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24/03/2017 - 07:46

Indústria nacional de Defesa mira no exterior para expansão dos negócios

Empresas brasileiras têm potencial para aumentar as exportações de produtos e serviços e assim alavancar as vendas do setor em 2017

Em tempos de instabilidade econômica, focar as estratégias na exportação de produtos e serviços parece ser uma alternativa adequada para a indústria nacional de defesa. O potencial para ampliar o alcance para mercados fora do Brasil já existe, mas alguns desafios ainda precisam ser superados pelas empresas brasileiras que desejam continuar ou começar a fazer negócios no exterior.

Para o diretor comercial e de Desenvolvimento de Negócios da Akaer, Aldo da Silva Junior, o potencial de exportação do País é enorme, em especial, para as nações que precisam, ou preferem, tecnologias e soluções com maior independência dos controles e restrições dos países desenvolvidos como Estados Unidos, por exemplo. A Akaer é especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas integradas para diversos mercados - aeroespacial, defesa, energia e automotiva.

“O Brasil tem uma estrutura de custos e de impostos que reduzem a competitividade das empresas brasileiras frente aos seus competidores diretos no mercado global. Os produtos e serviços nacionais têm alta qualidade e conteúdo tecnológico, mas muitas vezes deixam de ser competitivos mesmo com o câmbio favorável”, afirma Junior, que acrescenta: “felizmente contamos com entidades que estão trabalhando diligentemente para reduzir estas dificuldades, como a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX)”.

Com forte atuação no mercado externo a Agrale, fabricante de veículos e motores, possui uma gama de produtos que são exportados, com destaque para a família de Viaturas Agrale Marruá. “A potencialidade de exportação é influenciada por diversos fatores, que além dos político-econômicos e do câmbio, incluem também a competitividade, a capacidade produtiva, tecnológica e de inovação das empresas da Base Industrial de Defesa do Brasil”, afirma o diretor comercial da Agrale, Edson Martins.

“O Brasil é uma nação que não está envolvida em nenhum conflito e é reconhecida mundialmente como neutra o que facilita a inserção das viaturas Agrale Marruá em muitos mercados. Como fator negativo temos as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelos países tradicionalmente clientes de produtos brasileiros, como por exemplo os países sul-americanos, e o fato das compras militares serem cíclicas”, completa Martins.

Expectativas - Com uma carteira de clientes no exterior que inclui países como EUA, Canadá, China, Espanha e França, atualmente a Akaer presta serviços para a Saab e a Pratt & Whitney - United Technologies. “Apesar de um ano desafiador como o de 2016, a Akaer aumentou seu faturamento em mais de 10% ao mesmo tempo em que o percentual de receitas de serviços em exportação subiu para 40%. Além disso, a empresa fez fortes investimentos como a mudança da sede principal para o Parque Tecnológico de São José dos Campos e a aquisição da divisão de Espaço e Defesa da Opto Eletrônica S.A, agora denominada OPTO Space & Defense”, salienta o diretor comercial e de Desenvolvimento de Negócios da Akaer, Aldo da Silva Junior.

Já o diretor comercial da Agrale, Edson Martins, destaca as atuações da empresa em países da América do Sul e África no último ano. “Apenas de exportações da família de viaturas Agrale Marruá, podemos citar alguns países tais como: Argentina, Equador, Namíbia, Paraguai, Gana, além das viaturas usadas pelo Exército Brasileiro nas Missões de Paz da ONU no Haiti e no Sudão do Sul. Em 2017, a expectativa é de aumentar a penetração nos mercados onde atuamos e buscar a abertura de novas fronteiras para as diversas linhas de produtos da Agrale”, afirma Martins.

Outra empresa que investirá no mercado exterior em 2017 é a Protecta, especializada em proteção balística. “A Protecta vem experimentando um crescimento importante da ordem de 30% ao ano. Esse resultado é reflexo principalmente em razão dos novos mercados que estamos atuando e o constante investimento em novos produtos. Com a expectativa de estabilidade do mercado doméstico este ano, vamos apostar nas exportações para manter nosso crescimento. Já contamos com alguns clientes na América Latina e na África”, afirma o diretor geral da Protecta, Christian Callas.

Encontro da Indústria de Defesa e Segurança - AAkaer, Protecta e Agrale fazem parte do time de mais de 600 marcas que estarão presentes na LAAD Defence & Security 2017 com o objetivo de fomentar novos negócios e apresentar suas soluções e serviços. O encontro acontece de 4 a 7 de abril no Riocentro, no Rio de Janeiro, e irá reunir empresas nacionais e internacionais fornecedoras de equipamentos, serviços e tecnologias para as Forças Armadas e Forças Policiais, além de gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica.

O diretor comercial e de Desenvolvimento de Negócios da Akaer ressalta a importância da LAAD para a empresa. “Na edição de 2015 o evento foi muito proveitoso para a Akaer. Já para este ano triplicamos o tamanho de nosso estande e investimento na feira. Nossa expectativa é de que a Akaer continue seu caminho de consolidação como uma das maiores empresas brasileiras no desenvolvimento de soluções tecnológicas integradas para diversos mercados - como aeroespacial, defesa, energia e automotiva. Queremos também ampliar nossa rede de relacionamento e conquistar novos parceiros e negócios”, conclui.

Sobre a LAAD Defence & Security - Maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, a LAAD Defence & Security chega em 2017 a sua 11ª edição. Reúne bienalmente no Riocentro, no Rio de Janeiro, empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de soluções para as três Forças Armadas e Forças Policiais. Além de exposição, o evento conta com programa de conteúdo exclusivo como o Seminário de Defesa LAAD e o Seminário de Segurança LAAD. Na última edição, em 2015, o evento reuniu 642 marcas expositoras de 41 países, 36.250 visitantes de 90 países e 170 delegações oficiais de 74 países.

Clarion Events - Por mais de 65 anos, a Clarion Events dedica-se à promoção e organização de feiras de negócios, eventos e congressos. Reúne aproximadamente 700 mil visitantes e congressistas e 12 mil expositores e patrocinadores em mais de 200 eventos realizados ao redor do mundo. A Clarion Events tem presença global – atua em 12 escritórios em 9 países e está no Brasil desde 2008.

LAAD Defence & Security 2017 - Feira Internacional de Defesa e Segurança, de 04 a 07 de abril, no Riocentro, Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro – RJ. Exposição: 04 a 06 de Abril - das 10h às 18h / 07 de Abril - das 10h às 17h. | Seminários: 04 de Abril - das 14h às 17h / 05 e 06 de Abril - das 10h às 17h.

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