Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2017 - 08:07

Vacância de imóveis no Rio é a maior em um ano

A vacância de imóveis residenciais para locação no Rio de Janeiro bateu recorde em fevereiro. De acordo com o último relatório de Inteligência Imobiliária da Apsa, lançado em março, a taxa de vacância geral chegou a 12,5%, depois de uma breve queda em janeiro. Trata-se do maior valor desde março de 2016.

A proporção de imóveis vagos vinha crescendo desde setembro do último ano, quando atingiu 11% — acima, portanto, da faixa ideal, que vai de 8 a 10%. Desde então, a tendência de alta só foi interrompida em janeiro, quando houve uma queda de 0,5 ponto percentual, alcançando 11,8%.

Porém, o ambiente para compra e venda pode ser positivo aos compradores. No Rio, a diferença entre o valor ofertado e o valor vendido — isto é, fechado no ato da compra — é de -35,8%, segundo o relatório. Isso significa que o metro quadrado dos imóveis, com uma boa negociação, pode cair, em média, de R$ 10.198 para R$ 6.547.

O início de recuperação do mercado de locações fica evidente no Índice de Velocidade de Locação, que calcula o percentual de crescimento ou redução de unidades alugadas, dentro de um determinado período. Na comparação anual, entre fevereiro de 2016 e o mês equivalente de 2017, houve um crescimento de 14,9%. Apesar disso, na comparação mensal, fevereiro apresentou índice com uma desaceleração de 9,4%, por ser um mês com uma quantidade menor de dias úteis.

Esse declínio entre janeiro e fevereiro foi um ponto fora da curva, segundo Bruno Batista, analista de negócios da Apsa. Ele afirma que o fato de o carnaval ter caído no fim de fevereiro prejudicou os negócios. “Uma boa parte das novas locações se concentram na segunda quinzena do mês, período em que, historicamente, fechamos mais locações”, explica, destacando a recuperação do mercado na comparação anual. “O ano de 2016 como um todo foi de recuperação em relação a 2015 e 2014. Ao compararmos 2017 com 2016, podemos notar uma melhora”, analisa.

Apsa — Criada em 1931, a Apsa é referência e uma das maiores empresas em gestão condominial e negócios imobiliários do Brasil. Líder no mercado nacional de administração de condomínios, conta com uma carteira de mais de 100 mil imóveis distribuídos em mais de 2,9 mil condomínios. Em locação, são cerca de 9 mil imóveis administrados. A Apsa também atua com compra e venda de imóveis. Possui a maior rede de atendimento do país, com mais de 20 agências dispostas por oito estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Goiás, Alagoas e Paraná, além do Distrito Federal (Brasília).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira