Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2008 - 09:04

IC Digital Index aponta a Nokia como a fabricante de aparelhos celulares de maior destaque na web em fevereiro

Levantamento analisou 1.400 postagens em blogs e 700 comunidades no Orkut para determinar a imagem das fabricantes de aparelhos de telefonia celular de maior representatividade na web brasileira. Sony Ericsson ficou em segundo lugar, seguida pela Motorola.

A Nokia foi a marca de aparelhos celulares mais bem avaliada pelos internautas brasileiros em fevereiro de 2008. A informação é do IC Digital Index, levantamento que consiste no acompanhamento de imagem das empresas nos chamados espaços sociais da web – blogs e comunidades virtuais. A Sony Ericsson ficou na segunda colocação. Já a Motorola obteve o terceiro lugar.Os assuntos abordados com maior freqüência no período analisado foram lançamentos e design de novos aparelhos, as novas tecnologias de conexão com a internet e a possibilidade de captação da TV digital no celular. Em menor escala, foram citados o atendimento em lojas, bloqueio de aparelhos e a participação de mercado de cada um dos players do setor.

A Nokia registrou 1.967 citações em blogs no mês de fevereiro e mais de 1.000 comunidades no Orkut. Cerca de 28% dos comentários dedicados à marca foram positivos, e 6% do total de citações foi negativo. Os comentários se referiram predominantemente à qualidade dos aparelhos da marca, principalmente em relação ao design e à duração da bateria. Inovação e novas tecnologias foram outros temas associados à marca.

A marca nipo-sueca Sony Ericsson, ficou com a segunda colocação – do total de comentários, 26% foi positivo e 5% negativo. Apesar de contar com menos comentários negativos que a Nokia, sua presença foi menos intensa que a da concorrente. Os smartphones da Sony Ericsson foram os principais responsáveis pela colocação, associando a marca ao conceito de alta tecnologia.

A Motorola ficou em terceiro lugar no IC Digital Index, somando 1.017 postagens em blogs e mais de 1.000 comunidades no Orkut. A marca conta com 19,5% de menções positivas e 10,5% negativas – é a segunda com mais menções negativas, ficando atrás apenas da Benq-Siemens. Curiosamente, muitos dos comentários negativos foram feitos em relação à dificuldade técnica que os internautas enfrentam ao tentar desbloquear, por conta própria, os aparelhos da marca.

¹ Soma de comentários em blogs e comunidades do Orkut. | ² Média mensal de postagens referentes à empresa durante o segundo semestre de 2007. | ³ Média mensal de comunidades dedicadas à montadora no Orkut durante o mês de janeiro de 2008. A busca é limitada a mil comunidades. A avaliação do teor, positivo ou negativo, é feita nas 100 comunidades mais representativas, que normalmente representam 99% do universo total de membros.

É a primeira vez que o IC Digital Index, realizado e divulgado pela agência de comunicação Imagem Corporativa (www.imagemcorporativa.com.br), analisa o setor de aparelhos celulares. Foram avaliadas na pesquisa sete marcas (Benq-Siemens, Kyocera, Nokia, LG, Sony Ericsson, Samsung e Motorola), que concentram cerca de 97% dos comentários em blogs e comunidades virtuais.

Foram examinados 1.400 posts em blogs (os 200 registros mais importantes de cada uma das marcas em número de acessos) e 700 comunidades no Orkut (as 100 mais representativas de cada uma das marcas), avaliando o teor dos comentários publicados em cada um deles. O objetivo do IC Digital Index é observar oscilações e destaques na imagem das fabricantes de aparelhos de telefonia celular no universo da internet. A colocação final de cada empresa no ranking é determinada pela quantidade e pela qualidade das citações, por meio da ponderação entre o número de comentários positivos e negativos e a importância dos mídias sociais dedicados a cada uma das marcas.

No Brasil, segundo pesquisa do Ibope Net/Ratings, atualmente existem cerca de 37 milhões de internautas. Este público cria seus próprios conteúdos de acordo com suas experiências e percepções sobre os mais diversos assuntos, nos mais diversos formatos, como blogs e comunidades virtuais. Este novo tipo de veículo de comunicação – consumer generated media, conforme foi batizada nos EUA – tem se apresentado como uma fonte alternativa de informação às mídias tradicionais e ganhado cada vez mais importância.

A Imagem Corporativa realiza periodicamente monitoramentos setoriais nas áreas automotiva, telefonia fixa e celular, financeira, varejo e setor aéreo, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira