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20/03/2008 - 10:12

Segurança: CPqD anuncia destaques para 2008

CPqD destaca suas apostas de segurança da informação, um dos seus focos de atuação para este ano.

Campinas - Pesquisa realizada pela IDC prevê crescimento de 15,3% do segmento de segurança da informação em 2008, mercado que movimentou 370 milhões de dólares no ano passado no Brasil. A segurança é uma preocupação que aflige todas a empresas, sejam pequenas, médias ou grandes, podendo colocar em risco informações vitais das corporações. Ciente da complexidade deste mercado, o CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, anuncia seus principais focos de trabalho para 2008 nesta área: Segurança em VoIP, PCI (Payment Card Industry) e desenvolvimento seguro de software.

Um dos destaques é CPqD Segurança em VoIP, uma consultoria com foco na identificação dos principais riscos aos quais as redes VoIP estão sujeitas, como quebra de privacidade e confidencialidade, com o objetivo de permitir que as corporações coloquem em prática ações que preservem as comunicações interna e externamente. A metodologia utilizada é baseada no equilíbrio do grau de segurança para que a comunicação de voz seja confiável e os níveis de qualidade de serviço sejam preservados, por meio de análise de risco e avaliação.

"O baixo custo com que a tecnologia VoIP é oferecida ao consumidor final tem feito com que o mercado feche os olhos para alguns fatores, como a transmissão de dados confidenciais pela rede. Nós prestamos uma consultoria especializada para garantir que a comunicação esteja sempre disponível, mas de forma segura, dimensionando servidores, roteadores, controles de segurança e comunicação envolvidos", afirma Ruy Flávio de Oliveira, Gerente de Produtos de Segurança do CPqD.

Na área de padrões de segurança PCI, o CPqD presta consultoria para redução de fraudes nos meios eletrônicos de pagamentos. O serviço objetiva garantir às operadoras de cartão de crédito que todo o caminho da transação eletrônica seja seguro, desde a hora em que o consumidor utiliza o cartão para realizar um pagamento até a hora em que esta transação é finalizada. Também é realizada uma auditoria no estabelecimento que aceita esta forma de pagamento para averiguar se opera dentro dos padrões de segurança e, em caso positivo, conferir um certificado que o qualifica para este tipo de transação.

"Este serviço de consultoria e auditoria é vantajoso tanto para as empresas de cartão de crédito como para os clientes e estabelecimentos, pois reduz as transações fraudulentas, aumentando a segurança dos cartões. Nosso diferencial é o fato de trabalharmos com multidisciplinaridade, por conhecermos o ambiente de rede por onde trafegam as transações e o desenvolvimento de tecnologia de cartões eletrônicos, agregando valor e expertise à consultoria oferecida", comenta Oliveira.

A consultoria para o Desenvolvimento Seguro de Software também é um dos focos da equipe de segurança para 2008. O CPqD avalia os códigos e as técnicas de desenvolvimento, acompanhando todo o processo, e mostra para as empresas desenvolvedoras de softwares onde estão as vulnerabilidades nos processos. "A falha na segurança de um software pode causar problemas futuros, por isso mostramos como o cliente pode melhorar o processo e a qualidade do código, sem expor o seu ambiente aos perigos externos", finaliza Oliveira.

Perfil do CpqD - Há 31 anos atuando em Telecom e Tecnologia da Informação, o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

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