Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2017 - 07:38

Fecomércio RJ comenta primeiro resultado do varejo em 2017

O comércio varejista brasileiro registrou queda de 0,7% no volume de vendas entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada hoje (30) pelo IBGE. Apesar da queda na margem, a variação acumulada em 12 meses confirma a trajetória de desaceleração do indicador: de -6,2%, em dezembro, para -5,9% na leitura de janeiro – terceira descompressão consecutiva. Na contramão do índice geral, os segmentos hipermercados (+0,2%) e têxteis, vestuário e calçados (+4,1%) apresentaram crescimento do volume de vendas no primeiro mês do ano. Considerando o varejo ampliado, os resultados foram mais favoráveis: queda de 0,2% no índice geral, com vendas de veículos e peças apresentando crescimento de 0,3%.

Para a Fecomércio RJ, com inflação caminhando para o centro da meta, juros declinantes, desaceleração de perdas na ponta da oferta, sinais de recuperação no mercado de trabalho, retomada da confiança do consumidor e liberação de recursos até então retidos nas contas inativas do FGTS são boas notícias. Todavia, em sentido contrário, há notícias de aumento de impostos via folha de pagamentos. As empresas e consumidores já arcam com uma carga de impostos no país próxima a 33%.

A consolidação da retomada do comércio e da economia passa por medidas que dinamizem as relações no mercado de trabalho, reduzam custos e burocracia, para, assim, incentivar contratações, investimento e consumo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira