Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2017 - 07:52

Consumo de GNV cresce 11% no comparativo com mesmo período de 2016, aponta Abegás

Na indústria, em relação aos números de janeiro de 2016, queda foi de 2,5% e de 2,8% frente os dados de dezembro.

Rio de Janeiro — O consumo de Gás Natural Veicular (GNV) apresentou crescimento de 11% na comparação com janeiro de 2016.Já o consumo de gás natural no País caiu 7,7% em janeiro de 2017 na comparação com os números de dezembro de 2016. No primeiro mês deste ano foram consumidos 53,87 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural frente os 58,38 milhões apontados em dezembro de 2016. Já na comparação com os dados de janeiro de 2016, a retração é de 20,8%.

Na indústria, a desaceleração da atividade e a sazonalidade do período reduziram o consumo no segmento. O recuo foi de 2,8% frente os dados de dezembro. Em relação aos números de janeiro de 2016, a queda foi de 2,5%

Os dados fazem parte do levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), feito com concessionárias em 20 estados, reunindo dados na indústria e nos segmentos residencial, comercial e automotivo, entre outros.

"O consumo de gás natural no mês de janeiro costuma ser fortemente impactado pela sazonalidade do período. É um mês de menor atividade e no qual muitos consumidores estão em período de férias. A redução da atividade econômica no País também teve peso nesse resultado. O crescimento do GNV é a boa notícia, mostrando como o gás natural vem sendo uma opção cada vez mais atraente no segmento automotivo", explica o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

“No cenário mais macro, acreditamos que as nossas propostas – a adoção de políticas tributárias adequadas e justas para a cadeia de produção e a regulamentação do acesso às infraestruturas essenciais como gasodutos de escoamento e terminais de regaseificação, entre outras – podem criar um ambiente de negócios extremamente favorável para atrair novos investimentos e incentivar o desenvolvimento do mercado de gás natural, de modo que esse energético extremamente versátil possa ficar ainda mais competitivo e contribuir para o crescimento econômico do País”, completa Salomon.

Resultados por segmento: destaque é crescimento do GNV — Nas indústrias, o volume médio diário de gás natural consumido pelo segmento em 2016 foi de 26,2 milhões de metros cúbicos, com retração de 9% em relação a 2015.

No mercado residencial, segmento normalmente impactado pela sazonalidade do período de férias e do verão, o consumo teve um recuo de 30% frente aos números de dezembro de 2016. Já na comparação com janeiro de 2016, o crescimento foi de 12,7%.

O consumo de GNV no segmento automotivo apresentou crescimento de 11% na comparação com janeiro de 2016 e retração de 6,1% frente aos dados de dezembro, comportamento esperado em função da sazonalidade do período.

No segmento comercial, houve um recuo de 2,5% frente os dados e janeiro de 2016, reflexo da desaceleração econômica do País.

Em projetos de cogeração, o crescimento em janeiro foi de 1,6% frente o consumo registrado em dezembro, enquanto no confronto com os dados de janeiro de 2016, o levantamento da Abegás apontou crescimento de 9,8%.

Na geração elétrica, uma ligeira alta: 1,8% em relação a dezembro. Na comparação com o janeiro de 2016 , o recuo foi de 41%.

Destaques de consumo nas regiões em janeiro/2017 ante dezembro/2016: . Centro-Oeste - Crescimento de 1,3% no segmento comercial. | . Nordeste – Alta de 22,5% na geração elétrica. | . Norte - Crescimento de 43,6% no segmento industrial. | . Sudeste – Aumento de 2,9% no consumo industrial. | . Sul – Crescimento de 6,5% no consumo industrial. | www.abegas.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira