Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2017 - 08:55

Quatro tendências em inovação do SXSW 2017

O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, é um festival de dez dias que ocorre todos os anos em Austin, EUA, e discute tecnologia, música e cinema. Ele é considerado um dos eventos mais importantes do mundo com grandes convidados dessas indústrias. Ao longo de sua história, revelou filmes ganhadores de Oscar, destacou bandas de rock, apresentou o lançamento do Twitter, e recebeu convidados notórios como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e sua esposa Michelle Obama, além do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

O festival é muito rico para os amantes da tecnologia, e pela sua importância e grandiosidade, dita as grandes inovações do momento. Como diretor comercial da ART IT, tive a oportunidade de estar presente nesta edição do SXSW, e separo aqui quatro tendências para ficar de olho nos próximos anos:

1. Bots — A primeira das grandes tendências destacadas no festival foram os bots. Em 2016, a indústria falou muito deles, com as redes sociais e serviços de mensagem em busca de desenvolvedores principalmente para os chatbots, softwares que conversam com as pessoas por áudio e texto. Atendimento ao consumidor, marketing e vendas são alguns dos principais usos desses robôs da nova era.

Agora, a discussão não gira somente em torno do potencial dos bots, mas os desafios que a tecnologia traz às empresas. Como os bots podem melhorar os negócios? Os bots podem realmente mudar o relacionamento entre o consumidor e a marca? Quais as precauções que as empresas precisam ter ao adotar bots como um meio de pagamento? Essas e outras questões deverão estar na mente das marcas.

2. Internet das Coisas — Embora não seja um assunto novo, a Internet das Coisas ainda está em alta e evolui em suas inovações, com diversas empresas mostrando novidades. A Sony, por exemplo, mostrou o Xperia Touch, um projetor que transforma qualquer superfície em uma tela sensível ao toque. Já a startup Kasita lançou um modelo de casa compacta acessível totalmente conectada, que possibilita o controle de iluminação, segurança, música, entre outros itens a partir de um aplicativo. Os diversos painéis do SXSW também trouxeram discussões relevantes, como por exemplo, sobre a propriedade dos dados coletados pelas empresas em dispositivos vestíveis e em aparelhos domésticos.

3. Blockchain — O sistema que garante a segurança das transações na moeda virtual Bitcoin também tem sido pauta na indústria de tecnologia desde o ano passado. A IBM, por exemplo, começou a oferecer serviços de blockchain às empresas e dedica pesquisas ao tema. As empresas ainda estão começando a entender o que é o sistema, como ele funciona e quais os potenciais usos dele. Mas em poucos anos, essa nova tecnologia permitirá que o Bitcoin seja usado globalmente como uma moeda alternativa às convencionais.

4. Carros elétricos e autônomos — Os carros elétricos e autônomos foram, sem dúvida, destaque do SXSW. Houve muitas discussões sobre segurança, impacto nas rodovias, treinamentos para os passageiros e custos para que a indústria coloque esses carros nas ruas nos próximos anos. Não é só mais o Google que chama a atenção com seu projeto de carro que dirige sozinho. A chinesa NIO, por exemplo, apresentou um conceito de carro elétrico autônomo digno de um filme de ficção científica. Outra prova de que esse assunto está em alta foi a notícia de que a fabricante de carros elétricos Tesla ultrapassou o valor de mercado da Ford e da General Motors recentemente.

Eventos como o SXSW estimulam a discussão de temas relevantes para o mercado de tecnologia, norteiam as empresas a buscar inovação - peça fundamental para trazer vantagens competitivas e impulsionar o crescimento dos negócios -, além de possibilitar a descoberta de novas startups com ideias frescas para o setor.

. Por: Romulo de Paula, diretor comercial da ART IT.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira