Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2017 - 07:59

O que vi na Brazil Conference 2017

A Brazil Conference 2017 foi realizada no epicentro do conhecimento científico e jurídico do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Harvard Business School. Tentando compilar dois dias intensos de palestras e convívio com muita gente interessante, inteligente, hard workers e com vontade de transformar o país, dois aprendizados foram bem marcantes para todos os presentes:

A importância do diálogo. Com o tema “diálogo que conecta”, a primorosa organização reuniu pessoas que pensam diferente, colocou no mesmo auditório Dilma Rousseff (ex-presidente do Brasil), Deltan Dallagnol (Procurador do Ministério Público Federal) e Sérgio Moro (Juiz), e deixou uma importante mensagem para todos os presentes, também ilustrada pelo professor Dan Shapiro: você pode discordar do outro, até mesmo dos seus métodos, mas não faça desta discordância uma distância ou um julgamento. Aproxime-se do universo do outro, aprenda com o próximo, apresente de forma educada seus argumentos e, dentro de um canal respeitoso, construa um novo país.

Faça sua parte. De gente muito conhecida, como Jorge Paulo Lemman, até pessoas que só tivemos a sorte de conhecer há pouco tempo, como dona Vanilda, que, levada pelo apresentador Luciano Huck, contou sua história, que passa pela adoção de 47 crianças à construção de bibliotecas para incentivar os jovens a desenvolverem o habito da leitura, existem muitos exemplos de pessoas bem-intencionadas e que se esforçam na construção de um país melhor. Impossível não ser contagiado e voltar para casa com a missão de contribuir para o Brasil que sonhamos em ter.

Mas, não foram apenas estes os pontos que nos tocaram nestes dois dias de conferência. A interação com brasileiros e estrangeiros, ávidos em discutir o problema “Brasil e a minha parte na construção das soluções”, em um ambiente acadêmico, com cem por cento de liberdade de expressão, foi um momento único e que será guardado para sempre.

Os egos, títulos e cargos foram deixados de lado por quase todos os palestrantes, como o Ministro Luis Roberto Barroso, ao falar sobre o “jeitinho brasileiro” com a inteligência e perspicácia de um ministro, mas cuja gentileza e honestidade imputáveis a um cidadão comum, foi fonte inspiradora para muitos e muitos jovens presentes. Em um evento realizado dentro de uma instituição que formou 87 prêmios Nobel, sendo 11 deles ainda atuantes na instituição, como o MIT, fica fácil reconhecer o tamanho de nossas pequenezas e do desafio que temos pela frente.

Além disso, pudemos vibrar com a palestra do decano Nizan Guanaes, com o tema “How to sell Brazil”, ao convocar todas as mentes brasileiras, em especial aquelas que estão sendo aperfeiçoadas no estrangeiro, a voltarem para o Brasil. Este retorno, certamente, irá contribuir para a transformação da nossa realidade. Estas mentes, disse Nizan, devem assumir seus papéis como protagonistas de um novo país, melhor e mais consciente – vale lembrar que ele tem este desafio em sua própria casa, com 3 filhos estudando no exterior, um deles presente no evento.

Também, fomos gratamente surpreendidos por jovens, com não mais de vinte e cinco anos de idade, em um “concurso de pitchs”, que consistiam em discursos para convencer investidores a aportarem recursos em seus projetos. Acompanhar a emocionante apresentação dos 5 grupos participantes elevou o suspense e a torcida por um candidato preferido – muitos torciam para mais de um candidato - até o anúncio final do ganhador.

No campo da economia, o QI do ambiente subiu ao limite, com a entrevista do economista brasileiro e ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, conduzida pelo papa da economia americana, Larry Summers. Este encontro nos deu a oportunidade de ouvir duas das mais brilhantes mentes discorrerem sobre os erros e ajustes que precisam ser feitos para uma transformação política, social e econômica em nosso país.

Sobre o tema da diversidade e igualdade, palestrou no evento a vereadora mais votada da cidade de Belo Horizonte, Áurea Carolina, que falou sobre a importância da inserção das mulheres e negros nas camadas mais altas da sociedade e das empresas. A também vereadora, Janaína Lima – uma alma como poucas, saída do Capão Redondo para sua primeira legislatura –, inspirou a todos com sua história e com sua contribuição integral de tempo e energia para uma sociedade mais igual.

A cereja de um bolo em que não se deve economizar calorias ou guardar o último pedaço para depois, foi a entrevista de dois dos mais admirados e respeitados investidores do mundo, Jorge Paulo Lemman – apoiador da conferência –, e Warren Buffett – cuja participação na conferência foi tratada como segredo guardado a sete chaves pela organização, e só revelado na hora da entrevista. Não bastasse a presença destes dois gigantes, a entrevista foi conduzida pelo excepcional Nitin Nohria, indiano – lamento, Trump - reitor da Harvard Business School. Um espetáculo.

Passaria horas escrevendo sobre este evento, brilhante pela organização, pessoas, ideias, respeito a diversidade e estímulo à transformação. Passarei anos refletindo sobre ele. E, se Deus permitir, irei todos os anos nesta fonte.

. Por: Rodrigo Valverde, sócio do Schroeder&Valverde Advogados, Rodrigo Valverde é advogado com mais de 11 anos de experiência em direito societário. É professor convidado da Universidade Presbiteriana Mackenzie, palestrante do HSM, já participou do conselho de administração da Master Park (investida do Pátria Investimentos) e contribui para a melhoria do ambiente de negócios no Brasil, aconselhando empresas e fundadores a vencer no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira