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21/03/2008 - 09:30

Fórum da Assintecal apresentou tendências do setor calçadista para empresários cariocas

Fórum de Inspirações da Assintecal, promovido na quarta-feira, dia 19/03, no Rio de Janeiro, atraiu o dobro de público da última edição.

O Fórum de Inspirações Verão 2009, promovido pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) juntamente com Senai e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), reuniu mais de 150 pessoas na tarde de quarta-feira, dia 19, no Rio de Janeiro, na sede do Sebrae. O consultor de moda, Marnei Carminatti - do núcleo de design da Assintecal, que é coordenado pelo estilista Walter Rodrigues - apresentou as tendências em calçados e componentes para um público composto por empresários, especialistas em moda, designers e estudantes.

Além das informações de moda do Verão 2009 os participantes do Fórum tiveram a oportunidade de conferir uma exposição com todas as tendências de componentes (saltos, couros, tecidos, fivelas, cabedais e outros), e sapatos desenvolvidos pelo Senai que traduziram todas as temáticas da moda verão. O espaço também reuniu um preview do Inverno 2009.

Segundo a coordenadora estadual de calçados e acessórios de moda do Sebrae/RJ, Andréia Lopes, o público do Fórum de tendências da Assintecal tem crescido a cada edição. “Os empresários estão percebendo que se não tiver informação e não investir em design, não há como se tornar competitivo no mercado”, explicou.

Pesquisa - A pesquisa de moda apresentada durante o Fórum de Inspirações para o Verão 2009 mostrou a necessidade de identificar o comportamento do consumidor global para a criação e desenvolvimento de calçados. Por isso, foram detectadas quatro posturas relevantes de consumo que se tornaram os temas da pesquisa: Memória, Simples, Instantâneo e Excesso, que trazem informações importantes para o desenvolvimento de novos produtos de moda.

Memória - Este consumidor não se influencia por modismos, gosta de qualidade e tradição. Seu comportamento de consumo refere-se à necessidade de status, recordação e história, rejeitando os princípios do ultramoderno. Neste grupo, a credibilidade da marca/produto passa de pai para filho numa espécie de herança de consumo. A marca usada pelo avô é a mesma utilizada pelo pai e que também será adotada por seu filho.

Assim, neste tema, torna-se muito importante a aplicação de técnicas que lembram a passagem do tempo no produto, como o uso de couro enrugado, corroído ou craquelado.

Uso de técnicas artesanais ligadas às origens, lembranças e memórias de diferentes cantos do mundo, inseridas na peça ou apenas adornando o produto, como efeitos de pintura à mão, aplicação de franjas e outros bordados em várias cores, além da valorização de combinações de formas geométricas em diferentes matérias-primas.

Preciosismo de detalhes e recortes, texturas em relevo, com desenhos mais rebuscados que inspiram cepas, solados e enfeites.

Lembranças de figuras da Art Nouveau, inspirando cabedais, enfeites, fivelas e puxadores. Florais antigos aplicados na estamparia e em imagens em recortes a laser sobre o couro. Mistura de padrões como xadrezes e florais vintage para construir uma imagem contemporânea.

Bordados com simbologia, aplicação de broches, desenhos de brasões. Combine diversos efeitos sobre a matéria-prima aplicadas na mesma peça, como metalizados envelhecidos de diferentes tonalidades, efeito de fosco e aplicação de monogramas e iniciais, dando requinte e propriedade ao produto.

Simples - Espontâneo e voltado para a natureza, este consumidor está inserido na atualidade despretensiosamente, porém consciente do seu lugar na sociedade e no mundo. Contra modismos, valoriza a essência dos produtos e de todas as coisas, buscando qualidade para si e para aqueles que vivem ao seu redor, além de acreditar em princípios relacionados ao bem-estar, preocupando-se com o futuro, buscando inovações e avanços tecnológicos que refletem um estilo de vida sofisticado.

Transformações de materiais em nova linguagem, uso de látex, reações térmicas, sensações químicas sobre a matéria-prima que instigam os sentidos obtidos por meio da tecnologia na procura de mesclar o orgânico e o inorgânico, sem perder a funcionalidade.

Motivos da natureza, naïf e românticos, surgem na estamparia para sapatos, bolsas e solados, motivando recortes a laser e bordados para adornar produtos. Cores aquareladas, brilhos elegantes e discretos, elementos geométricos na criação de desenhos e aplicação de ponto de luz numa sofisticação sem excesso.

Formas de aspecto limpo, superfícies e laminados com brilhos e recortes geométricos. O uso do náilon de maneira inovadora combinado com outros materiais, destacando saltos, adornos para bolsas e cintos. Detalhes também em tressês e trançados artesanais, com harmonia. Uso de materiais reutilizados, recicláveis e obtidos por meio de processos orgânicos.

Instantâneo - O comportamento deste consumidor é um reflexo das manifestações sociais e culturais que marcam esta primeira década do século XXI, com celebridades que pipocam a cada esquina e se evaporam em pouco menos de 15 minutos, no qual o indivíduo precisa se sentir especial.

Com a vida exposta por meio de blogs e fotoblogs, este consumidor, de espírito jovem, tem necessidade constante de novas informações e freqüenta locais que considera interessante em um determinado momento, desejando produtos de giro rápido e apelo fast e ultrafresh.

Aqui a experimentação dá o tom em formas e cores, em que detalhes fluorescentes, matérias reluzentes e refletivas se destacam nas superfícies e nos acabamentos.

A inovação impera na composição de motivos inspirados em grafismos, imagens dos anos 80, toy art, mangás e exploração de jogos de cores fortes e listrados, aplicados na estamparia e na criação de recortes.

As formas aparecem em proporções gigantes ou inusitadas. Aplicação de poliéster, PVC, vinil e cristais que conferem transparências lúdicas de apelo pop.

Um aspecto interessante é o manuseio e a aplicação de matérias exuberantes, em cores vibrantes, por vezes fluo ou refletivos, em resultados contemporâneos para a elaboração de enfeites e terminações.

Excesso - Apaixonado por compras, o consumidor deste grupo investe no uso de marcas reconhecidas – internacionais ou similares nacionais –, por entender que estas lhe conferem importância e posição. Este investe ainda na sobreposição de cores, formas, estampas e estilos pautados em logomarcas exuberantes, valendo-se da máxima: mais é mais.

Numa linha tênue entre o belo e o vulgar, este grupo busca auto-afirmação cultural e social por meio do consumo, investindo inclusive em produtos de apelo sensual e reconhecíveis, nos quais a “imagem é tudo”.

Neste tema impera um exagero de lembranças barrocas em formas extravagantes, rebuscadas, em linhas sinuosas de saltos e solados, além de logomarcas trabalhadas com evidência.

Ênfase nos efeitos de couro e laminado metalizado e laqueados para sapatos, cintos e bolsas, e na utilização de policarbonato para construções de saltos, alças de bolsas e até mesmo em argolas para enfeites.

As superfícies são rebuscadas, com acabamentos como texturas, excessos de bordados, brocados, glitters e vidrilhos, além do uso de transparências para acentuar mistura de efeitos. Nos enfeites, uso de correntes e elos em alças de bolsas, detalhes em cabedais, cintos, fivelas e fechos metalizados com novas cores de banho.

Já a estamparia brinca com animal prints em cores inesperadas, florais excêntricos em sobreposição que criam imagens atuais, ou em contrastes de tons fortes inspiradas em pedras preciosas, pinturas em ouro e prata, bordados e paetês.

As peles exóticas, como de peixes, jacaré, avestruz e pitton ganham efeitos metalizados e novas leituras.

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