Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2008 - 10:08

Marco no turismo de eventos, CentroSul completa dez anos

Empreendimento tornou Florianópolis referência na área de negócios.

Florianópolis talvez seja a capital brasileira que mais mudanças tenha experimentado ao longo dos últimos dez anos. De conhecido destino turístico tornou-se uma cidade em franca expansão e, a cada ano, mais procurada durante a temporada por visitantes de todo o Brasil e do mundo. Marco no desenvolvimento do turismo ilhéu, o Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul) completa uma década de existência em 2008 como um dos maiores captadores de eventos da região Sul e responsável por colocar a capital catarinense no mapa internacional do turismo de eventos e negócios. Da inauguração em 1998 até janeiro deste ano, o empreendimento recebeu quase 1,2 mil eventos e quatro milhões de pessoas, dez vezes a população da cidade. E segue crescendo junto com Florianópolis, ambos com um desafio em comum: qualificar e dar fôlego ao turismo local durante o ano inteiro. "O CentroSul se tornou um marco para o desenvolvimento da atividade turística da cidade. Foi um dos maiores responsáveis por inserir Florianópolis no circuito dos grandes eventos nacionais e internacionais. Trouxe profissionalismo e estimulou as empresas do setor a qualificarem os serviços prestados", declara Jô Cintra, presidente do Florianópolis Convention & Visitors Bureau. Segundo ela, um dos objetivos da entidade é justamente "quebrar a sazonalidade" do turismo na Ilha de Santa Catarina. Para isso, o Convention trabalha em parceria com o CentroSul na constante busca de novos eventos, "gerando assim negócios para toda a cidade".

A evolução do turismo de negócios e eventos nesta década revela uma significativa mudança de perfil dos visitantes de Florianópolis. De acordo com pesquisa da Santur, órgão oficial de turismo de Santa Catarina, em 2001 apenas 2,13% dos visitantes chegavam à Capital por motivo de negócios. No ano passado, esse tipo de visitante já representava 10,52% do total, contra 89,48% de turistas convencionais (aqueles que buscam sol e mar). Ainda segundo o levantamento da Santur, em 2001 apenas 0,38% dos entrevistados declararam que os eventos eram os principais atrativos turísticos de Florianópolis. O percentual subiu para 3,79% em 2007.

"Florianópolis é hoje uma referência para o turismo de negócios e eventos, e o CentroSul está diretamente ligado à diversificação dos visitantes da Ilha. A cidade não é mais conhecida somente por suas belas praias, mas também por sua capacidade de abrigar eventos nacionais e internacionais de grande porte", afirma Cristiane Reitz, gerente geral do CentroSul. A próxima década, acrescenta, será dedicada à ampliação da visibilidade conquistada nos primeiros dez anos de atuação do empreendimento. "Ainda há muito espaço para a expansão do turismo de eventos em nossa cidade", completa Cristiane, que também é diretora técnica da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef).

Perfil do CentroSul - Premiado cinco vezes como o melhor centro de convenções do país, sendo o vencedor do Top de Turismo 2007 da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) na categoria Melhor Centro de Eventos do País, o CentroSul oferece 15.000m² de um moderno espaço multifuncional para eventos de qualquer porte e público. Com infra-estrutura tecnológica inteligente, recebe desde uma pequena reunião de trabalho até shows para 17 mil pessoas.

Fundado em 1998, o CentroSul está localizado no centro de Florianópolis, às margens da Baía Sul, a poucos metros das pontes que ligam as áreas continental e insular da cidade e a 13 km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Em seus dois andares há salões, restaurante, lanchonete, fáceis acessos aos banheiros, amplo estacionamento para 1.000 carros e redes elétricas, telefônicas e hidráulicas embutidas no piso, que facilitam o trabalho em qualquer ponto dos salões. A divisão interna de ambientes permite a realização de vários eventos simultâneos sem interferência. A estrutura moderna também garante uma maior praticidade e ainda conta com docas para carga e descarga.

O CentroSul apresenta crescimento médio anual de 10% em seus negócios e possui 32 funcionários diretos sem contar os indiretos que prestam serviços. A empresa contribui diretamente para a expansão de mais de 36 atividades econômicas, num total de 154 micro e pequenas empresas e prestadores autônomos. || Site: www.centrosul.net.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira