Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2008 - 12:03

Conferência Latino-americana sobre cadeia produtiva de algodão orgânico

O evento acontece pela primeira vez no Brasil.

A III Conferência Latino-americana da Cadeia Produtiva de Algodão Orgânico, que tem como objetivo incentivar e contribuir com o desenvolvimento da produção de algodão orgânico no Brasil será realizada em abril. Com a realização da Organic Exchange e YD Confecções/Coexis, o evento pretende estabelecer redes de contato regionais e globais entre os participantes; expor sobre o mercado de algodão orgânico interno, latino-americano e mundial; apresentar modelos atuais existentes, o desenvolvimento do setor e as inovações que estão expandindo o mercado para entender as possibilidades de criar uma cadeia têxtil sustentável. Além disso, o visitante poderá participar de grupos de trabalho interativos sobre: O Algodão Orgânico (com conteúdo básico); Certificação e Integridade (o que é, porque é preciso e os desafios); e conhecer de perto o caso da Historic Futures, que desenvolveu um software de rastreamento on-line. Poderá também aprender mais sobre o suprimento de algodão orgânico e sua cadeia produtiva, saber o que está sendo comprado e como isso pode fazer a diferença; e por fim, descobrir como expandir projetos de algodão orgânico utilizando as ferramentas oferecidas pela Organic Exchange.

Durante o Congresso, também será realizada uma feira com exposição de produtos feitos a partir do algodão orgânico. Os participantes poderão conferir que hoje o algodão cultivado de maneira orgânica recebe certificação por não utilizar produtos químicos em sua produção e, também, por utilizar técnicas e recursos naturais de fertilização e manejo de pragas, tais como o controle biológico. É um cultivo que respeita a biodiversidade e o meio-ambiente.

A realização desse primeiro evento no Brasil tem uma forte justificativa, já que o país é líder no mundo da moda, tem forte mercado interno, além de apresentar um imenso potencial para expandir-se no negócio de algodão orgânico nacional e internacionalmente.

Já, em relação ao cultivo mundial, outro fator importante é que a demanda por algodão orgânico continua em crescimento, incentivando a expansão da produção e promovendo um significativo progresso no mercado. Segundo Relatório Anual da Organic Exchange, a demanda das indústrias por fibra de algodão orgânico cresceu de 13.610 toneladas em 2004 para 45.837 em 2006, o que representa um crescimento médio de 118%. Esses números vão além de dados estatísticos e significam a não emissão de produtos químicos na atmosfera, bem como a oferta de trabalho para muitos agricultores que não correm o risco de contaminação por esses produtos químicos e que se beneficiam de uma qualidade de vida com melhoras significativas na saúde.

Com esse aumento da demanda, agricultores ao redor do mundo têm respondido ao movimento de forma interessante e estão cultivando mais algodão orgânico e certificando suas produções, assim eles expandem a quantidade de terra em conversão do sistema de cultivo químico para o orgânico. A produção da fibra cresceu de 25.394 toneladas na colheita de 2004/2005 para 57.931 toneladas em 2006/2007. Segundo a Organic Exchange, existem, atualmente, 50 companhias com significativos programas de algodão orgânico, aproximadamente 1.500 pequenas e médias marcas e comerciantes participando do mercado de algodão orgânico a nível global e também, 67 projetos certificados com programa de agricultores.

Outras vantagens - Neste novo mercado do algodão, não é apenas o produto final que ganha em qualidade. Todo o processo produtivo de forma orgânica apresenta vantagens em relação ao cultivo químico: o trabalho dos agricultores é reconhecido e valorizado, a identidade do produto é preservada, os consumidores têm mais alternativas e mais informações a respeito dos produtos que estão comprando, estes produtos chegam às mãos do consumidor sem perder sua história. Além de tudo isso, são distribuídos por toda a cadeia produtiva mais saúde e retornos justos, desde agricultores até as indústrias e marcas, chegando também aos consumidores, assim, todo o processo de produção até o produto final é feito com respeito ao planeta.

Com essas vantagens, muitos passos importantes já foram realizados por companhias e agricultores para expandir a produção e o uso do algodão orgânico, bem como para construir novos modelos de comércio justo, com sustentabilidade, transparência e acordos no fornecimento do algodão até chegar aos acessórios, roupas, produtos de higiene pessoal e outros produtos comprados por consumidores ao redor do mundo.

No ano de 2006, as vendas do mercado de produtos de algodão orgânico foram 85% mais altas do que em 2005 e estimativas mostram um crescimento de 83% nas vendas de 2006 para 2007. As porcentagens para produtos de vestimenta usual são de 85% do total das demandas do mercado, roupas de cama são 10% e higiene pessoal 5%.

Hoje figuram entre os 10 maiores produtores de fibra orgânica no mundo a Turquia, Índia, China, Síria, Peru, USA, Uganda, Tanzânia, Israel e Paquistão.

Conferência Latino-americana da cadeia produtiva de algodão orgânico, dias 7 e 8 de abril, das 9 às 18 horas, no Golden Tulip Paulista Plaza Hotel, na Alameda Santos, 85 - Jardins - São Paulo- Telefone.: (11) 3177-0400. Inscrição para a conferência: www.organicexchange.org | Mais informações:www.organicexchange.org | www.coexis.com.br | www.ecotece.org.br [email protected] | [email protected] | telefone (11) 8585-3685 [email protected] | telefone (11) 8267-3277.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira