Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/05/2017 - 06:57

O Uruguai é líder em adoção LTE da América Latina

Penetração regional da LTE alcançou 22,3% no quarto trimestre de 2016.

A Costa Rica é o único país de fora da América do Sul que se destaca em penetração da LTE na região, contrastando com a maioria dos mercados da América Central, que estão atrasados em sua adoção da LTE. O Cone Sul continua liderando a adoção de novas tecnologias de banda larga móvel. A Argentina, o Brasil e o México registraram os maiores aumentos em assinaturas LTE sobre sua própria população.

São Paulo — Os dados do índice 5G Americas de Penetração LTE na América Latina indicam que no quarto trimestre (4T) de 2016 a penetração LTE aumentou 8,3 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre (2T) de 2016, quando foi registrada uma penetração da LTE na população de 14,18%. De modo que, a penetração destas assinaturas na população da região chegou a 22,5% no final do período.

Somente cinco mercados exibiram níveis de penetração da LTE superiores aos da América Latina enquanto região: Uruguai, Argentina, Chile, Brasil e Costa Rica. Isto não deve ser interpretado como um baixo nível de adoção em outros mercados, assim como demonstra o crescimento da LTE registrado em países como México, Panamá, Colômbia e Equador, durante o segundo semestre de 2016.

A 5G Americas identifica como importantes os pilares de crescimento da LTE na região, que possui a maior cobertura desta tecnologia, e os incentivos que ocorrem em alguns mercados pela disponibilidade para utilizar as frequências que estão sendo liberadas pelo dividendo digital, 700 MHz, permite expandir a cobertura da tecnologia para áreas suburbanas e rurais. Esta cobertura ampliada, em conjunto com uma maior quantidade de usuários com dispositivos capazes de conectarem-se à tecnologia, têm contribuído para um uso mais amplo da LTE.

Indiscutivelmente, o Uruguai continua como líder na adoção da LTE na América Latina, com uma penetração de 79,6% desta tecnologia no mercado. No entanto, esta liderança em LTE ainda não migrou para serviços de LTE-A, que ainda não são oferecidos comercialmente neste mercado. A 5G Americas acredita que a alta capilaridade da fibra óptica, em conjunto com um perfil de usuário inclinado a adotar rapidamente novas tecnologias apresentam um mercado favorável para a rápida adoção da LTE-A, uma vez que estiver disponível comercialmente.

Em paralelo, a Argentina continuou seu rápido crescimento da LTE, superando o Chile com o segundo mais alto nível de penetração desta tecnologia de mercado na região. Maior número de dispositivos capazes de conectar a LTE servem para explicar o sucesso da tecnologia neste mercado.

No mesmo período, o Chile foi classificado em terceiro lugar regional com uma penetração LTE de 30,8% (ganho de 4,4 pontos percentuais). O Brasil e o México foram posicionados no índice em quarta e quinta colocações, atingindo 28,9% e 21% de penetrações LTE, respectivamente. Um aumento de mais de 10 pontos percentuais entre o 2T e o 4T de 2016.

A Bolívia foi o único mercado que registrou uma variação negativa na penetração da LTE entre o 2T e o 4T de 2016, saindo assim das primeiras colocações da classificação. O Paraguai caiu três posições em relação ao 2T de 2016 e registrou uma das taxas de crescimento LTE mais baixas.

Além do Uruguai, seis mercados mantiveram seus lugares no índice (Venezuela, República Dominicana, Honduras, Guatemala Nicarágua e El Salvador) reportando assim algumas variações em pontos percentuais de penetração LTE menores do que a mostra. Desses mercados, El Salvador apresenta o caso de desenvolvimento LTE mais recente registrado no último trimestre de 2016.

O Índice 5G Americas de Penetração da LTE foi elaborado pela 5G Americas com informações estatísticas fornecidas pelas consultorias 451 Research, Carrier & Asociados, ITC SA, Ovum, Teleco e The Competitive Intelligence Unit – The CIU (México), e dados da população da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL).

A 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas — A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: América Móvil, AT&T, Cable & Wireless, Cisco, CommScope, Entel, Ericsson, Hewlett Packard Enterprise (HPE), Intel, Kathrein, Mitel, Nokia, Qualcomm, Sprint, T-Mobile US, Inc., Samsung e Telefónica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira