Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2017 - 08:00

INSC tem variação negativa de 0,7PP em março

Operação carne fraca provoca queda de quase 20PP na avaliação da indústria alimentícia.

Medido pela ESPM, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) registrou, em março, queda de 0,7pp, passando de 56% para 55,3%. Dos 23 setores analisados, nove apresentaram retração. É o caso dos supermercados (- 3,7pp), indústria automobilística (- 2,5pp), personal care (- 1,1pp), bebidas (- 2,8pp), indústria alimentícia (- 19,9pp – a maior retração do período), comunicações (- 0,2pp), indústria farmacêutica (- 0,9pp), transportes metropolitanos (- 4,7pp) e energia elétrica (- 3,3pp).

Os demais segmentos tiveram alta na satisfação: lojas de departamento (+ 1pp), vestuário (+1,8pp), drogarias (+ 2,9pp), eletroeletrônicos (+ 4,8pp), indústria digital (+ 4pp), bens de consumo (+ 1,8pp), bancos (+ 0,8pp), seguradoras (+ 2,8pp), hospitais & laboratórios (+ 3pp), convênios médicos (+ 2,8pp), aviação (+ 1,7pp), saneamento básico (+ 2,9pp), gás (+ 1,2pp) e construtoras (+ 3,3pp).

Indústria alimentícia: Em março, a indústria alimentícia foi a que apresentou a maior variação negativa (de 19,9pp – de 64% em fevereiro para 44,1%). De acordo com o levantamento, as repercussões sobre a operação Carne Fraca, com um grande buzz na internet, foram responsáveis pelo impacto na satisfação dos consumidores, que foram às redes manifestar sua preocupação com os produtos consumidos.

Supermercados: no mês passado, os supermercados foram os que apresentaram a terceira maior retração, de 3,7pp. Em fevereiro o índice deste setor foi de 84,6% e caiu para 80,9%, em razão do buzz gerado pelos comentários negativos a respeito da entrada de uma das redes na lista das mais reclamadas do Procon de São Paulo.

Eletroeletrônicos: Uma única empresa do setor foi responsável pelo aumento da avaliação positiva deste setor – 4,8pp, passando de 68% em fevereiro para 72,8% no mês passado. O estudo mostra que os consumidores estão aguardando com ansiedade a chegada do mais recente modelo de smartphone de uma das empresas pesquisadas, o que reverberou positivamente na web.

Energia elétrica: com queda de 3,3pp em março —o índice foi de 38,3% em fevereiro e passou para 35% -, o setor de energia elétrica foi impactado negativamente pelo anúncio, de uma das operadoras, de aumento da tarifa.

Transportes metropolitanos: A retração neste setor, em março, foi de 4,7pp – caiu de 27,2% em fevereiro para 22,5%, em razão da greve no metrô de São Paulo e as notícias sobre investigação de corrupção em outra empresa pesquisada.

Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC avalia mensalmente o que pensam os consumidores sobre produtos e serviços de 92 empresas de 23 setores da economia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira