Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2008 - 10:22

Morte de crianças por gripe cresce nos Estados Unidos

Especialistas apontam que a vacina de 2008 não é mais compatível com o vírus circulante.

São Paulo – Os recentes casos de gripe em crianças seguidas por morte têm assustado os americanos. De acordo com dados do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, o vírus Influenza, responsável pela doença, já se espalhou por 49 estados do país e culminou, na última semana de fevereiro, com a morte de 22 crianças, que já estavam vacinadas.

Os pesquisadores analisaram os vírus que estão em circulação nos Estados Unidos e concluíram que, das 69 cepas estudadas, 64 não são compatíveis com a vacina atual. Essas novas linhagens de vírus são resultado de uma mutação sofrida pelo Influenza.

“A principal razão em oferecer a vacina para a população é o fato de que ela previne o organismo das complicações da gripe”, afirmou William Schaffner, professor da Universidade de Medicina de Nashville. No entanto, de acordo com Schaffner, a vacina só oferece proteção completa para adultos, e com o sistema imunológico saudável e, no caso de pessoas mais frágeis, como crianças, idosos e pessoas que possuem déficit no sistema imunológico, a proteção acaba sendo incompleta, ainda que previna pneumonias e internações.

Atualmente, já existe tratamento específico para a gripe. O fosfato de oseltamivir (conhecido comercialmente como Tamiflu) é o único medicamento que combate diretamente o vírus causador da doença em adultos e crianças. No Brasil, a apresentação pediátrica de Tamiflu, indicado para crianças a partir de 1 ano de idade , já foi aprovada pela Anvisa e será comercializada neste inverno.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira