Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2008 - 10:09

Duke Energy apóia formação de jovens por meio da leitura

Impostos recolhidos transformam-se em projeto cultural.

Incentivar o hábito da leitura e estimular a consciência crítica dos jovens são alguns dos objetivos do projeto ‘Em busca da cidadania por meio da leitura’. Patrocinado pela Duke Energy, por meio do Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o projeto atenderá 20 escolas públicas nas oito cidades-sede paulistas das usinas da empresa, na região do Vale do Paranapanema. O PAC permite que empresas destinem 3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) recolhido mensalmente para um ou mais projetos culturais - já pré-selecionados pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e cadastrados junto à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

O projeto, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Incentivo ao Mérito (IBIM), será lançado em Salto Grande no dia 24 de março e em Piraju no dia 25. Nos dias 26, 27 e 28, o programa será lançado nas cidades de Chavantes, Cândido Mota e Palmital, respectivamente. Cerca de 10.000 pessoas serão beneficiadas, direta e indiretamente, entre alunos e membros das comunidades locais.

O projeto pretende mostrar aos jovens que cultura e conhecimento são as bases para o aprimoramento pessoal e profissional. “O esforço também colabora para prepará-los para o mercado de trabalho, numa ação que será conjunta ao estímulo à cidadania”, conta Fabiana Colturato Aidar, da área de Comunicação da Duke Energy.

Para alcançar o objetivo, os educadores responsáveis pelas atividades desenvolveram um programa que inclui leituras, palestras e grupos de discussão, além de gincanas culturais entre as escolas participantes, sempre com o intuito de valorizar a cidadania.

Os trabalhos começaram no final de 2007 com a doação de livros para as bibliotecas das escolas escolhidas, toda a iniciativa terá, a princípio, um ano de duração. Os livros doados tratam de assuntos como gravidez, drogas, violência e meio ambiente. “A leitura é o começo do processo para que o jovem atue em sociedade e também aprenda ações simples de cidadania”, explica Henrique Flory, idealizador do projeto.

Desenvolvimento sustentável - Em um primeiro momento, cada escola participante receberá 300 livros sobre o tema, para que os jovens e a comunidade familiarizem-se com os conceitos de responsabilidade sócio-ambiental e desenvolvimento sustentável.

Em seguida, acontecem palestras sobre a preservação dos recursos hídricos, programas de formação on-line, gincanas virtuais e presenciais. Nesta fase do projeto, o objetivo é estimular o debate acerca do tema e as riquezas sócio-ambientais locais para que os jovens compreendam e difundam o conceito de desenvolvimento sustentável.

Após receberem as informações sobre o tema, será lançado o concurso literário: ‘Nosso futuro comum: Cultura, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável’. Toda a comunidade será convidada a participar da atividade. Um dos incentivos à participação no concurso é a edição de um livro com os melhores textos, assim, os ‘novos autores’ terão o reconhecimento merecido.

Formação Profissional - A espinha dorsal do trabalho em relação à formação profissional é a obra “Emprego não cai do céu”, de Henrique Flory, também idealizador do projeto. “O livro apresenta ao jovem, de forma lúdica, conceitos para que possa ter uma decisão mais consistente de sua carreira”, diz o autor.

Entenda melhor o PAC - O Programa de Ação Cultural tem base na Lei Estadual da Cultura de São Paulo e entrou em vigor em 2007 com o objetivo de prover recursos financeiros para atender às demandas da sociedade civil na produção artístico-cultural. O programa dá duas opções para obtenção de apoio financeiro em projetos culturais: a primeira, a partir de recursos orçamentários da Secretaria da Cultura; e a segunda por meio de recursos provenientes de contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

Duke Energy - A Duke Energy Geração Paranapanema, maior investimento da Duke Energy fora do território norte-americano, conta hoje com ativos de geração de energia num total de 2.237 MW, compostos de oito usinas hidrelétricas situadas ao longo do rio Paranapanema, na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná. Adquiridas sob regime de concessão em 1999, as usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana, juntas, são responsáveis por cerca de 3% de toda a energia produzida no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira