Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2017 - 08:35

Danfoss qualifica 19 famílias de produtos em HVAC-R para refrigerantes de baixo GWP

A cúpula de Kigali, em outubro passado, trouxe mais certeza quanto à redução de refrigerantes em HVAC-R. A indústria reconhece a necessidade de usar alternativas em médio prazo para algumas aplicações até que o quadro em longo prazo seja claro. Com base nisso, a Danfoss continua explorando as melhores opções com 34 refrigerantes e acaba de passar uma importante fase de qualificação para 19 famílias de produtos

Soluções sustentáveis estão no foco de interesse de todos os stakeholders do setor de HVAC-R. A regulamentação europeia F-gas, o regulamento SNAP dos EUA, a redução da produção de HFCs no Japão e a eliminação progressiva dos CFCs e dos HCFCs pelo Protocolo de Montreal procuram promover um futuro de baixo GWP. Ao consolidar toda a legislação regional em um único programa de qualificação, a Danfoss trabalha para tornar mais fácil para a indústria encontrar o caminho certo.

“Fazendo um programa de qualificação deste calibre composto por 19 famílias de produtos, esperamos garantir um caminho viável para nossos clientes em refrigeração comercial e ar condicionado”, diz Torben Funder-Kristensen, chefe de Relações Públicas da divisão de refrigeração e ar condicionado da Danfoss.

Principais alternativas de hoje para a refrigeração comercial são R448A, R499A, R452A, R290 e CO2 — Diferentes refrigerantes estão surgindo como substitutos viáveis do R404A, sujeito a proibições ou reduções em 2017 nos EUA e a partir de 2020 na Europa. O varejo alimentar já se deslocou para o CO2 como uma solução eficiente e favorável ao clima em todos os ambientes, especialmente com o desenvolvimento da nova e promissora tecnologia Ejector. Quando se trata de aplicações em refrigeração comercial e unidades condensadoras, uma mudança para R407A e R407F já ocorreu em muitas áreas, reduzindo o impacto GWP em cerca de 50%. Estão surgindo vários substitutos adicionais como, por exemplo, o R448A e o R449A para média temperatura e o R452A para refrigeração de baixa temperatura. A maior parte do portfólio da Danfoss está agora qualificada para esses refrigerantes, incluindo compressores, unidades condensadoras, válvulas, trocadores de calor e os vários componentes do sistema para maior confiabilidade.

Para aplicações de menor capacidade e expositores verticais, semi-plug-ins com carga abaixo de 150gr, a Danfoss tem um portfólio compatível com diferentes hidrocarbonetos e CO2.

Ar condicionado mudando para R1234ze, R32, R452B e R454B — Os refrigerantes preferidos R134A e R410A para ar condicionado estarão sujeitos a reduções ou proibições. As unidades convencionais e os sistemas splits estão gradualmente mudando de R410A para o R32, enquanto sistemas de VRF de maior capacidade estão mudando para refrigerantes A2L de alta densidade.

Para sistemas ainda maiores, como chillers scroll e unidades rooftop, uma transformação semelhante ocorre para refrigerantes como A2L e R32. Os blends de HFO como R452B, R454B e propano também entram em jogo dependendo da aplicação de aquecimento/resfriamento. Já estão disponíveis amostras da extensa carteira da Danfoss para os novos refrigerantes.

Nas aplicações de grande porte, os chillers centrífugos e parafuso usando R134A estão passando para HFOs e blends. Após o pioneirismo com compressores Turbocor TG sem óleo R1234ze, a Danfoss oferece mais componentes do sistema, incluindo sensores e pressostatos, trocadores de calor, filtros secadores e visores, que também são testados e aprovados para sistemas sem óleo.

Coolselector® e Centros de Aplicação apoiam transição — O Danfoss Coolselector® é a chave para selecionar componentes para refrigerantes novos. O Coolselector® vem com uma ferramenta de baixo GWP e um controle deslizante de refrigerante para facilitar a seleção do componente correto e do refrigerante.

“Atualizamos todos os nossos ativos para oferecer suporte aos OEMs e aos instaladores na seleção e retrofit ao mudar para novos refrigerantes. Este é um passo significativo no nosso esforço para trazer soluções amigáveis ao clima, seguras e acessíveis ao mercado”, diz Torben Funder-Kristensen, chefe de Relações Públicas da divisão de refrigeração e ar condicionado da Danfoss.

Além disso, os centros de desenvolvimento de aplicação da Danfoss em todo o mundo disponibilizam suporte especializado e instalações de teste de última geração em um ambiente colaborativo para oferecer suporte aos clientes durante a transição para refrigerantes alternativos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira