Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2017 - 07:44

Contabilidade, a profissão da transparência

O dia 25 de abril foi consagrado, no Brasil, como Dia do Profissional da Contabilidade. Foi nesta data, no ano de 1926, que o senador João Lyra Tavares defendeu, no Congresso Nacional, a regulamentação da profissão contábil. Isso aconteceria no dia 30 de junho de 1931, por meio do decreto nº 20.158, que organizou o ensino comercial no Brasil. E a iniciativa valeu ao senador Lyra Tavares o título de Patrono da Contabilidade.

Mas o que mudou no exercício da profissão desde então? Ora, a contabilidade nasceu junto com o primeiro empreendimento humano, derivada da necessidade de registrar toda atividade econômica. Assim, eram profissionais contábeis os escribas que registravam a produção de cereais e as cheias do Rio Nilo, no Egito antigo.

Pero Vaz de Caminha, em sua carta ao rei português, registrando a chegada das caravelas de Cabral ao Brasil, também não deixou de dar sua contribuição à história da contabilidade, ao identificar possíveis riquezas de interesse do Império.

Quando o senador Lyra Tavares lutava pela regulamentação, o profissional da contabilidade era conhecido no Brasil como guarda-livros. É dessa época a imagem muito difundida de um profissional retraído, quase sempre metido em livros e cálculos incompreensíveis para os mortais comuns. Nada mais distante da realidade da profissão.

Hoje, o profissional da contabilidade é moderno, parte essencial de qualquer empreendimento, público ou privado. Seu leque de atividades é enorme – vai da tradicional contabilidade das empresas ao apoio a fusões e aquisições de grandes corporações multinacionais, passando pela auditoria em todo tipo de negócios e pela perícia contábil.

O Brasil ocupa posição de destaque na contabilidade mundial, em grande medida graças ao esforço de suas entidades, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade, entre outras, pela constante capacitação profissional.

Não por acaso, o país tem sido destaque internacional na convergência às IFRS, as normas internacionais de contabilidade na empresa privada, e avança também na convergência às IPSA, normas internacionais de contabilidade pública. São medidas importantes para aproximar os “idiomas” falados pelas empresas e governos de todo o mundo, o que fomenta o ambiente de negócios e certamente colabora para ajudar o país a sair de uma das mais graves crises econômicas de sua história.

A recente onda de denúncias envolvendo o relacionamento entre políticos e empresas indica que a sociedade brasileira está cansada de mazelas centenárias e quer maior transparência no cotidiano. E o profissional da Contabilidade, em suas várias especializações, será o fiador dessa transparência, colaborando, assim, para a construção de um Brasil melhor.

São motivos mais do que suficientes para comemorar o Dia da Contabilidade. Parabéns, profissional da contabilidade!”

. Por: Vitória Maria da Silva, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira