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31/03/2017 - 07:38

Pão de queijo é nova febre de empreendedores


O tradicional pãozinho mineiro vai abrindo mercado e ganhando expansão.

Polvilho doce, leite, ovos e queijo. Esses são os principais ingredientes de uma receita muito conhecida dos mineiros, o pão de queijo. É verdade que cada família tem a sua receita, mas a fama e a tradição do quitute são reconhecidas nacionalmente. Consumido a quase qualquer hora do dia, o pão de queijo virou tema para novos negócios. “Não tem segredo, não tem uma receita tradicional. Cada um usa uma técnica, um não escalda o polvilho e outro sim, por exemplo. Usamos queijo canastra com origem e também temos outras versões recheadas, de provolone, lombo, frango, cheddar, requeijão e pizza, além dos de requeijão de pote, doce de leite e goiabada cascão cremosa”, explica Douglas Vieira, proprietário da rede Pedacinho de Minas, especializada na comercialização de produtos de Minas Gerais e localizada em seis shoppings espalhados entre Rio de Janeiro e Niterói.

Segundo o empresário, que acaba de inaugurar um novo modelo de seu negócio no Shopping Pátio Alcântara, em São Gonçalo, a comercialização do pão de queijo com cafezinho de coador servido no quiosque é uma meta para ser espalhada nos outros pontos de venda que ainda não contam com a degustação deste produto. Ele diz que o consumo mundial do pão de queijo pode aumentar nesse ano, de acordo com pesquisa anual sobre as tendências do consumo britânico da consultoria Mintel, divulgada no ano passado. O estudo não especifica este crescimento, mas os novos negócios podem impulsionar este mercado. “Nosso pão de queijo tem receita diferenciada, passada de geração em geração e desde o tradicional aos recheados o sucesso tem sido nosso cartão de visitas no quiosque do Pátio Alcântara” conta o empreendedor, que para chegar à receita final fez testes anotando quais características do pão de queijo mais gostava. “A receita leva ovo caipira e os queijos utilizados são o diferencial. A gente seleciona os fornecedores de queijo a dedo e buscamos os melhores produtores de queijo de Minas”, conta Douglas que nasceu na pequena Piumhi, sudeste de Minas e chegou até a cidade grande com o sonho de ganhar seu lugar no mundo. Na sacola provolones, queijos curados, palitinhos e goiabadas representavam o sonho de um dia ter um negócio próprio em algum lugar do Brasil.

Com o passar dos anos e o aumento da clientela surgiu a oportunidade de montar o primeiro quiosque (em outubro de 2014) no desembarque do Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Logo depois vieram Botafogo Praia Shopping, Norte Shopping e Shopping Tijuca, no ano de 2015, seguidos do Shopping Carioca, Metropolitano e Plaza Niterói em 2016 e Pátio Alcântara, em São Gonçalo.

Além do Pão de queijo nas versões recheadas e pamonha apenas no quiosque do Pátio Alcântara, os consumidores também vão encontrar mais de 300 produtos como queijo canastra e desidratado, dois dos mais vendidos, além de goiabada Zélia, doce de leite e torresmo nos outros pontos de venda da Pedacinho de Minas.

Expectativas — Para Douglas o desafio para comandar o negócio é comum para qualquer empreendedor. “Se você não tiver um planejamento sólido, fôlego e persistência você não dura”, resume. Ele não divulga o valor do faturamento, mas afirma que hoje a loja se paga e até o final do ano, a expectativa é de aumentar o faturamento em 300% com a abertura de franquias.

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