorecer a construção de um plano de ação nas empresas, foram sugeridos indicativos de ação ou diretrizes gerais relacionadas a cada um dos Compromissos. Esses indicativos podem e devem ser transformados em indicadores, assim como podem ser estabelecidas metas e um cronograma dentro de um plano de ação geral ou específico para cada item. Por exemplo:

1. Comprometer-se com o respeito e a promoção da igualdade:* Articular-se com outras organizações — A alta liderança da empresa deve articular-se com stakeholders, outras empresas, governos, organizações e lideranças da sociedade civil, no diálogo em torno da promoção da igualdade racial, fortalecendo os programas e ações efetivas.

2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas as pessoas: *Metas para inclusão de profissionais negros — Estabelecer metas específicas para a inclusão de profissionais negros em processos de recrutamento e seleção para vagas ou para promoção e carreira na empresa, realizando ações afirmativas para e ampliar a participação do segmento no mercado de trabalho, priorizando, sobretudo, jovens negros e mulheres negras.

3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para todas as pessoas: * Implantar ou aprimorar canal de reclamação — Implantar ou aprimorar canal de reclamação de empregados(as) considerando a diversidade racial, a vulnerabilidade de alguns segmentos da população a práticas de discriminação e as necessidades específicas de capacitação dos operadores do canal para lidar com as especificidades da discriminação racial.

4. Sensibilizar e educar para o respeito e a promoção da diversidade racial * Realizar eventos — Realizar eventos internos ou apoiar eventos da comunidade relacionados à diversidade racial, dando visibilidade ao tema, aos empregados, às autoridades e lideranças da sociedade que representam a busca por avanços na promoção da igualdade racial.

5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade sobre diversidade racial: * Formalizar participação do grupo no sistema de gestão — Formalizar criação ou existência do grupo no sistema de governança das ações de valorização da diversidade ou outros sistemas de gestão da empresa, garantindo que os diagnósticos, proposições e planos de ação sejam considerados institucionalmente, sobretudo pela alta liderança.

6. Promover o respeito à diversidade racial na comunicação e marketing : * Inserir mensagens positivas na comunicação e marketing da empresa afrobrasileiros.net.br — Inserir mensagens positivas sobre diversidade racial na comunicação e marketing da empresa, com uso de imagens, falas e situações que valorizem as pessoas de diferentes segmentos da população e a importância de se promover a igualdade racial na sociedade.

7. Respeitar e promover a diversidade racial no planejamento de produtos, serviços e atendimento a clientes. : * Planejar produtos e serviços considerando o segmentos étnico-raciais da população — Considerar as perspectivas, expectativas e demandas específicas dos diferentes segmentos étnico-raciais da população no planejamento de produtos e serviços, sempre que se mostrar viável e respeitoso para com seus direitos.

8. Promover ações de desenvolvimento profissional para se alcançar a igualdade racial no acesso a oportunidades de trabalho e renda: * Criar mecanismos internos visando ao desenvolvimento na carreira dos empregados(as) de segmentos historicamente discriminamos — Criar mecanismos internos, como coaching ou mentoring, entre outros, para favorecer o enfrentamento de barreiras que impedem ou atrapalham o desenvolvimento dos empregados(as) destes segmentos étnico-raciais na carreira.

9. Promover o desenvolvimento econômico e social na cadeia de valor dos segmentos étnico- raciais em situação de vulnerabilidade e exclusão : * Apoiar o fomento econômico a empreendedores dos segmentos historicamente discriminados, sobretudo a população negra — Estabelecer parcerias, patrocínios, incentivos e/ou eventos com organizações de fomento econômico e apoio a empreendedores para que considerem os segmentos historicamente discriminados, sobretudo a população negra, em seu planejamento e atividades.

10. Promove* r e apoiar ações em prol da igualdade racial no relacionamento com a comunidade: * Realizar ou apoiar eventos que promovem a diversidade racial como valor na sociedade — Incentivar, apoiar ou oferecer patrocínio a eventos que promovem igualdade racial, o valor da diversidade racial e os direitos humanos de segmentos étnico- raciais historicamente discriminados.

A Afrobras é uma organização não governamental, fundada em 1997, que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, e tem por finalidade trabalhar pela inserção socioeconômica, cultural e educacional dos jovens negros brasileiros. Em âmbito nacional, realiza atividades de informação, formação, capacitação, qualificação e ações afirmativas para inserção e visibilidade do negro brasileiro. Nesse sentido, soma-se às demais ações afirmativas recentemente implementadas nas distintas esferas do poder público e setor corporativo.

Para viabilidade dos objetivos da existência da AFROBRAS, ela promove, incentiva e realiza individualmente e com apoio de parceiros nacionais ou internacionais, diversos projetos como reuniões, debates, seminários, workshops, eventos sociais, culturais, esportivos, musicais, ações de interlocução política e institucional, assim como cria, desenvolve e executa projetos especiais que permitam cumprir seus objetivos institucionais de inclusão, valorização e protagonismo do negro brasileiro.

Projetos Institucionais Afrobras: 1.Universidade Zumbi dos Palmares: instituição de caráter comunitário e sem fins lucrativos tem como missão “a inclusão e a formação qualificada de profissionais comprometidos com os valores da Ética, dignidade da pessoa humana e diversidade étnico racial”.

2. Observatório da população negra: é o primeiro banco de dados sobre as realizações da população afrodescendente em diversas áreas produtivas e sociais do Brasil. O núcleo realiza pesquisas sobre os resultados efetivos das políticas públicas para a população negra, que permite identificar problemas e avanços em cada segmento de estudo.

3. Programa Negros em Foco: no ar desde 2003 pelo canal 9 da NET, TV Aberta. A atração é apresentada por jornalistas afro-brasileiros e discute temas que interessam a sociedade brasileira como economia, cultura, educação, mercado de trabalho, saúde, política etc.

4. Revista Afirmativa Plural:uma das poucas revistas no país a discutir o universo afro-brasileiro em toda sua diversidade. É uma publicação semestral com abordagem nos principais temas de interesse da comunidade afro-brasileira.

5. Portal afrobrasileiros.net.br: tem a missão é informar, entreter, promover e elevar a autoestima do negro brasileiro. Com matérias de política, finanças, negócios, esportes, entretenimento, mundo feminino, moda, comportamento saúde e histórias de sucesso.

6. Troféu Raça Negra: em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, personalidades e autoridades negras e não negras, nacionais e internacionais, são premiadas por exaltar, enaltecer e divulgar o valor das iniciativas, ações, gestos, posturas, atitudes, trajetórias e realizações que tenham contribuído para aprofundamento e ampliação da valorização da raça negra.

7. Flinksampa — Festa Internacional do conhecimento, literatura e cultura negra: tem como objetivo dar mais visibilidade à literatura afro. Um mega evento que propõe visão e mudança na história da literatura do negro, brasileiro e estrangeiro. Em parceria com o Memorial da América Latina, toda a área da Praça Cívica é ocupada por estandes de patrocinadores e parceiros que trabalham com a temática negra, levando ainda comércio, cultura e lazer.

8. Banco de talentos [www.afirmativo.org.br]: é um movimento sem fins lucrativos de utilidade pública e filantrópica criado em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares e tem como objetivo principal a integração dos alunos e comunidade em ambiente favorável à discussão da diversidade social. Com foco no programa de estágio o AFIRMATIVO.ORG prepara e capacita os jovens para o trabalho por meio de sua plataforma online promovendo cursos profissionalizantes a distância e presenciais em parceria com o CIEE.

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