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06/05/2017 - 09:55

Presidente da Publicis e diretora do Carrefour indicam como engajar os consumidores no varejo

Hugo Rodrigues e Silvana Balbo realizaram-no último dia 4 de maio (quinta-feira), durante o Congresso de Gestão da APAS Show 2017, uma palestra sobre as melhores práticas para construir engajamento no varejo.

Hugo Rodrigues, presidente da Publicis, multinacional francesa eleita uma das três maiores empresas de publicidade do mundo, e Silvana Balbo, diretora de Marketing do Carrefour, realizaram-na última quinta-feira, 04 de abril, durante o Congresso de Gestão da APAS Show 2017, uma palestra sobre as melhores práticas para construir engajamento no varejo.

"O segredo é entender a mistura de gerações e os diferentes comportamentos", afirma o publicitário.

Na ocasião, os especialistas se uniram para abordar a competitividade e a crescente interconectividade nas mídias digitais, que aumentam a expectativa dos clientes para escolher os locais de compra.

"O grande desafio dos tempos atuais é que as redes sociais têm o maior poder de venda de todos os tempos, fazendo com que o consumidor mude cada vez mais rápido e, consequentemente, que a reação de causa e efeito seja extremamente acelerada. Dessa forma, é necessário tomar cuidado com ‘certezas’, porque temos um completo breu sobre o futuro".

Para ele, o consumidor brasileiro virou ‘commodity’. "A grande sacada é parar de procurar consumidores para os seus produtos, mas, sim, soluções para seres humanos", argumenta o executivo.

Hugo ainda chama atenção para a necessidade de os varejistas reinventarem o conceito tradicional de loja. A sugestão é que isso seja feito levando em conta a necessidade de maior interatividade do consumidor, que é ágil, flexível e múltiplo.

"Nada voltará a ser como foi e a resistência só atrasa o processo de transformação. Vivemos em um País de otimismo cego e ceticismo amargo. A marca precisa inovar e atender todas as necessidades do ser humano para fazer a diferença, mantendo os aficionados e atraindo a nova geração. O Facebook virou a maior mesa de bar do mundo, em que se fala de tudo, inclusive de marcas, produtos e serviços. Todos sabem que é preciso estar presente nesses ambientes", observa.

A partir desse gancho, Silvana Balbo apresentou o case do Carrefour, que reitera o propósito de cuidar do consumidor.

"Nossos clientes são os nossos protagonistas. É necessário sermos democráticos, inclusivos e permitir que eles façam a diferença. Cuidar das pessoas significa facilitar a vida delas, gerar afinidade de valores, oferecer excelência no atendimento, tanto na limpeza, quanto nos preços e na redução de tempo de espera em filas. Outro ponto essencial é a interação por meio das plataformas digitais, proporcionando voz ativa ao consumidor para que ele se sinta parte da marca", conta.

APAS — A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.387 associados, que somam mais de 3.133 lojas.

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