Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/03/2008 - 14:31

Embraer conclui instalação da asa e motores do primeiro Phenom 300


Programa avança rumo ao primeiro vôo do jato em meados deste ano.

São José dos Campos, 18 de março de 2008 – A Embraer realizou, com êxito, a junção da asa com a fuselagem e a instalação dos motores do primeiro jato executivo Phenom 300, semana passada, na Unidade Gavião Peixoto da Empresa. Além destas etapas, o primeiro acionamento elétrico das fontes de energia da aeronave (power-on) foi realizado com sucesso na terça-feira, 4 de março.

“Estamos empolgados por ver o programa Phenom 300 avançar conforme o planejado, rumo ao primeiro vôo em meados do ano”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “O tamanho e a elegância da aeronave, com suas asas enflechadas que proporcionam alta velocidade de cruzeiro e longo alcance, terão presença destacada nas pistas. Agora, torna-se aparente o quão grande é a cabine e quão generosa ela será em termos de espaço interno e conforto.” A Embraer adotou uma estratégia de produção descentralizada para o programa Phenom, expandindo a Unidade Botucatu, para realizar a pré-montagem, e a Unidade Gavião Peixoto, para executar a montagem final, ambas localizadas no interior do Estado de São Paulo. A fuselagem do Phenom 300 foi montada em Botucatu e transportada para o novo hangar de produção em Gavião Peixoto, onde os motores foram instalados e a integração dos sistemas iniciada. A asa, composta por uma peça única, também foi montada em Botucatu e mede 16,2 metros (53,2 pés) de ponta a ponta.

A equipe de desenvolvimento da família Phenom, formada por engenheiros e profissionais de planejamento de fabricação, produção e controle de qualidade, fez amplo uso do software CATIA V5 e do Centro de Realidade Virtual (CRV) para o projeto e manufatura digitais.

Simulações da produção em computador garantiram a precisão e o sucesso das primeiras etapas da montagem do Phenom 300.

Perfil do Phenom 300 - O jato Phenom 300 é o melhor da sua classe. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desta aeronave, que oferecerá aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em suas categorias. A sensação de ambiente agradável e relaxante é ainda mais enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em sua classe. Outros itens a bordo incluem espaço para um armário ou copa, um lavabo privativo traseiro e comunicação via satélite.

A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo da nova aeronave permitirão a operação por apenas um piloto. Empregando a experiência em projeto e engenharia da Embraer, o jato Phenom 300 será construído para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, a aeronaves oferecerá um sistema brake-bywire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.

Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando Prodigy® oferece aos pilotos do Phenom 300 mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado atual. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois Primary Flight Displays (Monitores Primários de Vôo, PFD em inglês) e um Multi-Function Display (Monitor deFunção Múltipla, MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta da tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores coloridos de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

O Phenom 300 transportará até nove ocupantes. Os compartimentos de bagagem somam 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) de capacidade e acomodarão malas e equipamentos de golfe e esqui. O jato será equipado com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canadá, com 3.200 libras de empuxo cada. Seu alcance, com velocidade máxima de Mach 0,78 e seis ocupantes a bordo, será de 1.800 milhas náuticas (3.334 km), incluindo reservas NBAA IFR e alternativa de 100 milhas náuticas. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas e é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo (Brasil) a Manaus (Brasil) ou Santiago (Chile); de Buenos Aires (Argentina) a Salvador (Brasil) ou La Paz (Bolívia); ou de Caracas (Venezuela) a La Paz, Jacksonville, no Estado norte-americano da Florida, ou às ilhas Bermudas, no Caribe, a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes. O Phenom 300 deverá entrar em serviço no segundo semestre de 2009 e tem preço de US$ 6,65 milhões (configuração básica, sem opcionais), nas condições econômicas de janeiro de 2005 para certificação FAA. | Site www.EmbraerExecutiveJets.com.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 31 de dezembro de 2007, a Embraer contava com 23.734 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 18,8 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira