Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/05/2017 - 07:30

Exportadores árabes buscam mercado para alimentos no Brasil

De olho no potencial do mercado brasileiro, empresas árabes apostam na APAS como porta de entrada para exportações.

São Paulo — Empresas de cinco países árabes — Marrocos, Catar, Emirados Árabes Unidos, Egito e Tunísia — participam do espaço organizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira na feira APAS Show 2017, que acontece até o dia 5 de maio (sexta-feira), no Expo Center Norte em São Paulo. Entre as expositoras estão empresas que começaram a vender há pouco tempo para o Brasil, outras que buscam retomar a exportação que faziam no passado, além daquelas que participam da mostra para entender melhor o mercado local.

O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun acredita que esse interesse pelo mercado brasileiro demonstra que essas empresas estão olhando para o futuro. Hannun lembra que o Brasil tem um mercado de alimentos extremamente relevante e muitas das mercadorias produzidas no mundo árabe e trazidas para a feira não são fabricadas no Brasil. “Alguns expositores trouxeram produtos, mas há principalmente empresas que vieram com a intenção de conhecer o mercado local”, afirma o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.

Os Emirados Árabes Unidos são um dos países que estão na feira, com a organização da Dubai Export, órgão de promoção das exportações de Dubai e Emirados, que trouxe para a feira tâmaras e chocotâmaras, nozes e castanhas, leite de camela e seus produtos como sorvete, chocolate e sabonetes, snacks, azeite de oliva, pistache, embalagens, creme de leite em pó, entre outros. Esta é a segunda vez que a Dubai Export participa da APAS com 25 empresas representadas. Dos produtos expostos, dois já são vendidos no mercado brasileiro: as tâmaras e as chocotâmaras.

Já o Qatar Development Bank (QDB), do Catar, está presente no espaço organizado pela Câmara Árabe com o objetivo de conhecer melhor o mercado brasileiro e definir quais empresas e produtos pode apresentar em uma missão que vai realizar no terceiro trimestre deste ano no Brasil. O Catar é conhecido mundialmente pela produção de gás e petróleo, mas o país produz outros artigos, como plásticos, alimentos, produtos elétricos, químicos, farmacêuticos, itens de alumínio, etc.

O Marrocos participa com uma grande quantidade de empresas. A Sicopa apresenta itens como azeitonas, alcaparras, pimentas e verduras assadas. As marcas Tria, Dari, Dalia e Itkane trouxeram cuscuz e também há azeite de oliva da Kalea, e da Aicha, que também trouxe tomate concentrado, pimenta e marmeladas.

A empresa Special FoodsIndustry International (Sfii), do Egito, participa da feira para reforçar as vendas recém iniciadas ao mercado brasileiro. A empresa egípcia comercializa azeitonas e conservas de azeitonas, de “mix” de legumes, de pimentas e de cebolas, entre outros. Ela começou a trabalhar com uma representante no Brasil, a RTrade, e iniciou as vendas no mercado brasileiro este ano. Os produtos são vendidos a granel para o mercado de food service.

Já a empresa Egyptian Establishment for International Trading mostra seus produtos ao mercado brasileiro pela primeira vez na APAS. São especiarias, ervas, temperos e tâmaras, que chegaram a ser exportados para o Brasil há alguns anos, mas por meio de uma trading dos Estados Unidos.

Da Tunísia, a Midcom International veio para fazer nova tentativa de vender no mercado brasileiro. A empresa fabrica produtos como cuscuz, tâmaras, azeite, pasta de pimenta, molhos e pimenta. A marca de azeite de oliva Baya, também tunisiana, mostra seus produtos na APAS pela primeira vez. Ela exporta para vários países, como Canadá e mercado árabe, mas ainda não vende para o Brasil.

Perfil — A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços de apoio ao comércio bilateral, como certificação de documentos, informações sobre mercados, traduções, eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.

.APAS 2017, de 2 a 5 de maio de 2017 (segunda a sexta-feira), de 02 a 04 de maio, das 14h às 22h; 05 de maio, das 13h às 19h, na Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333, V. Guilherme – São Paulo (SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira