Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2017 - 09:17

IPCA em linha com expectativa de mercado, diz MUFG: Banco de Tokyo

Em março, o IPCA apresentou um aumento de + 0,25%, aproximando-se da expectativa do mercado (+ 0,25%), e acumulou + 0,96% no primeiro trimestre de 2017. Até agora, é o menor nível de um trimestre desde que o Plano Real foi lançado em 1994. A inflação nos últimos 12 meses desacelerou para 4,57% de 4,76%.

Quatro das nove categorias apresentaram deflação em março, destacando-se Transportes que se situou em -0,86% (principalmente devido à redução dos preços da gasolina e tarifas de voos), seguido de Comunicação em -0,63% devido a menores taxas de chamadas telefônicas para ligações de telefones fixos para celulares.

Em relação às pressões de alta, destacamos a pressão nas Despesas de Habitação (+ 1,18%) devido ao ajuste das tarifas de energia elétrica, e o aumento nos preços do gás engarrafado (+ 1,13%) pela Petrobras.

Nossa expectativa: “Avaliamos que o IPCA em abril pode ficar próximo dos mesmos níveis baixos (em torno de +0,25%) devido à redução dos preços dos combustíveis, à redução de 19,5% em média na eletricidade (reembolso de uma central nuclear paga, mas não entregue) e inflação moderada dos alimentos. As pressões individuais podem advir de um novo aumento dos preços da energia elétrica, que mudará a bandeira de tarifa de energia elétrica para vermelho de amarelo, e também pela alta de preços de medicamentos (até + 4,76%).

Nosso cenário de inflação mensal mostra uma continuidade de níveis moderados durante o primeiro semestre deste ano, impulsionado pela demanda doméstica relativamente lenta. Nesse sentido, a inflação de 12 meses pode atingir o mínimo de 3,2% em agosto. E em relação ao 4º trimestre esperamos uma inflação mais alta, considerando uma margem de abertura da demanda doméstica mais forte abrindo espaço para alguma recuperação de margem por parte dos empresários”, analisa o MUFG.

Perfil —O MUFG (Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc.) é o terceiro maior grupo financeiro do mundo, com 2,9 trilhões de dólares em ativos*. Sediado em Tóquio e com uma história de aproximadamente 350 anos, o MUFG é uma rede global com 1.200 escritórios em mais de 40 países. O grupo tem mais de 140.000 funcionários e 300 entidades, oferecendo serviços de banco comercial, trust, instrumentos financeiros, cartões de crédito, financiamento ao consumidor, gestão de ativos, arrendamento mercantil e outros. Entre as entidades operacionais do grupo estão Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, Mitsubishi UFJ Trust and Banking Corporation (maior banco múltiplo do Japão) e Mitsubishi UFJ Securities Holdings Co. Ltd. (uma das maiores corretoras do Japão). Por meio de parcerias entre suas entidades operacionais, o grupo pretende ser “o grupo financeiro mais confiável do mundo”, respondendo com flexibilidade a todas as necessidades financeiras dos nossos clientes, servindo a sociedade e incentivando o crescimento sustentável e compartilhado para um mundo melhor. O MUFG tem papéis negociados nas bolsas de Tóquio, Nagoya e Nova York (MTU).|*Bloomberg (segundo trimestre/2016).

Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil —Há quase 100 anos no Brasil, o Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil é um dos maiores bancos estrangeiros globais em atuação no País, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. A instituição financeira integra o MUFG - Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc., terceiro maior grupo financeiro do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira