Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2017 - 09:08

Com bom desempenho de telecom e portáteis, vendas de duráveis crescem 1% em 2016, aponta GfK

São Paulo— As vendas nacionais de bens duráveis foram 8,6% maiores no último trimestre de 2016 em comparação ao mesmo período do ano anterior, fechando o ano com crescimento de 1% em relação a 2015. As informações são da GfK, que monitora as vendas reais de sete segmentos de bens duráveis (linha branca, linha marrom, eletroportáteis, telecomunicações, fotografia, informática e periféricos). Os produtos de telefonia e os eletroportáteis foram os responsáveis pelo resultado positivo.

Telecom — No quarto trimestre do ano passado, o segmento de telecom, que inclui aparelhos de telefonia fixa e móvel registrou faturamento 24,8% superior ao do mesmo período de 2015. No acumulado do ano, o faturamento do setor cresceu 14,6% sobre o ano anterior. Segundo especialistas da GfK os smartphones com tecnologia 4G foram a categoria de maior destaque, uma vez que sua participação no total das vendas de telecom saltou de 42% em 2015 para 89% em 2016.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: smartphones, telefones celulares e telefones fixos.

Eletroportáteis — Também tiveram boa performance os eletroportáteis que cresceram 3,9% nos últimos 3 meses de 2016 . Mesmo com este desempenho, o setor fecha o ano com que da 0,3% no faturamento. As categorias de maior destaque foram os preparadores de alimentos e os ventiladores. Estes últimos representaram 42% das vendas do ano, conforme especialistas da GfK.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: máquina de café, ferro de passar, barbeador, depilador, cortador de cabelo, aspirador de pó, churrasqueira elétrica, fritadeira elétrica, escova dental elétrica, ventilador elétrico, preparador de alimento, pranchas, secadores, máquina de suco, balança pessoal, torradeira, sanduicheira, filtro de água, forno elétrico e umidificador. Linha marrom

Em 2016, as vendas da categoria de eletroportáteis caíram 7% em volume e cresceram 3% em valor. Os produtos mais representativos e de melhor performance no ano foram os preparadores de alimentos e os ventiladores. Estes, apesar de serem aparelhos sazonais, com vendas mais significativas no verão, representaram 42% do faturamento total da categoria de eletroportáteis.

Dois varejos — Em 2016, as vendas da categoria de eletroportáteis caíram 7% em volume e cresceram 3% em valor. Os produtos mais representativos e de melhor performance no ano foram os preparadores de alimentos e os ventiladores. Estes, apesar de serem aparelhos sazonais, com vendas mais significativas no verão, representaram 42% do faturamento total da categoria de eletroportáteis.

Dois varejos — O mercado de produtos eletro-eletrônicos, a chamada linha marrom, sofreram retração de 5% em 2016. As TVs com tecnologia UHD tiveram o melhor desempenho, faturando 96% mais que em 2015, e ampliando de 8% para 16% a sua participação no faturamento das vendas de televisores.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: Audio Home Systems, Filmadora, GPS,TV de tubo, MP3/MP4 Player, DVD-Players/Rec, Caixa de Som, TV de tela fina, Som Automotivo, Memory Cards, DVD Automotivo e Pen Drive.

Linha branca — O segmento apresentou retração de 6% em faturamento em 2016. No período, os refrigeradores, principal categoria da linha branca perderam espaço para as lavadoras de roupas. A participação deles no total de vendas caiu de 38% em 2015 para 36% no ano seguinte, enquanto as lavadoras responderam por 29% das vendas de 2016, 9 pontos percentuais acima do ano anterior.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: fogão, lava-louça, freezer, microondas, refrigerador e máquina de lavar roupa.

Informática — O faturamento em vendas do mercado de computadores de mesa, monitores e notebooks sofreram queda de 16,7% em 2016 em comparação com o ano anterior.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: monitores, computadores de mesa e computadores portáteis

Impressoras e periféricos — O segmento de impressoras e periféricos fechou o quarto trimestre de 2016 com 13,8% de queda no faturamento, na comparação com o mesmo período de 2015. No acumulado do ano, a retração ficou na casa dos 11,8%.

Dados baseados na seguinte cesta de produtos: multifuncionais, impressoras, teclados, mouses, projetor de slides e afins.

Foto— As câmeras digitais fecharam 2016 com forte retração, com faturamento em vendas 45,7% inferior ao registrado no ano anterior.

Dados baseados na categoria câmeras digitais.

Escopo da pesquisa — GfK TEMAX® é um relatório desenvolvido pela GfK para medir o mercado de bens duráveis. Os resultados da pesquisa são baseados na amostra de varejistas do painel de varejo que conta com mais de 390.000 lojas em todo o mundo. Desde Fevereiro de 2009, a GfK tem compilado os dados de GfK Temax® em nível internacional em mais de 30 países. É o primeiro relatório que inclui todos os mercados de bens duráveis em diversos continentes. | www.gfktemax.com.

Perfil — A GfK é uma fonte confiável de informações relevantes sobre os mercados e consumidores, permitindo que seus clientes tomem decisões mais inteligentes. Mais de 13.000 especialistas em pesquisa de mercado combinam a paixão pelo que fazem com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e ciências de dados, a GfK transforma o big data em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem a sua vantagem competitiva e enriqueçam as experiências e escolhas dos consumidores. | www.GfK.com/br,

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira