Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2008 - 11:00

Pela primeira vez no ano, e-Flation, do Provar/FIA, registra inflação de 0,90% na internet

Desde junho de 2007, índice não apresentava aumento. Item que mais contribuiu para alta foi a categoria Viagem e Turismo com 5,08%.

O e-Flation do mês de março aponta inflação de 0,90%, depois de nove meses registrando índices negativos. Com o objetivo de monitorar a precificação de produtos adquiridos on line, o e-Flation foi desenvolvido pelo PROVAR – Programa de Administração do Varejo, da FIA – Fundação Instituto de Administração, em parceria com a CANAL VAREJO – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços.

No período, o principal item de inflação foi verificado na categoria "Viagem e Turismo" com 5,08%, seguida por "Informática", que registrou 2,6%, “Perfumaria”, com 2,2% e 0,68% na categoria “CDs e DVDs”.

Foi constatada deflação nas seguintes categorias apuradas pelo índice. São elas: "Brinquedos", com 2,91%; "Livros" 1,48%; de 1,42% em "Eletroeletrônicos"; "Telefonia" com 1,24%, no item "Linha Branca", 0,90%, “Produtos para casa”, 3,25%, além da categoria “Automóveis” que apontou queda de 0,42%.

Para o coordenador geral do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo "a variação de preços apurada no mês de março reflete o fim do período de promoções no varejo e de férias escolares".

Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas". A aferição da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês.

Provar - Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 com o objetivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor, que é um dos maiores do terciário da economia brasileira e grande empregador da mão-de-obra. O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo. O programa também tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicação, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.

Sobre a Canal Varejo - A Canal Varejo – Consultoria: Mercado de Bens e Serviços foi criada em 2003, por professores da equipe técnica do Provar - Programa de Administração de Varejo, com o objetivo de promover pesquisas, oferecer treinamentos e realizar consultorias para o setor de varejo de bens e serviços. O estreito relacionamento da Canal Varejo com o ambiente acadêmico, permite o desenvolvimento de trabalhos apoiados no estado da arte do conhecimento sobre distribuição e mercado de consumo. Contando com técnicos com Mestrado e Doutorado e parcerias internacionais, a Canal Varejo oferece para as empresas clientes um amplo conjunto de serviços orientados para a estruturação e solução de problemas.

Perfil da FIA - Eleita, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do país, possui 27 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA, também eleita entre as 11 melhores da América Latina pela revista America Economia, oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coordenadores de projetos.

Todos os MBAs disponibilizados pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada na Inglaterra, que referencia diversas escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi fornecido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 52 no ranking elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 4º melhor do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira