Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2017 - 07:02

Indra e Repsol estendem a transformação digital para a vigilância das operações da Repsol em a Coruña

HEADS, o sistema para a detecção automática de hidrocarbonetos (“Hydrocarbon Early Automatic Detection System”) é uma tecnologia única no mundo, cujo desenvolvimento conjunto finalizou em 2014, capaz de detectar em poucos minutos e sem intervenção humana pequenos volumes de hidrocarbonetos na superfície marinha. O complexo Industrial da Repsol em A Coruña contará com o HEADS, que já se encontra em operação na plataforma offshore de Casablanca e nas refinarias de Tarragona e La Pampilla, no Peru.

São Paulo— A Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, e a Repsol, implantarão o HEADS (“Hydrocarbon Early Automatic Detection System”), seu sistema conjunto para a detecção automática e rápida de hidrocarbonetos na superfície aquática, na refinaria da companhia de energia em A Coruña. Além disso, estão ampliando a cobertura do já existente no complexo industrial da Repsol em Tarragona. O HEADS é uma tecnologia única no mundo, que permite reduzir o tempo de resposta na etapa inicial de um incidente e aumenta a segurança das operações da indústria de energia no mar.

Estes projetos são estruturados no acordo que ambas as companhias acabam de assinar, no qual a Indra assume exclusivamente a exploração a nível mundial do sistema desenvolvido por ambas, bem como a execução dos projetos de instalação.

O projeto em A Coruña tem como objetivo aumentar a segurança com a qual a Repsol já conta no porto, por meio das tecnologias mais avançadas neste âmbito. Contempla a instalação de um sistema HEADS que proporcionará uma cobertura total no cais e sua operação está prevista para o primeiro semestre de 2018.

Entretanto, a ampliação do alcance da solução no cais da refinaria da Repsol em Tarragona contempla a instalação adicional de dois radares e uma câmera com infravermelho, para melhorar a cobertura em determinadas zonas do complexo. Está previsto o início da operação dos novos equipamentos no último trimestre de 2017.

A tecnologia HEADS proporciona a estes complexos industriais o máximo nível de prevenção existente hoje no mercado. O sistema já se encontra em operação em outras instalações da Repsol, como a plataforma offshore Casablanca, a refinaria de Terragona (que, agora, estende seu alcance), e a refinaria da Pampilla, no Peru. Além disso, obteve importantes reconhecimentos, como os Prêmios da Agrupação para a Promoção do Porto de Tarragona (Apportt) 2016, que a Repsol recebeu no mês de dezembro, nas categorias de qualidade e sustentabilidade, pelo HEADS.

O HEADS também foi reconhecido como o melhor projeto tecnológico pela prestigiada publicação especializada World Oil na categoria “Health, Safety, Environment/Sustainable Development Offshore”, na qual competiam companhias especializadas no desenvolvimento e comercialização de tecnologia offshore, como a Halliburton ou a GE Oil & Gas.

Transformação digital— O HEADS (Hydrocarbon Early Automatic Detection System) levou a transformação digital da função de vigilância nas operações marinhas, já que utiliza de forma combinada diferentes sensores (câmera com infravermelho e radar), que são assistidos por outros sensores meteorológicos e comandados por algoritmos inteligentes que o capacitam para lançar alarmes de forma rápida e sem necessidade de intervenção humana. Além disso, facilita o armazenamento e a exploração desses dados por meio de ferramentas de análise para obter informação de valor a fim de melhorar a segurança nas operações.

Trata-se de um sistema completamente automático, disponível 24x7, que funciona em condições climatológicas adversas, além de ser configurável conforme a geometria de cada local. É capaz de detectar em poucos minutos pequenos volumes de hidrocarboneto, posicionando-o como um sistema de prevenção que se adianta à fase de resposta em caso de emergência. A redução no tempo de reação que o HEADS proporciona diante de outras tecnologias existentes no mercado é fundamental para aumentar a segurança nas operações.

Outro importante benefício é a racionalização dos custos. O alerta rápido e a operação automatizada permitem reduzir ao mínimo o tempo de resposta, evitando futuros custos operacionais. Por fim, o HEADS também garante o cumprimento de normas e padrões e é compatível com os certificados de qualidade ambiental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira