Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2008 - 09:03

Data Center Verde

Panduit apresenta tecnologia e práticas simples para diminuir impacto ambiental no setor de cabeamento estruturado

A fabricante divulga iniciativas para incentivar a cultura de economia de energia para diminuir a emissão de gases poluentes.

São Paulo - Empresa global, com presença em mais de 112 países e fábricas nos Estados Unidos, Costa Rica, China, Singapura e Holanda -, a Panduit, há aproximadamente 10 anos, já iniciou uma política ecológica com a certificação de todas as suas fábricas pela norma ambiental ISO14000.

Como parte desta mesma ideologia, a fabricante promove atualmente o conceito de "Data Center Verde", baseado não somente em hardware, mas também, e principalmente, em práticas simples e cotidianas com as quais a comunidade de TI pode realizar contribuições verdadeiramente relevantes para a natureza. De acordo com Jorge de la Fuente, gerente de produtos da Panduit para a América Latina, o conceito é igualmente aplicável a grandes corporações e pequenas empresas, e, para se adequar, uma ação bem simples que se pode realizar é o uso regular de tampas cegas (blind covers) nos espaços vazios dos gabinetes.

O executivo explica: "Atualmente, utiliza-se nos data centers uma prática conhecida como “corredores frios e corredores quentes”, a qual consiste em conduzir ar frio até um corredor e o quente até outro, para evitar assim a mistura de ambos e diminuir a quantidade de energia necessária para manter os equipamentos e o ambiente na temperatura ideal para a segurança da informação contida neles. O ponto fraco deste layout - e onde está a preocupação da Panduit - são os espaços vazios que geralmente existem nos racks e pelos quais as temperaturas se misturam, jogando por terra o objetivo e o trabalho realizado. A solução é verdadeiramente simples: basta colocar 'tampas cegas' em cada um desses vazios".

Os benefícios disso não somente estarão refletidos nos gastos de eletricidade das empresas, como também diretamente na natureza: "O problema é tão real quanto o que fabricantes e usuários podem fazer para solucioná-lo. Basta dizer que se prevê que em apenas dois anos toda a energia do mundo não seja suficiente para fornecer aos Data Centers a eletricidade que necessitam para continuarem funcionando", explica De la Fuente.

Diante desta perspectiva, a empresa investiu uma grande porcentagem de seu faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias que, além de dar continuidade aos negócios, favoreçam a natureza. "É com esta filosofia que nasceram, por exemplo, nossos gabinetes PanZone, nos quais colocamos em prática o que chamamos de 'Computational Fluid Dynamics', que otimiza o fluxo de ar para melhorar a gestão da refrigeração. Isto é obtido através do uso de fontes de conversão de corrente alternada para corrente contínua, com o que temos obtido uma eficiência de 93%, quando o padrão do setor está entre 80% e 85%. Em resumo, geramos menos calor, e portanto necessitaremos menos energia para dissipá-lo", diz o executivo.

Deve-se destacar que uma boa administração do cabeamento também ajuda a economizar energia, já que este não segue as tendências de redução de tamanho do resto da tecnologia (como os telefones celulares ou computadores pessoais, por exemplo). Neste sentido, De la Fuente recomenda: "devido ao fato da bitola do cabo de rede não haver diminuído com o passar do tempo, ele poderia ser parte deste círculo não-virtuoso que converte os data centers em 'monstros devoradores de energia', por isso é indispensável favorecer a passagem do ar com uma administração inteligente do cabeamento".

Finalmente, a Panduit sugere também às empresas promover a reutilização de seus equipamentos, que é um dos requisitos para se obter a designação de um edifício ou data center como "verde ou ecológico". Isto inclui não somente a parte de TI ou sistemas - que ao adquirir equipamento novo pode usar o anterior em escritórios remotos ou data centers menores - mas também todos os elementos da edificação, como uma porta, por exemplo.

Jorge de la Fuente resume a filosofia ecológica da Panduit em uma preocupação que vai além do lugar comum: "Todos temos em nossas mãos a possibilidade de fazer algo pela natureza. Nós, como fabricantes e corporação, decidimos combater, com nossa oferta de produtos e orientações de instalação, a desnecessária geração de energia que representa maior poluição e emissão de gases que afetam a camada de ozônio, gerando aquecimento global e outras alterações expressivas na natureza que levam aos tsunamis, por exemplo. Complementamos as ações anteriores com outras iniciativas e com a firme convicção de transmitir nossas idéias aos usuários, dando ênfase à idéia de que a ecologia não se contrapõe à funcionalidade, e muito menos à continuidade e ao crescimento dos negócios".

Panduit e a Ecologia - Todos os produtos da Panduit, mesmo quando são produzidos ou comercializados em outras regiões, cumprem a norma européia RoHS para restringir o uso de metais pesados e simultaneamente incentivar sua reciclagem; As fábricas da Panduit contam com um sistema automatizado de economia de energia, com a qual se evita o desperdício da mesma; A cor amarela dos produtos para identificação ou sinalização da Panduit é produzida com uma nova técnica de reformulação de cor, graças à qual se deixou de usar o óxido de chumbo, com o qual se obtinha esta tonalidade normalmente; Os cabos de interligação de cobre e fibra óptica são produzidos sob a norma RoHS, para os tornar cabos livres de halogêneos (não-emissores de gases tóxicos).

Perfil da Panduit - Fundada em 1955 em Tinley Park, Illinois (EUA), a Panduit é uma empresa que vem conquistando destacada participação nos vários segmentos em que atua, empregando mais de 4.000 pessoas nos 112 países onde está presente. No Brasil há onze anos, conta com estrutura local altamente capacitada a oferecer suporte técnico ou orientação a projetos que os clientes necessitem.

A divisão de produtos de elétrica da Panduit possui diversos tipos de conectores, uma completa linha de abraçadeiras de nylon e aço inoxidável, dutos para montagem de quadros elétricos, elementos de fixação de cabos, elementos termo-contráteis e dispositivos de segurança e sinalização (Lockout-Tagout) industrial.

A Panduit é a líder mundial em soluções para a administração de cabeamento estruturado de voz, dados e vídeo, suportando cabos UTP, FTP e fibra óptica. A grande variedade de produtos permite a Panduit oferecer a mais completa solução para cabeamento, que inclui sistemas de identificação, de canaletas não metálicas e administração de cabos, bem como os produtos da nova geração de redes TX6 10GIG, para velocidades de 10 Gigabit.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira