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14/04/2017 - 07:59

4 dicas para estabelecer gestão de fretes na loja virtual

Normalmente, ao realizar uma compra pela internet, os clientes costumam ficar ansiosos e na expectativa para que o produto chegue logo. Uma das principais áreas dentro de um e-commerce é o frete, responsável por agilizar todo o processo de envio das mercadorias. Porém, é preciso se atentar e saber lidar com os procedimentos operacionais e logísticos de um comércio eletrônico, pois exige muito planejamento para garantir a melhor experiência de compra do consumidor.

Nesse sentido, muitos empreendedores têm adotado medidas inteligentes, proporcionadas pela tecnologia para aumentar a produtividade e reduzir os gastos. Além disso, o uso de plataformas de gestão de fretes entra nesse grupo de facilidades, que em linhas gerais, é uma metodologia que traz mais agilidade, qualidade e melhora na produção. Esse procedimento torna a atividade mais competitiva frente à concorrência e, consequentemente, te ajuda a permanecer no mercado.

Entenda um pouco mais sobre a importância desse método para o e-commerce e acompanhe as dicas abaixo para estabelecer a gestão de fretes na sua loja virtual:

1. Tenha conhecimento das vantagens desse processo: ao investir nesse gerenciamento, o lojista ganha muito com a organização. Esse sistema traz dados mais consistentes, o que resulta em procedimentos padronizados e otimizados. Com isso, é possível mapear melhor os processos, identificar falhas, implementar melhorias e planejar as tarefas. Com as informações centralizadas, a verificação e o compartilhamento de dados se tornam mais ágeis porque tudo é encontrado em um único lugar. Isso facilita a comunicação entre as pessoas e os setores.

Outro detalhe que merece ser destacado é o controle. Com todas essas informações, é possível melhorar os processos e as finanças. Dessa maneira, cadastrar e gerenciar transportadores, acompanhar o status dos pedidos, conferir a documentação do transporte se tornam procedimentos mais simples;

2. Como calcular o frete: essa questão varia de uma transportadora para outra porque cada uma estabelece as suas tabelas com preços e prazos, e ainda outras variáveis como, por exemplo, a taxa de seguro, devolução e coleta, detalhes que interferem no preço do frete. No momento que é utilizada uma plataforma de gestão de fretes, esses dados têm que estar atualizados, para que sejam mais precisos, garantindo estabilidade na operação;

3. Como reduzir o valor do frete: quando se utiliza uma plataforma de gestão de fretes, é possível mapear exatamente quando há possibilidade de reduzir o custo, pois a partir dos relatórios que são gerados, os lojistas têm a opção de visualizar qual a transportadora oferece o melhor custo benefício, por exemplo. Além disso, uma outra opção é aumentar o número de parcerias com as duas partes envolvidas e estudar outros meios de entrega, como o uso do serviço de motoboy. Negociar entregas com os clientes, descentralizar a distribuição, revisar a política de frete e evitar o transporte aéreo também fazem parte dessas medidas de redução de custo;

4. Utilize a automatização da gestão de fretes: a automatização facilita não só os processos da loja virtual, mas também melhora a qualidade do trabalho de seus especialistas e colaboradores. Diferentemente do que acontece no procedimento manual, que na maioria das vezes é demorado e aumenta o risco de erros, as plataformas oferecem relatórios concisos, permitem a realização de cotações de frete em tempo real e também realizam cálculos, deixando tudo mais simples para a consulta.

Podemos concluir que os procedimentos no e-commerce são muitos e nem sempre é possível cumprir todas as etapas com qualidade sem o auxílio da tecnologia. A gestão de fretes é um bom exemplo disso, pois os lojistas que contarem com esse tipo de suporte, irão facilitar todo o trabalho e garantir eficiência em todo o processo.

. Por: Alfredo Soares, CEO e fundador da plataforma de lojas virtuais Xtech Commerce. Com mais de 40 mil lojas criadas a plataforma transaciona R$ 250 milhões por ano. Soares também palestrante e sócio investidor na startup Socialrocke.

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