Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2017 - 06:47

Relações comerciais entre Brasil, Bélgica e Portugal são destaques na Intermodal 2017

De 4 a 6 de abril (terça a quinta-feira), aconteceu o 23ª Intermodal South America, o maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. Autoridades nacionais e internacionais, os principais players do setor e lideranças governamentais marcaram presença na solenidade de abertura, que reuniu mais de 200 especialistas, e teve como destaque o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil, Bélgica e Portugal.

De acordo com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, a realização de eventos como a Intermodal é essencial para proporcionar encontros com representantes de outros países, permitindo às nações estabelecerem e identificarem novas oportunidades de negócios. “É com imensa satisfação que venho a este evento tão importante para o mercado logístico e de comércio exterior, no qual fiz questão de estar presente. Assim que cheguei já tive a oportunidade de participar de uma reunião com o ministro-presidente de Flandres (Região Norte da Bélgica), Geert Bourgeois, para reforçar ainda mais as nossas relações comerciais”, afirma.

Bourgeois, por sua vez, destaca que a presença da Bélgica no evento é garantida há 19 anos. “O crescimento de nossas operações com o Brasil se deu juntamente à Intermodal. Atualmente, Flandres é responsável por 82% de todas as exportações e importações da Bélgica, e muitas delas são provenientes do Brasil ou têm como destino o país”, ressalta.

Já para a ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, também presente na abertura da Intermodal, o setor portuário e de logística são fundamentais para o país. “Somos a porta de entrada de produtos brasileiros na Europa e é por isso que prezamos pelas as relações entre os países. Neste ano, novamente, nossos principais portos e players estão na Intermodal, assim como nas edições anteriores”, pontua.

Por fim, Jean-François Quentin, presidente da UBM Brazil, organizadora da feira, acrescenta que é um orgulho perceber que o mercado está começando a se reerguer e que a Intermodal é parte integrante disso. “Este ano, teremos reunidas centenas marcas no evento, que querem manter o ciclo dos negócios. Além disso, apresentaremos também as últimas tendências em produtos, serviços e novas tecnologias ao setor”, conclui.

Governo federal pretende renovar sete terminais portuários em 2017

Outro destaque do encontro de autoridades na Intermodal foi o anúncio do Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que antecipou a vontade do governo federal em leiloar, ainda este ano, três malhas ferroviárias. “Devem ser leiloados até o final deste ano as malhas das ferrovias Ferro Grão, Norte-Sul e FIOL”, disse.

Ainda de acordo com Quintella, as renovações antecipadas das malhas já existentes, das empresas MRS, Rumo Logística e VLI, também estão na lista de urgências. “Devemos concluir mais esta etapa até o primeiro semestre de 2018, o que deve garantir mais de R$ 25 bilhões em investimentos ao segmento,” salienta.

Outra frente reforçada por Quintella é a promoção das renovações de sete terminais portuários, que segundo o ministro, devem atrair mais de R$ 1 bilhão de investimentos”.

O ministro completa dizendo que, para isso, será essencial o fortalecimento de parcerias com a iniciativa privada. “As parcerias com a iniciativa privada são o melhor caminho para alavancar os investimentos no setor. O governo está ciente também de que precisa fornecer todas as condições necessárias para que as empresas possam fazer seus aportes”, completa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira