Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2008 - 09:19

MWM INTERNATIONAL comemora a 21ª Formatura do Formare, em Canoas


Programa de qualificação é resultado da parceria entre a empresa e a Fundação Iochpe, que completa 20 anos.

A MWM INTERNATIONAL Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, realizou ontem, 19 de março, a 21ª Formatura do Programa Formare, na planta de Canoas (RS). Os vinte jovens, com idade entre 16 e 18 anos, receberam o diploma do curso de Assistente Técnico de Operações Industriais e Administrativas, que os qualifica para o ingresso no mercado de trabalho.

O Programa, que tem como objetivo oferecer inclusão social e capacitação profissional a jovens, surgiu da parceria entre a MWM INTERNATIONAL e a Fundação Iochpe, e comemora 20 anos de atuação no Rio Grande do Sul. Na unidade de Jesús Maria, em Córdoba, na Argentina, o Formare existe desde 1996. Já em Santo Amaro (SP), a primeira turma se formou este ano. “Temos orgulho por ser a primeira empresa que implantou o programa Formare no País. Apoiamos a iniciativa que oferece educação e inclusão social aos jovens, além de uma significativa contribuição para a sociedade”, disse o presidente e CEO da MWM INTERNATIONAL, Waldey Sanchez.

Para fazer parte do Programa Formare, os adolescentes passam por uma criteriosa avaliação, que tem como pré-requisito pertencer à família de baixa renda. No total são 850 horas de curso, divididas em 10 meses, com carga semanal de 25 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas. As disciplinas são ministradas por colaboradores da companhia, que atuam como educadores voluntários. A grade curricular é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Unesco.

Durante o treinamento, a MWM INTERNATIONAL oferece benefícios como assistência médica e odontológica, medicamentos, bolsa auxílio de meio salário mínimo, uniforme, óculos, transporte e alimentação. No total, 430 jovens já foram formados, sendo que 85% deles são inseridos a cada ano no mercado de trabalho e muitos são aproveitados pela própria companhia e empresas parceiras. “Nós retiramos os jovens de um convívio social de alto risco e oferecemos formação profissional de qualidade, além de despertar o sentimento de conquista de um futuro promissor”, explica o gerente de Programas Sociais e Motivacionais da empresa, Pedro Funcke.

A Formatura contou com a presença do presidente e CEO da MWM INTERNATIONAL, Waldey Sanchez, da gerente da Fundação Iochpe, Maria Helena Webster, do vice-prefeito de Canoas, Jurandir Maciel, do secretário do Desenvolvimento Econômico de Canoas, Ernani Daniel, representando o prefeito da cidade, Marcos Ronchetti, da secretária da Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Sul, Maria Leonor Carpes, representando o governador em exercício, Paulo Feijó, e do vice-presidente do Conselho de Administração da AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, Norberto Farina, paraninfo da turma.

Depoimentos de formandos da 21ª turma do Programa Formare no Rio Grande do Sul - ”Quando fui selecionada para participar do Programa fiquei surpresa e feliz. Na Escola Formare passei o melhor ano da minha vida. Além da experiência técnica e profissional, o Programa me ensinou a ser responsável, respeitar o próximo e me relacionar melhor com as pessoas. Pretendo continuar estudando e o Formare foi o ponto de partida para a conquista dos meus objetivos”. Shainara Maia da Silva, 18 anos .

“Foi com o pensamento positivo que fiz a inscrição para participar do Formare. Quando soube que tinha sido um dos escolhidos, pulei de alegria. Durante o Programa, tive a oportunidade de adquirir conhecimento em diversas áreas da empresa e também escolhi a carreira que pretendo seguir, quero estudar engenharia mecatrônica. O Formare não me ensinou apenas isso, alguns valores como responsabilidade, dedicação e força de vontade, levarei para sempre como lição de vida”.Vagner Luis Alves Pedroso, 17 anos

Eu não conhecia muito bem o Formare, mas estava confiante que passaria nos testes e seria aluna do Programa. Após ter ingressado, tive certeza de que era uma oportunidade única que precisava agarrar. Além do conhecimento teórico e técnico, aprendi a trabalhar em grupo, conviver com pessoas diferentes, aceitar e respeitar críticas e opiniões. A Escola Formare abriu meus olhos para um mundo novo, e me ofereceu a oportunidade de um futuro promissor”. Luana Santana Raveira, 18 anos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira